
Portugal dos Pequenitos lança concurso para arquitetura em escala reduzida
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, lançou um concurso público para a construção em escala reduzida de cinco edifícios da autoria de arquitetos contemporâneos, disse o diretor do parque temático.

Casa da Arquitectura acolhe espólio de Agostinho Ricca
A Casa da Arquitectura recebeu o acervo do arquiteto Agostinho Ricca (1915-2010), um dos nomes mais relevantes da arquitetura portuguesa do século XX. O espólio foi entregue por Helena Ricca, filha do arquiteto, em representação dos herdeiros, e conta com a colaboração do arquiteto João Luís Marques, responsável pela organização e catalogação do arquivo desde 2012.

Mais de 2.600 arquitetos pediram para trabalhar fora do país numa década
“A situação remuneratória dos arquitetos é muito má e devia envergonhar Portugal”, dizia-nos no início do ano Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA). Em comunicado, a entidade revela, agora, que numa década, entre 2014 e 2023, mais de 2.600 arquitetos – em concreto 2.609 – solicitaram à OA certificados para a prática da profissão no estrangeiro.

Energia sustentável: arquiteta portuguesa finalista em prémio europeu
Rita Gomes, arquiteta e fundadora da startup portuguesa Seenergy, que se dedica à criação de soluções inovadoras, de design exclusivo, que integram sistemas de energia renovável em mobiliário decorativo, é uma das três finalistas dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024, na categoria de Mulheres na Energia.

Arquitetos e arquitetos paisagistas querem ordem profissional conjunta
A Ordem dos Arquitetos (OA) e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) assinam esta quinta-feira (21 de março de 2024), em Lisboa, um protocolo com vista a trabalharem em conjunto sobre a possibilidade de “num futuro próximo” apresentarem ao legislador proposta para uma ordem profissional conjunta. Uma colaboração “mais próxima” que tem como objetivo responder aos desafios existentes.

Arquitetos criticam escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025
O Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Osaka 2025 (Expo2025), que decorrerá de 13 de abril a 13 de outubro do próximo ano, foi desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e pelo seu atelier KKAA. Será a primeira vez que o país apresenta um pavilhão nacional numa exposição mundial com um edifício que não é desenhado por um arquiteto português, lamenta a Ordem dos Arquitetos (OA), criticando os “requisitos solicitados por Portugal no Concurso de Conceção Construção”.

Arquitetos atentos a novos sistemas construtivos e às cooperativas
“Estamos num momento de certa mudança de paradigma ao nível do setor da construção e a arquitetura será, talvez, uma das principais disciplinas que estará envolvida nisso. Temos de mudar algumas das metodologias e alguns dos processos construtivos”. O alerta é dado por Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), em entrevista ao idealista/news. A necessidade de apostar na descarbonização e em novos materiais, como por exemplo a madeira, não está a passar ao lado dos arquitetos, garante, assegurando também que a “questão das cooperativas de habitação é um tema que é muito caro” entre a classe.

“A situação remuneratória dos arquitetos devia envergonhar Portugal”
Avelino Oliveira recebe-nos na sede nacional da Ordem dos Arquitetos (OA), em Lisboa – as instalações da OA ocupam o antigo edifício dos Banhos de São Paulo, classificado como imóvel de interesse público –, e afirma, convicto, que “é bom que a sociedade perceba que os arquitetos são aqueles que mais percebem de habitação”. Nesse mesmo dia (23 de janeiro de 2024) iria reunir-se com Marcelo Rebelo de Sousa para falar sobre os problemas que a classe atravessa, regressando depois ao Porto, onde nasceu, em 1970. Em entrevista ao idealista/news sublinha, sem rodeios, que “a situação remuneratória dos arquitetos devia envergonhar Portugal” e que a arquitetura nacional “está num dos níveis mais altos da Europa”. “Diria até do mundo”, acrescenta.

Souto de Moura recebe "mais alta distinção" da Cultura em França
O arquiteto português Eduardo Souto de Moura recebe esta terça-feira (30 de janeiro de 2024) as insígnias de comandante das Artes e Letras, “a mais alta distinção” atribuída pelo ministério francês da Cultura, pela sua “notável capacidade inventiva e génio técnico”.

Ordem dos Arquitetos tem novo presidente: Avelino Oliveira
Avelino Oliveira foi esta quinta-feira (21 de setembro de 2023) eleito novo presidente do conselho diretivo nacional da Ordem dos Arquitetos (OA), para o mandato 2023-2026, substituindo no cargo Gonçalo Byrne.

Há cinco arquitetos de Portugal entre os mais promissores da Europa
Cinco arquitetos de Portugal, dos ateliês OODA Arquitetura e Pablo Pita Arquitetos, integram a lista “Europe 40 Under 40”, anunciada esta semana, que pretende distinguir os mais promissores profissionais da área. A lista de 2022/2023 inclui os arquitetos Diogo Brito, Julião Pinto Leite e Francisco Lencastre, do ateliê OODA Arquitetura, com escritórios em Matosinhos e Lisboa, e Pedro Pita e Pablo Rebelo, do ateliê Pablo Pita Arquitetos, do Porto.

