Já estás a contar os dias para o Halloween? Esta é a altura perfeita para finalmente dares um ar mais assustador ao teu lar, como se fosse um verdadeiro filme de terror.
Quer estejas a preparar um jantar em família ou queiras apenas surpreender quem passa pela tua rua, não faltam ideias de decoração para o Dia das Bruxas. Descobre ideias criativas e assustadoras de decoração para dentro e fora de casa — perfeitas para surpreender os vizinhos e criar um ambiente arrepiante.
Ideias de decoração de Halloween para o jardim
É possível criar uma decoração de Halloween fácil e simples, que seja igualmente arrebatadora e criativa. A nossa sugestão é que apostes em materiais sustentáveis e com pouco plástico, que possam ser reutilizados ou reinventados nos próximos anos.
Relativamente à decoração do jardim para o Halloween podes usar:
- Abóboras esculpidas com velas LED;
- Fantasmas feitos de lençóis antigos;
- Teias de aranha de algodão e até peluches velhos para dar um toque de chorar e gritar por mais.
- Para completar o cenário, podes criar túmulos falsos com esferovite ou cartão pintado em tons de cinzento e preto, acrescentando depois algumas frases.
O resultado é um jardim digno de um cemitério de Halloween. O segredo está em reaproveitar, criar e divertir-te, surpreendendo os teus convidados e os teus vizinhos com uma decoração de Halloween no jardim original e com muita animação.
Como decorar a casa para o Halloween: dicas por divisão
Para além do jardim, podes levar o mundo das bruxas e dos fantasmas para dentro de casa. Podes decorar cada divisão com a máxima dedicação, desde os cantos onde as visitas passarão mais tempo, até aos locais pouco visitados, capazes de provocar alguns sustos inesperados:
- Sala de estar: pendura cortinas com morcegos, espalha teias de aranha nos móveis, coloca velas dentro de pequenas abóboras com caras assombrosas e pendura posters assustadores;
- Cozinha: aposta em toalhas pretas decoradas para o Dia das Bruxas. Podes também usar luzes LED dentro de caveiras ou morcegos feitos de cartolina;
- Quartos: embora sejam espaços para descansar, podes dar-lhes um toque de Halloween. Sugerimos luzes com fantasmas, fronhas e capas de edredão temáticas, e até velas perfuradas. Atualmente são comercializadas velas pretas e vermelhas que te vão ajudar a criar um ambiente mais misterioso;
- Casa de banho: usa porta-velas, esqueletos e até papel higiénico que brilhe no escuro. Podes também aplicar autocolantes em forma de caveira na sanita;
- Garagem: transforma o espaço com teias de aranha, luzes alaranjadas e figuras insufláveis, para criar o cenário perfeito ao chegares a casa;
- Arrecadação: aquele espaço que quase ninguém visita pode tornar-se no “cantinho secreto” do Halloween. Podes esconder doces e guloseimas, colocar caixas decorativas e instalar colunas para reproduzir sons misteriosos.
Portas e entradas de Halloween: sugestões
A decoração da porta de entrada para o Halloween é o primeiro passo para criar um ambiente perfeito e impressionar os convidados logo à chegada. Podes usar cartolina ou cartão e pintar elementos típicos da temporada, como aranhas, fantasmas e algumas frases temáticas.
Como o Halloween é também o auge do outono, podes incorporar ramos secos e folhas caídas para criar uma composição irreverente e assustadora. Pendura cartazes com mensagens como “Entra… se tiveres coragem!” e, se quiseres ir mais além, acrescenta uma banda sonora com risos sinistros para tornar a entrada verdadeiramente arrepiante.
Vale a pena comprar decorações de Halloween?
Vale a pena comprar decorações de Halloween se gostas de criar um ambiente temático com o máximo pormenor e, não te importas de gastar algum dinheiro. Estas decorações tornam as festas, as reuniões em família e até o dia a dia mais divertidos, onde podes ainda incluir peças feitas à mão ou alguns materiais reciclados.
Por outro lado, convém lembrar que as decorações temáticas ocupam espaço em casa e perdem impacto logo depois da festividade. Além disso, o apelo comercial pode levar a compras impulsivas, por isso vale a pena refletir se realmente faz sentido tê-las no teu espaço. Faz as contas e planeia um orçamento daquilo que estás disposto a gastar para decorar a casa nesta altura.
DYI: como fazer as tuas próprias decorações de Halloween
Claro que podes fazer decorações de Halloween sozinho. No entanto, convém ter alguns materiais básicos, para que possas juntar a tua família nesta atividade:
- Papel, cartolina, papel cartão, papel crepe e papel de seda;
- Tesouras, fita cola, cola branca e fita adesiva;
- Tintas, pincéis, canetas, marcadores e lápis;
- Velas (reais ou LED), luzes LED e lanternas pequenas;
- Novelo de fio natural, algodão (para teias de aranha), autocolantes, fitas e elementos naturais (ramos, folhas, abóboras).
Podes também imprimir cartazes dos teus filmes de terror preferidos, como Alien, Predador, O Exorcista ou êxitos mais recentes como The Conjuring e Weapons, e usá-los para criar uma espécie de galeria de horror em casa.
Complementa com velas artificiais e iluminação avermelhada ou roxa para dar o toque final. Vais conseguir poupar dinheiro e criar uma decoração autêntica e cheia de personalidade, perfeita para impressionar quem entrar na tua “casa assombrada”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta