Os custos de construção de habitação nova em Portugal registaram uma subida homóloga de 4,8% em setembro de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira, dia 7 de novembro.
"Em setembro de 2025, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 4,8% em termos homólogos, 1,1 pontos percentuais (p.p.) acima do mês anterior." O aumento foi impulsionado sobretudo pelo custo da mão de obra, que cresceu 8,8%, enquanto o preço dos materiais registou uma variação de 1,4%.
De acordo com o boletim, a mão de obra contribuiu com 4,0 pontos percentuais para a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), acima dos 3,2 pontos percentuais observados em agosto. Já os materiais contribuíram com 0,8 pontos percentuais, acima dos 0,5 p.p. do mês anterior.
Entre os materiais com maior impacto positivo destacam-se os vidros e espelhos, com uma subida de cerca de 30%, e o betão pronto, com um aumento de aproximadamente 5%. Por outro lado, os betumes, a chapa de aço macio e galvanizada e os tubos de PVC registaram descidas de cerca de 5%.
Em termos de variação em cadeia, os custos da construção registaram uma subida mensal de 0,8% em setembro, mais 1,2 pontos percentuais do que em agosto. O custo da mão de obra subiu 1,5% e os materiais 0,2%, com contribuições de 0,7 e 0,1 pontos percentuais, respetivamente, para a variação mensal do ICCHN. Estes valores mostram um reforço da pressão sobre os custos de construção, principalmente devido à valorização do trabalho especializado.
O aumento dos custos de construção, especialmente da mão de obra, poderá refletir-se nos preços finais das habitações, complicando o acesso à habitação nova e pressionando o mercado imobiliário nacional.
O INE sublinha que estas tendências são acompanhadas mensalmente e que os dados são essenciais para políticas de habitação, planeamento urbano e monitorização da inflação no setor da construção.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta