Seja para conforto, para cozinhar ou para qualquer outra necessidade, sistemas de aquecimento como lareiras, fogões a lenha ou pellets e salamandras, precisam de algo essencial para funcionar corretamente: uma chaminé.
Embora saibas do que se trata, talvez não conheças exatamente o seu funcionamento. Uma chaminé é uma estrutura vertical que permite a saída de fumos, vapores e gases para o exterior que são produzidos durante a combustão, evitando que entrem no ambiente interno da casa e aumentando a segurança de todos os residentes.
Por esse motivo, é muito importante que a instalação de uma chaminé seja feita de forma correta e consciente. Se queres saber como construir uma, vamos ajudar-te com algumas dicas importantes.
Escolhe o equipamento e o local da instalação
A primeira coisa a fazer é escolher o equipamento e também o sítio onde o mesmo será instalado. Nota que cada tipo de equipamento precisa de um tamanho específico de chaminé.
Na escolha do local deves garantir a ausência de obstáculos como árvores ou outras edificações altas, de modo a que a saída dos gases provenientes da combustão não fique bloqueada.
Define as dimensões
É também necessário definir todas as dimensões, como a altura, o diâmetro e, ainda, o trajeto da chaminé, tendo em conta o tipo de equipamento à qual ela ficará ligada. De modo geral, o tubo da chaminé deve ter uma área igual a 10% da superfície de abertura onde a lenha (ou outro combustível) será queimada e deverá ser mais alto que o telhado, cerca de 50 a 80 centímetros.
Um bom planeamento das dimensões é fundamental para garantir uma boa eficiência e para que a chaminé consiga extrair os fumos de forma eficaz.
Opta por materiais resistentes e duráveis
A escolha dos materiais é outro dos passos importantes no processo de construção de uma chaminé. Tenta garantir que compras materiais com uma boa resistência ao calor, pedindo informações e dicas em lojas especializadas e junto de especialistas na área.
Além da resistência, a durabilidade dos materiais também deve ser tida em conta. Opta por tubagens em inox simples ou duplas e por um revestimento interno liso. Desta forma evitarás a acumulação de resíduos.
Construção da base e montagem do conduto
A chaminé deverá ficar assente numa base estável que consiga suportar o seu peso. Assim sendo, deves verificar a capacidade estrutural do suporte da base, limpá-lo e regularizá-lo. Em seguida, coloca uma massa compacta de betão, bem nivelada, para servir de base resistente à chaminé.
Em seguida começa a montar o conduto, que deverá ser colocado diretamente sobre a base. Deves ir estabilizando-o à medida que vai subindo, para assegurar resistência ao vento. Além disso, vai sempre verificando o alinhamento e a continuidade do canal.
Garante um bom isolamento térmico
A aplicação de um isolamento térmico adequado é muito importante para assegurar o correto funcionamento da chaminé e garantir segurança, uma vez que a sua principal função é reduzir a transmissão de calor para os elementos construtivos e, assim, prevenir o risco de incêndio e fissuras e melhorar a eficiência, mantendo a temperatura adequada dos gases de combustão.
Os materiais utilizados para o isolamento térmico devem ser resistentes a altas temperaturas e aplicados ao redor do conduto e devem-se respeitar as distâncias de segurança previstas nas normas do fabricante.
Escolhe um bom chapéu para a chaminé
Aconselhamos-te a escolher bem o chapéu para a tua chaminé, uma vez que será isso que impedirá a entrada de insetos, folhas de árvores e sujidade no geral, além de controlar a humidade e impedir correntes de ar.
Verificação final e manutenção
Depois de a chaminé estar totalmente construída, deves verificar a sua segurança geral antes de a colocar em funcionamento. Estando tudo em ordem, deves apenas te preocupar em ir garantindo a manutenção e limpeza do sistema.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta