Centro logístico

Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal

A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.
Logística em Portugal

Logística: investimento no setor mantém-se, mas contexto é desafiante

O setor logístico em Portugal mantém-se resiliente e com intenções claras de investimento em 2025, apesar de estarmos perante um contexto económico e operacional mais desafiante. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Logistics Confidence Index Portugal, desenvolvido pela consultora CBRE. Segundo o mesmo, o índice de confiança dos operadores caiu ligeiramente para 51,7%, menos 2,5% que em 2024, mas o setor continua a demonstrar uma atitude proativa e orientada para o crescimento.
Mercadona em Portugal

Mercadona investe 290 milhões de euros em bloco logístico de Almeirim

A Mercadona inaugurou oficialmente o seu segundo bloco logístico em Portugal. Está situado em Almeirim (Santarém) e encontra-se num terreno com 440.000 metros quadrados (m2), o equivalente a 60 campos de futebol. Ocupa uma área de 120.000 m2 – composta por um armazém de frio de 49.000 m2, um de secos de 50.000 m2, um edifício de serviços gerais e escritórios e uma oficina de lojas –, sendo o maior armazém da retalhista alimentar espanhola na Península Ibérica. O investimento é de 290 milhões de euros.
Parque Logístico da Worten na Azambuja

Fundo CORUM Eurion compra parque logístico da Worten por 34 milhões

O fundo CORUM Eurion, gerido pela empresa francesa CORUM Asset Management, comprou um parque logístico na Azambuja, num investimento total aproximado de 34 milhões de euros. Em causa está o Edifício EIPA II, que é utilizado como centro de distribuição da Worten, subsidiária do grupo Sonae – desde aí serve toda a Peninsula Ibérica.

Segredos do self-storage: armazéns que são uma “extensão das casas”

“O setor do self-storage tem ainda muito espaço para crescer em Portugal”. O cofundador da Control Space, empresa portuguesa de soluções de armazenamento que oferece espaços seguros, acessíveis e convenientes para guardar bens, de forma temporária ou a longo prazo, revela ao idealista/news alguns dos segredos deste modelo de negócio e as mais-valias destes armazéns, nomeadamente no setor imobiliário residencial. “A crise na habitação tem levado muitas famílias a optar por imóveis mais caros e com áreas reduzidas. Neste contexto, o self-storage surge como uma solução prática e complementar, funcionando como uma extensão das suas casas”, conta Albano Costa Lobo.
Loja do Grupo JOM

Retail Center Felgueiras sai do papel após investimento de 5 milhões

O Grupo JOM – marca 100% portuguesa fundada em 1996 que atua no setor do retalho de mobiliário, decoração, utilidades domésticas e artigos para o lar – inaugurou recentemente a sua nova loja JOM em Felgueiras. Uma abertura que marca “também o arranque do Retail Center Felgueiras, um novo espaço comercial promovido pelo Grupo, que representa um investimento global de cinco milhões de euros”, refere a empresa em comunicado.
Worten é inquilina da Merlin Properties

Logística: Worten é inquilina da Merlin Properties no Lisboa Park

A Worten, empresa que pertence ao grupo Sonae, arrendou dois espaços no Lisboa Park, também conhecido como Parque Logístico Lisboa Norte (PLLN), à Socimi espanhola Merlin Properties. São, ao todo, 122.000 metros quadrados (m2). Em causa está um parque logístico – o maior de Portugal – localizado em Castanheira do Ribatejo, a cerca de 20 minutos de Lisboa.
Negócios imobiliários

Patron Capital e INBRIGHT investem 100 milhões de euros em Portugal

A Patron Capital, investidor institucional pan-europeu (com sede em Londres) focado em investimentos imobiliários, e o seu parceiro INBRIGHT, investidor, promotor e gestor de ativos de origem alemã especializado no setor industrial ligeiro e logístico, lançaram um novo programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal. Uma “união” que visa construir uma carteira de ativos ‘light industrial’ e logísticos sustentáveis estrategicamente localizados no país, revela em comunicado a INBRIGHT.
Logística atrai investidores em todo o país

Logística: há um armazém sem inquilino junto à AutoEuropa

Um armazém localizado na Quinta da Marquesa, junto à AutoEuropa, em Palmela, nos arredores de Lisboa, está sem inquilino. Trata-se de um ativo sob gestão da M7 Real Estate que tem cerca de 10.500 metros quadrados (m2) disponíveis, tendo como finalidade o uso logístico e industrial. 
Montijo

Topbrands investe 6 milhões em novas instalações no Montijo

A portuguesa Topbrands, ligada a áreas como brinquedos, puericultura, tecnologia ou produtos para a casa, vai investir seis milhões de euros na construção de novas instalações no Montijo, um projeto realizado em quatro fases e que vai permitir criar até 50 novos postos de trabalho.
Leilões de imóveis

Logística: passivo da Farame em leilão por mais de três milhões

O passivo da insolvente Farame vai ser leiloado por pouco mais de três milhões de euros. O leilão presencial realiza-se dia 12 de junho de 2024, às 14h30, nas instalações da empresa, em Sintra (Avenida Major General Machado de Sousa, 27, 2635-445 Rio de Mouro). Em causa estão 119 lotes, que incluem um imóvel industrial, bens móveis e propriedade industrial.
Cabra Figa

Armazém de logística com 6.100 m2 em Sintra à venda

A Alliance Healthcare está a vender uma plataforma logística com aproximadamente 6.100 metros quadrados (m2) na Cabra Figa - Trajouce, concelho de Sintra. A CBRE é a responsável pela comercialização do ativo, em regime de exclusividade.
Investidores imobiliários atentos ao segmento de logística

Um dos maiores parques logísticos de Portugal vai "nascer" em Loures

É mais um negócio que comprova que Portugal continua no radar dos investidores imobiliários estrangeiros, nomeadamente no segmento da logística. A norte-americana Barings anunciou a compra de um terreno de 210.000 metros quadrados (m2) nos arredores de Lisboa, em Santa Iria da Azoia (Loures), onde planeia desenvolver um dos maiores parques logísticos de Portugal. O terreno em causa estava na posse do grupo francês Saint-Gobain e o valor da transação não foi revelado. 
Logística atrai investidores no Porto

Logística atrai investidores: imóvel com 1.800 m2 na Maia muda de mãos

Uma unidade com área total de 1.800 metros quadrados (m2) localizado na Maia (Porto) mudou de mãos, tendo sido vendido pelo Fundo AF Portfólio Imobiliário, gerido pela Interfundos, a um investidor privado. O nome do comprador e o montante pelo qual e consumou o negócio não foram revelados pela Cushman & Wakefield (C&W), que assessorou a transação.