A pesquisa encontrou 423 resultados
Resultados da pesquisa
Ir trabalhar nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, poderá tornar-se complicado para quem depende do transporte público, devido à greve geral contra as alterações à nova lei laboral.Caberá aos trabalhadores arranjar uma forma de chegar ao trabalho quando os transportes pararem.
A CGTP e UGT convocaram uma greve geral para quinta-feira, dia 11 de dezembro, face ao anteprojeto do Governo de revisão da lei laboral, que está a ser debatido na Concertação Social e visa áreas como parentalidade ou prazo dos contratos.
O Governo de Montenegro quer avançar com uma reforma "profunda" da legislação laboral que tem dado muito que falar. Trata-se de mais de 100 alterações ao Código do Trabalho, que incluem contratos, gestão do tempo de trabalho, parentalidade e despedimentos.
O Imposto Único de Circulação 2026 traz algumas mudanças importantes para todos os proprietários de veículos em Portugal.
Há novidades no panorama energético europeu.
O Conselho Consultivo Europeu para a Habitação defende que parte das mais-valias imobiliárias resultantes de heranças deve ser utilizada para financiar habitação a preços acessíveis, ao mesmo tempo que terrenos urbanizados devolutos ou desaproveitados devem enfrentar uma tributação agravada para travar a especulação. No relatório apresentado esta semana, os especialistas pedem uma mudança na forma como a habitação é encarada na Europa, lembrando que “a política de habitação não é apenas uma questão de números”.
O apagão que paralisou o país no passado mês de abril trouxe à luz uma realidade simples, de nem sempre conseguimos recorrer a cartões ou serviços eletrónicos. Para evitar surpresas, o Banco de Portugal (BdP) aconselha agora os cidadãos a manterem algum dinheiro físico em casa.A recomendação s
A proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) foi, sem surpresas, aprovada na generalidade esta terça-feira (28 de outubro de 2025). PSD e CDS-PP foram os únicos a votar a favor, tendo sido a abstenção do PS e dos deputados únicos de PAN e JPP que garantiram, ainda antes do debate arrancar no Parlamento, a aprovação. O Chega votou contra, tal como IL, Livre, PCP e BE. Segue-se, agora, a discussão do OE2026 na especialidade – as audições terminam a 7 de novembro –, estando a votação final global marcada para dia 27 do mesmo mês. Preparámos um guia para saberes o que vai mudar no setor da habitação e do imobiliário e que impacto terão algumas das medidas na carteira dos portugueses.
As temperaturas descem, os dias ficam mais curtos e a casa volta a ser o nosso refúgio principal. Há algo de quase mágico no calor que vem do fogo, não achas? A luz quente, o crepitar da lenha, o ambiente acolhedor...
O Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), entregue no Parlamento na véspera do prazo limite e a poucos dias das eleições autárquicas, chega com promessas de continuidade económica, mas também com críticas. Com este orçamento, o Governo procura equilibrar crescimento económico, apoiar às famílias e estímular a atividade empresarial, enquanto enfrenta desafios estruturais. Neste artigo, destacamos algumas das medidas que tocam na carteira dos portugueses.
Com a chegada do outono, começam a adivinhar-se os tempos frios.
O verão é a altura em que nos permitimos abrir a carteira para compensar o ano trabalhado, mas quando as férias já vividas – e denunciadas pelo bronze – ficam para trás, é hora de voltar a encher-se a almofada financeira, reduzir-se gastos e reorganizar as finanças.
Os meses de verão têm afetado o setor da construção e remodelação em Portugal. Entre junho e agosto, 40% dos pedidos de serviços ficaram sem resposta, o que representa uma subida de 10 pontos percentuais em relação à média anual de 30%.
O programa E-Lar foi criado para apoiar a substituição de eletrodomésticos antigos por equipamentos mais eficientes, ajudando as famílias portuguesas a poupar energia e a reduzir custos. Se estás a pensar candidatar-te, este guia simples explica-te passo a passo como funciona o apoio, quem pode
Nos últimos dias, o calor intenso e os incêndios que têm afetado várias regiões de Portugal deixaram a população em alerta.
Se costumas ir à praia, já sabes que as bandeiras coloridas são quase como um idioma secreto que dão sinais importantes para a segurança dos banhistas: seja para mergulhar sem preocupações, redobrar a atenção ou simplesmente ficar a admirar o mar de longe, as cores orientam os nossos comportamentos.
O anteprojeto de reforma da legislação laboral aprovado pelo Governo, que será negociado com os parceiros sociais, prevê a revisão de “mais de uma centena” de artigos do Código do Trabalho e já foi contestado pelas centrais sindicais. As alterações previstas na proposta — designada "Trabalho XXI" e que o Governo apresentou visam desde a área da parentalidade (com alterações nas licenças parentais, amamentação e luto gestacional) ao trabalho flexível, formação nas empresas ou período experimental dos contratos de trabalho.
Com dezenas de incêndios ativos por todo o país e temperaturas a ultrapassar os 40 °C, o verão de 2025 está a colocar novamente a floresta portuguesa sob enorme pressão. O risco de incêndio é muito elevado em várias regiões, sobretudo no Norte, Centro e Algarve. Perante este cenário preocupante, ganha especial relevância o apoio de até 800 euros por hectare para incentivar a limpeza de terrenos, uma medida favorável à prevenção de novos focos de incêndio. As candidaturas a este apoio terminam esta sexta-feira, dia 1 de agosto.
A taxa de inflação homóloga em junho foi de 2,4%, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) que em maio, confirmou esta quinta-feira (10 de julho de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A série "Lume", produção original da RTP, mergulha o espectador num enredo denso e atual onde se cruzam drama, mistério e crítica social, tendo como pano de fundo a luta ambiental na Península Ibérica. Com personagens marcadas por dilemas morais e escolhas difíceis, "Lume" não só denuncia probl