O Edifício Jean Monnet 1, que acolhe a sede do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia em Lisboa, foi recentemente alvo de uma "profunda reabilitação".
Com assinatura do arquiteto Pedro Cid, este é um dos mais emblemáticos imóveis de escritórios do século XX na capital portuguesa e pertence, maioritariamente, à Sonagi. A sua reabilitação, que incidiu sobre as zonas comuns, pisos devolutos e caixilharias, foi conduzida pela portuguesa Vector Mais, segundo adianta a empresa, em comunicado.
Nas áreas comuns, mais especificamente na receção, halls dos elevadores e instalações sanitárias, destacam-se as paredes em mármore canelado, os pavimentos em pedra bicolor, as carpintarias em carvalho escurecido e os revestimentos cerâmicos nas casas de banho. O projeto de arquitetura das instalações sanitárias e dos patamares dos elevadores contou com assinatura da arquiteta Margarida Moura Simão, e o da recepção, pelo atelier Openbook.
Já os pisos devolutos foram completamente modernizados com um ‘fit out’ de categoria A, com novas instalações elétricas e mecânicas, as paredes e os tetos foram igualmente renovados e procedeu-se à instalação de pavimento técnico elevado.
Este trabalho de reabilitação reforçou o prestígio do edifício enquanto ativo imobiliário com a certificação BREEAM Very Good.
“Esta intervenção foi essencial para devolver ao edifício Jean Monnet 1 a dignidade que lhe é devida, e ainda para podermos proporcionar aos inquilinos o conforto e funcionalidade que merecem, aliada a padrões de sustentabilidade atuais. Tratando-se de uma intervenção profunda num edifício de escritórios emblemático e em funcionamento, a compatibilização da intervenção com a utilização do imóvel era um dos fatores-chave. Hoje, podemos dizer que este desafio foi superado com sucesso”, destaca, citado na nota João Lúcio, gestor de ativos da Sonagi.
O responsável sublinha ainda o constante compromisso da equipa Vector Mais, “tendo a empresa demonstrado capacidade para ultrapassar os principais desafios e obstáculos que se colocaram na execução deste projeto”, acrescentando que “o sucesso desta intervenção está intimamente ligado à superação desses desafios, tendo a Vector Mais conseguido manter elevada a qualidade dos trabalhos efetuados e passado com distinção neste processo”.
Por sua vez, Susana Mendes, gestora de projeto da Vector Mais, revela que “a intervenção no Edifício Jean Monnet 1 teve início com uma demolição integral, deixando o edifício em condição Categoria A, preparado para acolher futuras ocupações”. A responsável destaca o respeito e a valorização do caráter icónico do imóvel durante todo o processo de reabilitação, “integrando infraestruturas totalmente renovadas, materiais de elevada qualidade e soluções técnicas coerentes com a sua identidade arquitetónica”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta