O crescimento abrange diferentes formatos comerciais, com destaque para o retalho de rua, centros comerciais e retail parks.
Comentários: 0
Loja de rua ZARA
Getty images

O mercado de retalho em Portugal tem mostrado uma recuperação robusta em 2025, destacando-se como um dos setores mais dinâmicos do imobiliário comercial nacional. O crescimento abrange diferentes formatos comerciais, com destaque para o retalho de rua, centros comerciais e retail parks, refletindo uma diversificação que responde às novas exigências dos consumidores.

O retalho de rua representa 51% das novas aberturas, consolidando-se como formato preferencial para marcas que procuram proximidade e maior exposição ao consumidor, enquanto os centros comerciais respondem por 21%, evidencia a consultora B. Prime em comunicado. “O retalho português demonstra capacidade de adaptação e resiliência, com uma recuperação consistente desde o início do ano”, acrescenta.

Os retail parks, por sua vez, ganham destaque com 71% da área total dos projetos em pipeline até 2026, oferecendo soluções que combinam acessibilidade e diversidade de oferta. Este crescimento é impulsionado pela expansão de marcas internacionais e de insígnias low cost, que têm liderado a ocupação de espaços em território nacional, acrescenta a consultora imobiliária. 

O investimento no setor acompanha este dinamismo, com o retalho a predominar nas operações, e perspectivas de transações que podem ultrapassar os 3.000 milhões de euros ainda este ano. Este cenário aponta 2025 como um ano particularmente positivo no mercado do imobiliário comercial, refletindo interesse contínuo por parte de investidores e operadores.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta