Custo da mão de obra deu o salto, crescendo 8,9% num ano. Materiais de construção também estão mais caros, revela INE.
Comentários: 0
Construção de casas em Portugal
Foto de Lukas Kosc no Pexels

Em Portugal, o custo de construir casas novas tem vindo a acelerar o seu crescimento mês após mês. Foi isso mesmo que se observou em julho: o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o preço de construção de habitação nova aumentou 4,8% em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. A mão de obra ficou 8,9% mais cara.

Em julho de 2025, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 4,8%, taxa superior em 0,9 p.p. face à observada em junho”, destaca o INE no boletim publicado esta segunda-feira, dia 8 de setembro.

O custo da mão de obra na construção de casas novas continua a subir a um ritmo muito superior do que o preço dos materiais, tendo um peso muito maior na composição deste índice:

  • Mão de obra: custo aumentou 8,9% em julho face ao mesmo mês do ano anterior. Trata-se de uma aceleração de 1,5 p.p. face a junho;
  • Materiais de construção: os preços subiram 1,5% no último ano (1,0% no mês anterior).

Entre os materiais de construção que mais influenciaram positivamente a subida anual do custo de construção de casas novas estão “os Vidros e espelhos, com uma subida de cerca de 30% e os Aparelhos de climatização com uma subida de cerca de 15%. Em sentido oposto, destacaram-se a Chapa de aço macio e galvanizada com uma descida de cerca de 15% e as Tubagens de aço, de ferro fundido e aparelhos para canalizações com reduções a rondar os 10%”, lê-se ainda na publicação.

Também em termos de variação mensal, o custo de construção de casas novas acelerou para 0,7% em julho de 2025, 0,3 p.p. superior ao registado no mês anterior. “O custo dos materiais e o da mão de obra subiram 0,3% e 1,1%, respetivamente”, refere o INE.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta