Dívidas do BPN

Herdeiras de milionário do BPN vendem casa e carro para pagar dívidas

A viúva e as três filhas do empresário Ricardo Oliveira, conhecido como o milionário do Banco Português de Negócios (BPN) – morreu em junho de 2023 –, chegaram a acordo com a Parvalorem, entidade pública que gere os ativos tóxicos do antigo banco, para pagar uma dívida de 2,25 milhões de euros. Os bens dados como penhor são um Mercedes-Benz de 1938, avaliado em mais de um milhão de euros, e um imóvel situado na freguesia lisboeta de Campo de Ourique, avaliado em 1,25 milhões de euros.
Casal analisa dívidas

Dívidas entre casados: quem tem de pagar?

A pergunta “a quem pertence a dívida” é algo que assombra muitos casais. Na realidade, esta é uma questão complexa, pois varia mediante diversos fatores. Mas o que mais influencia a situação é o regime de bens.Há vários regimes pelos quais a maioria dos casais pode optar.
Poupanças familiares no pós-férias

Como equilibrar o orçamento familiar no pós-férias? 5 dicas imperdíveis

Adeus férias, olá vida do dia a dia. O pós-férias significa, também, regressar às logísticas familiares (regresso às aulas, às atividades desportivas etc.) e aos consequentes custos financeiros inerentes. Para muitas famílias é chegada a hora de fazer uma ginástica financeira de forma a equilibrar o orçamento familiar, o que nem sempre é tarefa fácil. Deixamos-te algumas dicas no Deco Alerta desta semana. 
Terreno em leilão por um euro

Terreno de 1.500 m2 para construção urbana está em leilão por 1 euro

A Empobor – Empresa Portuguesa de Borrachas faliu no início de 2017 com dívidas de 7 milhões de euros. E acabou por ser declarada insolvente por não ter conseguido cumprir o processo especial de revitalização. Agora, está a decorrer o processo de liquidação desta empresa, o qual passa pelo leilão de um terreno para construção urbana com quase 1.500 metros quadrados (m2) pelo valor mínimo de um euro. Este lote situa-se no concelho de Figueiró dos Vinhos e tem um valor patrimonial que ronda os 57 mil euros.
Dívida das famílias em Portugal

Portugueses mais endividados e expostos a altos juros

Em alturas de crise, o endividamento das famílias tende a subir para colmatar as necessidades financeiras dos agregados, apesar das elevadas taxas de juro. E, hoje, verifica-se que as famílias que vivem em Portugal continuam a contrair mais crédito, tendo o valor do endividamento dos particulares subido ligeiramente para 149.980 milhões de euros em novembro, estando, por isso, mais expostas aos elevados juros, revela o Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira. Mas o que os dados também mostram é que o nível de dívida contraída pelas famílias tem vindo a estabilizar desde o início de 2023.
Economias em risco para os investidores

Os países com menor e maior risco para o investimento em 2023

O crescimento das economias mundiais, sobretudo dos países emergentes, apresenta oportunidades para os investidores. E estes não param de analisar as melhores opções, através da análise demográfica, do aumento do PIB ou dos avanços tecnológicos observados em todo o mundo. Usando dados da Stern Business School da Universidade de Nova Iorque (EUA) é possível estimar o nível de risco dos países vários países, nomeadamente de Portugal (2,9%).
Como pagar dívidas à Segurança Social

Dívidas à Segurança Social: o que fazer?

Abrir a caixa do correio e dar de caras com uma notificação de uma dívida à Segurança Social é uma experiência que ninguém gostará de vivenciar. Mas, caso aconteça, há que perceber como proceder, ou seja, como e quando fazer o pagamento da respetiva dívida de forma a não ter contas a ajustar. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto. 
Salários baixos

Mais de um terço das famílias ganha 833 euros brutos por mês

Mais de um terço das famílias portuguesas ganha 833 euros brutos e não consegue pagar despesas inesperadas, segundo a Pordata. No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos compila alguns dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fazer um retrato do nível de pobreza da população portuguesa.
Peso da habitação no património familiar

Imobiliário concentra 62% do património líquido das famílias

Praticamente dois terços do património líquido das famílias portuguesas estão concentrados em ativos imobiliários, sendo a maioria desta percentagem relativa às casas onde as pessoas residem. Trata-se do valor mais elevado dos últimos dez anos (62,2% em dezembro de 2022, 60,1% em dezembro de 2021 e 62,4% em dezembro de 2012). 
Endividamento das famílias está a recuar em Portugal

Endividamento das famílias recua há cinco meses seguidos

Em fevereiro de 2023, o endividamento das famílias recuou pelo quinto mês consecutivo – está a diminuir, em termos mensais, desde outubro –, tendo decrescido 0,2 mil milhões de euros face a janeiro para um total de 151.875.8 mil milhões de euros (152.071.05 mil milhões de euros no primeiro mês do ano), segundo dados divulgados recentemente pelo Banco de Portugal (BdP).
Inflação em Portugal e na Europa

Taxa de inflação na Zona Euro recua pela 1ª vez em novembro para 10,1%

A taxa de inflação homóloga da zona euro recuou, em novembro, pela primeira vez desde junho de 2021, para 10,1%, segundo dados divulgados esta sexta-feira (16 de dezembro de 2022) pelo Eurostat, revendo em ligeira alta de 0,1 pontos percentuais (p.p.) o valor apontado na estimativa rápida. Em Portugal, registou-se uma taxa de inflação de 10,2%, inferior à de outubro, que foi de 10,6%, e muito superior à do período homólogo – foi de 2,6% em novembro de 2021.
Venda de imóveis em leilão

Convento de Alpendurada leiloado por 8,3 milhões de euros

O Convento de Alpendurada, localizado em Marco de Canavezes, que foi convertido num hotel com 40 quartos após um investimento da família de Taveira da Mota, antigo presidente do Boavista, foi colocado à venda em leilão eletrónico, após o incumprimento de um empréstimo obrigacionista de quatro milhões de euros. Estava anunciado por um valor base de 15 milhões de euros, mas acabou por ser comprado por bem menos: 8,35 milhões de euros.
dividas

Prescrição de dívidas: o que é e como funciona?

Uma má gestão financeira pode facilmente levar a dívidas e, consequentemente, a um estrangulamento no orçamento familiar. E, mesmo que não tenhas este problema atualmente, é sempre importante estares um pouco por dentro de todos os temas. Nunca se sabe quando precisarás da informação para ti ou para ajudar alguém.
Incumprimentos em Portugal devido à crise

PARI protege famílias do incumprimento do crédito habitação: como?

São muitas as famílias que, devido à subida da inflação e à consequente perda de poder de compra, entre outros fatores, estão a ver as despesas aumentar, antevendo a possibilidade de entrar em incumprimento, nomeadamente com as prestações a pagar ao banco. Importa saber, nesse sentido, que tipos de ajuda estão à disposição dos consumidores, sendo um deles a reestruturação dos créditos. Sabes o que é o PARI e para que serve? Explicamos tudo sobre esta solução no artigo desta semana da Deco Alerta.