A Exponor – Feira Internacional do Porto vai receber nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no edifício da Alfândega do Porto, a 2ª edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores. A feira é especialmente dedicada a arquitetos, engenheiros, designers de interiores, projetistas e técnicos de áreas conexas, consultores e empresários.
Sob curadoria do arquiteto Diogo Aguiar, esta edição da +Concreta vai contar com a presença de renomadas personalidades da arquitetura e construção portuguesas, fabricantes e ‘players’ de referência nacional nos segmentos de revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho.
Até à data estão já inscritas 45 empresas e entidades expositoras, é referido em comunicado. O grupo português Bysteel, integrado na criteriosa seleção incutida pela organização do evento, está a fornecer toda a estrutura metálica da nova sede global do maior produtor mundial de aço (em fase de finalização no Luxemburgo), num projeto de grande escala e complexidade estrutural.
Destaque também para a portuguesa Azulima, empresa familiar que apoia projetos na área dos revestimentos e que deu forma, na cidade do Porto, à maior obra em espaço público de Joana Vasconcelos, e para a companhia Carmo Wood, que acaba de lançar três linhas de moradias modulares sustentáveis em madeira, permitindo mais rapidez de execução e um notável controlo orçamental.
A Efapel, líder de mercado em Portugal na produção de material elétrico, também estará presente, assim como a Tupai, conhecida pela produção e acabamento de produtos de metal e que está em fase de modernização tecnológica, aumento da capacidade produtiva e fomento de investigação e desenvolvimento (I&D), através da implementação de células robotizadas e softwares avançados de gestão.
No que toca a nomes internacionais, a organização garantiu a presença do gabinete GENS (reputado nome da nova arquitetura francesa premiado internacionalmente) nos ciclos de conferências que decorrerão simultaneamente à componente expositiva da feira.
O encontro entre modernidade, tradição e sustentabilidade
Na +Concreta vão encontrar-se empresas centenárias e marcas de notoriedade mais recente. Exemplos disso são a JGS Torneiras, que se encontra na linha da frente do segmento de torneiras sanitárias, na qual se especializou nas últimas três décadas, e a aguedense RCN – Minimalist Windows, especialista em sistemas de alumínio para carpintaria minimalista e soluções arquitetónicas que combinam transparência e controlo técnico.
A sustentabilidade é o tema de fundo da +Concreta deste ano. Alinhada com o mote “Menos carbono, mais inovação, mais futuro”, voltam a verificar-se stands chave-na-mão padronizados, construídos com segmentos de andaimes reutilizados e reutilizáveis e em corredores sem alcatifa.
Ainda no que respeita à sustentabilidade, os ateliers AR2A – Atelier de Arquitetos, Experimental, Circunflexo, Clanet & Brito e Atelier da Costa aderiram à mensagem de fundo da “+Concreta, - Carbono”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta