A pesquisa encontrou 369 resultados

Resultados da pesquisa

Crise na habitação no Canadá

Canadá vai taxar os mais ricos para financiar habitação

O Canadá revelou esta quarta-feira (17 de abril de 2024) novos impostos sobre os mais ricos para financiar a habitação em particular e atrair os mais jovens afetados pelo aumento do custo de vida, durante a apresentação do seu orçamento federal. O Governo de Justin Trudeau também espera um abrandamento da sua economia em 2024, mas acredita que pode evitar a recessão, apesar das taxas de juro relativamente elevadas que pesam sobre a economia.
Comprar casas de luxo em Portugal

Casas de luxo: Portugal é um dos 10 países preferidos para investir

Portugal continua na mira dos investidores imobiliários internacionais, apesar das recentes alterações legislativas que colocaram um ponto final para os vistos gold e regime de residentes não habitais (RNH). Esta é uma conclusão apresentada pelo ‘The Wealth Report 2024' da Knight Frank, que coloca Portugal entre os 10 países preferidos para comprar casas de luxo em 2024.
As pessoas mais ricas de Portugal e do mundo

Fernanda Amorim é a pessoa mais rica de Portugal – e a 522ª do mundo

Maria Fernanda Amorim, herdeira da fortuna de Américo Amorim, a par das três filhas, Paula, Marta e Luísa, é a única representante portuguesa na lista de bilionários de 2024 da revista Forbes. Tem uma fortuna avaliada em 5,3 mil milhões de euros e ocupa o 522º lugar do ranking, tendo subido várias posições na lista: em 2022 estava na 601ª e no ano passado na 567ª. A lista dos mais ricos do mundo continua a ser liderada por Bernard Arnault, dono da marca de luxo LVMH.
Algarve

Algarve: hoteleiros querem construir casas para atrair mão de obra

A falta de habitação é um problema transversal e que toca muitos setores em Portugal, nomeadamente o turismo. Na região do Algarve, por exemplo, é um entrave à captação de mão de obra. Os hotéis mostram-se disponíveis para construir habitação social para alojar os trabalhadores, mas pedem "bolsas de terrenos a preços mais razoáveis" do que os que são praticados no mercado.
Onde vivem as famílias mais ricas de Portugal

Famílias mais ricas de Portugal vivem onde as casas são mais caras

As famílias mais ricas de Portugal ganham cerca de 21 mil euros brutos por mês. E vivem nos municípios de Lisboa e do Porto, nas suas periferias, e em Loulé, concluiu a mais recente análise do Ministério das Finanças. O que salta à vista é que os oito concelhos que concentram os rendimentos dos mais ricos estão também entre os mais caros para comprar casa em Portugal, com destaque para Lisboa, Cascais e Oeiras.
Euribor e prestações da casa altas

Euribor e prestação da casa escalam em 2023 - e reta final traz alívio

O ano de 2023 trouxe tudo o que as famílias mais temiam: um maior aumento dos juros diretores por parte do Banco Central Europeu (BCE) para travar a alta inflação na Zona Euro. Logo, estas decisões voltaram a refletir-se no aumento das taxas Euribor e no agravamento das prestações da casa. E, por conseguinte, este contexto acabou por arrefecer e moldar a procura por novos créditos habitação em Portugal e ainda por estimular a adesão a apoios públicos. Mas a reta final de 2023 trouxe um novo alento aos portugueses e europeus: a inflação na Zona Euro caiu para níveis bem perto dos 2% (a meta do regulador) e os juros do BCE continuam fixos desde setembro, o que tem resultado em ligeiras descidas nas taxas Euribor e nas prestações da casa.
Venda de casas a cair

Venda de casas em Portugal caiu em 2023 – subida do preço desacelerou

2023 foi um ano de ajustamento do mercado residencial português. Depois de terminar 2022 a registar um recorde de venda de casas e de subida de preços, os efeitos da alta inflação, da subida de juros nos créditos habitação e da incerteza económica acabaram por se fazer sentir em 2023, tanto nos negócios, como nos preços. A venda de habitações no nosso país acabou mesmo por cair em torno dos 20% até setembro, gerando uma desaceleração na subida dos preços das casas ao longo do ano. E este cenário também foi bem visível em vários países europeus e no mundo. Para 2024, o mercado antecipa que esta tendência se vai manter, continuando a registar-se uma correção dos preços das casas na maioria dos países europeus, Portugal incluído.

Solstício de inverno marca a chegada da estação mais fria do ano

O solstício de inverno marca oficialmente a chegada da estação mais fria do ano: depois do outono, preparamo-nos para um período onde a temperatura baixa, podendo até chegar a nevar em alguns sítios. Mas quais são as características deste fenómeno astronómico, quando ocorrerá em 2023 e, sobretudo, como é celebrado em todo o mundo? Celebrado desde a Antiguidade, o solstício de inverno ocorre uma vez por ano, entre 21 e 22 de dezembro.
Preços das casas em Lisboa a subir

Preços das casas sobem em Lisboa apesar do fim dos vistos gold e RNH

Durante os últimos anos, Portugal atraiu estrangeiros ricos com vários incentivos ao investimento. Mas resolveu por um ponto final ao programa vistos gold para investimento imobiliário e quer ainda acabar com o regime de residentes não habituais (RNH) em 2024. Isto porque, segundo justificou o Governo socialista, a chegada de estrangeiros ao país está a contribuir para a escalada de preços das casas, principalmente em grandes cidades como Lisboa, Porto, Faro e o Funchal. Mas tudo indica que os esforços governamentais para controlar a procura estrangeira estão a ter pouco impacto nos preços das casas em Lisboa, que continuam a subir mais que nas principais cidades europeias.
Poupanças das famílias a aumentar

Poupanças vão ajudar a reduzir despesas com o crédito da casa em 2024

Um ponto de viragem na economia portuguesa está a surgir no horizonte. Depois das famílias terem enfrentado uma elevada inflação, redução do poder de compra e altos juros, tudo indica que o próximo ano dará maior estabilidade aos orçamentos familiares. Isto porque a recente redução da inflação, a par da dinâmica do emprego e dos salários, vão contribuir para elevar o rendimento real das famílias. E também as taxas Euribor já estão a dar sinais de descida, embora que ligeiros, permanecendo, ainda assim, em níveis elevados. Por tudo isto, o Banco de Portugal (BdP) antecipa que as poupanças das famílias vão subir de 6,4% este ano para 8,4% já em 2024. Mas, com estas poupanças, as famílias endividadas deverão “reduzir mais expressivamente as suas despesas” com o crédito habitação.
Salários baixos

Mais de um terço das famílias ganha 833 euros brutos por mês

Mais de um terço das famílias portuguesas ganha 833 euros brutos e não consegue pagar despesas inesperadas, segundo a Pordata. No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos compila alguns dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fazer um retrato do nível de pobreza da população portuguesa.
Onde é que os ultra ricos passam férias

É aqui que os ultra ricos passam férias – Portugal é um dos destinos

Há duas regiões portuguesas entre as preferidas dos ultra ricos para passar férias. Trata-se do chamado Triângulo Dourado, zona do Algarve onde se encontra a maioria das propriedades com os preços mais altos do país (Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura), e Lisboa, que integram num restrito ranking de 17 destinos. Ocupam o 9º e 13º lugares, respetivamente.