Qual é o estado da arquitetura em Portugal? A Ordem quer saber
A Ordem dos Arquitetos lançou esta quinta-feira (15 de setembro de 2022) um inquérito aos membros, até 15 de outubro, para conhecer a prática da profissão e o estado da arquitetura em Portugal, visando “responder aos desafios que se colocam” aos profissionais, anunciou esta entidade.

Arquitetura portuguesa de luto: morreu o fotógrafo Luís Ferreira Alves
O fotógrafo Luís Ferreira Alves, que teve “um importante papel de divulgador da arquitetura portuguesa”, morreu no sábado, aos 84 anos, vítima de doença prolongada, escrevem esta segunda-feira (11 de julho de 2022) a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e a Câmara do Porto. O funeral realiza-se na terça-feira, às 17h00, no Tanatório de Matosinhos, no distrito do Porto.

Siza Vieira: “Acredito na habitação social com qualidade para todos”
De Matosinhos para o mundo. A marca de Álvaro Siza Vieira, de 88 anos, na arquitetura está presente em vários projetos a nível nacional e além-fronteiras. É o caso, por exemplo, do “seu” arranha-céus que vai nascer em Nova Iorque (EUA), que terá 15 metros de profundidade, 137 metros de altura e 35 pisos. Com os preços das casas em alta, e numa altura em que a subida das taxas de juro e o encarecimento do custo de vida, por causa da inflação, parece ter vindo para ficar, muito se tem falado em cooperativas de construção e habitação, em habitação acessível e em habitação social. Sobre este tema, Siza Vieira é perentório: “Acredito na habitação social com qualidade para todos”.

Arquitetura: trabalhadores já têm sindicato
O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitetura (Sintarq) foi este sábado (30 de abril de 2022) constituído no decurso de uma assembleia constituinte que decorreu na Casa Sindical de Campanhã, no Porto, e à qual assistiram cerca de 100 profissionais do setor.

Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura vai criar um sindicato
O Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura (MTA) anunciou esta terça-feira (19 de abril de 2022) que vai realizar a Assembleia Constituinte do primeiro sindicato do setor no dia 30 de abril, no Porto, com a intenção de o constituir no 1.º de maio.

Sanita suspensa portuguesa vence prémio de design internacional
A sanita suspensa texturada da série Sanlife, desenvolvida pela empresa de Aveiro Sanindusa, foi distinguida com a “Special Mention” na categoria “Excellent Product Design” - subcategoria “Bath and Wellness” na Alemanha, tendo sido galardoada pelo German Design Council no “German Design Award”.

Atlas de Portugal vai promover a arquitetura portuguesa
A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, distrito do Porto, vai criar um Atlas de Portugal para mapear edifícios arquitetónicos no país, e construir rotas turísticas disponíveis, em 2022, anunciou esta quarta-feira (22 de dezembro de 2021) o diretor executivo daquela instituição cultural.

“As casas passaram a estar no centro de tudo” depois da pandemia
Tudo mudou com a chegada da pandemia da Covid-19.

Arquitetura: projeto português premiado na categoria residencial
O edifício Infante, do atelier Meireles Arquitectos, foi distinguido no concurso UDAD 2020 com o primeiro prémio na categoria Arquitetura Residencial – Renovação – Construído.

Museu de Siza Vieira e Carlos Castanheira na China inaugurado amanhã
O MOAE – Huamao Museum Of Art Education (Museu de Arte e Educação) de Dongqian Lake, em Ningbo, na China – um trabalho conjunto dos arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, que nos últimos anos têm trabalhado em conjunto naquele território –, é inaugurado este sábado (21 de novembro de 2020).

Confeitaria Nacional e Fábrica Confiança passam a ser monumentos de interesse público
Aos 190 anos, a emblemática Confeitaria Nacional, em Lisboa, foi classificada como monumento de interesse público.

Lisboa: manifesto contra urbanismo junta arquitetos, engenheiros, professores, políticos e ativistas
'Lisboa Precisa' é o nome do manifesto apresentado esta segunda-feira, subscrito por um conjunto de cerca de 70 personalidades, desde arquitetos a engenheiros, professores, políticos e ativistas. O objetivo grupo é manifestar-se contra as políticas urbanísticas da Câmara Municipal de Lisboa (CML), liderada por Fernando Medina e que tem Manuel Salgado como vereador do urbanismo.

Portugal, um país de arquitetos… com salários de mil euros brutos
Portugal tem o segundo maior número de arquitetos per capita na UE, mas tem simultaneamente os profissionais mais mal pagos do setor, com vencimentos médios que são pouco superiores a um terço do verificado na média dos países da UE.

Câmara do Porto quer manter “viva” a única casa do arquiteto Raul Lino na cidade
A Câmara Municipal do Porto (CMP) quer preservar aquela que será a única casa do malogrado arquiteto Raul Lino na cidade, tendo notificado o promotor de um empreendimento que previa a demolição deste edifício de que indeferirá o projeto, no caso do mesmo não ser alterado.