
Todas as noites, quando vamos dormir, encostamos a cara na almofada. Quando estamos a descontrair no sofá, estamos rodeados de almofadas. Este objeto existe em todas as casas (por vezes abundantemente) e é alvo de uma acumulação de ácaros, bactérias e fungos.
Lavar as almofadas - sejam elas para dormir ou de decoração - com frequência é uma tarefa essencial para nos mantermos longe de bactérias e para termos em casa um ambiente limpo e fresco.

Por que é que devemos lavar as almofadas regularmente?
Uma almofada limpa e fresca proporciona um ambiente mais confortável para dormir, o que vai ajudar na qualidade do sono. Quem é que não gosta da sensação de entrar numa cama feita de lavado e com um cheirinho bom?
- Por motivos de higiene
Com o passar do tempo as almofadas acumulam todo o tipo de sujidade, como pó, suor, os óleos naturais do corpo que são expelidos durante a noite e células de pele morta. Ao estarmos um período longo de tempo sem lavar a almofada faz com que ela se torne num ambiente bastante propício para o crescimento de bactérias e fungos, pelo que é necessário a atenção na lavagem frequente e cuidada.
- Para evitarmos maus odores
Sem serem lavadas durante muito tempo, as almofadas podem começar a desenvolver odores desagradáveis devido à acumulação de suores, pós, sujidades e afins. Ao lavarmos, os cheiros desagradáveis desaparecem e mantemos a almofada sempre limpa e bem cheirosa.

- Para prevenirmos alergias e outros problemas de saúde
A acumulação de ácaros, bactérias, fungos e outros alérgenos nas almofadas pode desencadear sintomas de alergia, piorar a qualidade do ar que respiramos, desencadear ataques de asma, sinusite, rinite alérgica ou problemas de pele (eczema ou dermatite de contacto).
- Preservar o aspeto e durabilidade da almofada
Lavar regularmente as almofadas pode contribuir para a preservação do aspeto e dos materiais e fazer com que pareçam novas em folha depois de lavadas. A frescura e limpeza da almofada também vai ajudar a que dure mais tempo antes de se comprar uma nova.

Como lavar as almofadas à mão
A melhor decisão é lavares as almofadas à mão para que durem mais tempo e não se estraguem os materiais das quais são feitas. Este processo é obrigatório para as almofadas que não podem ser lavadas na máquina mas mesmo para as que podem, a recomendação é que se lave tradicionalmente, sendo mais eficaz para limpar materiais sensíveis e delicados.
O primeiro passo é retirar a capa ou fronha da almofada, se for o caso. Antes de a colocares em água, verifica se existem manchas, e se assim for, aplica um spray específico para remover manchas em tecidos.
Se a almofada tiver enchimento solto, como penas, plumas ou fibra, confirma se há buracos ou rasgos no tecido externo que possam fazer com que o enchimento escape durante a lavagem. Não queremos acabar o processo apenas com metade de almofada. Se encontrares falhas no tecido, cose-os antes de prosseguires para a lavagem.

Posto isto, chega o momento da lavagem. O ideal é encheres a banheira ou um grande alguidar com água fria ou morna visto que a água quente pode danificar certos materiais.
Adiciona um detergente suave e mistura-o bem na água e depois insere as almofadas, fazendo pressão no enchimento para que a sujidade seja removida. Evita torcer ou esfregar as almofadas de forma intensa para que o enchimento se mantenha uniforme e sem danificações.
Deixa a almofada de molho entre 15 a 30 minutos e depois enxagua várias vezes com água limpa, até que todos os resíduos de espuma e detergente sejam removidos.

O processo de secagem é o mais longo. Quando retirares a almofada da água, aperta-a suavemente para remover o excesso de água e coloca-a numa área com boa ventilação, ideal ao ar livre, sem luz solar direta. Se for possível, usa uma grade ou uma superfície plana para garantires que a almofada seca uniformemente.
De tempos a tempo convém virares a almofada, para ir secando de ambos os lados e confirmares que todas as manchas ou sujidade foram removidos.
Frequência de lavagem das almofadas
A frequência da lavagem das almofadas e das fronhas, sejam elas para dormir ou de decoração, é outro ponto importante que muitos se questionam. Obviamente que tudo depende de fatores como a frequência de utilização da almofada ou fronha, as alergias lá de casa, o tipo de almofada ou fronha (com que materiais é feita) e o tipo de lavagem utilizada.

Contudo, existem algumas linhas gerais para saberes de quanto em quanto tempo é que deve ser o momento de uma nova lavagem.
- No caso das almofadas
As almofadas não requerem tanta frequência de lavagem quanto as fronhas, mas ainda assim, devem ser lavadas duas ou três vezes por ano, especialmente se sofreres de asma ou alergias intensas. Se as tuas almofadas forem de penas ou plumas a frequência de lavagem pode ser mais frequente do que se utilizares almofadas sintéticas ou de espuma.

- No caso das fronhas de almofada
As fronhas são muito mais fáceis de lavar e como estão em contacto direto com a pele, recomenda-se uma lavagem muito mais frequente em comparação com as almofadas. O ideal é serem lavadas uma vez por semana ou a cada duas semanas, no máximo. Desta forma evita-se a acumulação de pó e sujidades, de suores, células de pele morta e bactérias.
Claro que é igualmente importante seguir as instruções de lavagem que vêm com as fronhas e almofadas visto que diferentes materiais possuem diferentes requisitos de lavagem e limpeza. Presta atenção a todos os pormenores para que tenhas almofadas sempre limpas, frescas e fofas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta