
A unidade industrial do setor têxtil onde um dia operou a Be Stitch, em Guimarães, está em leilão por mais de 5 milhões de euros. Os investidores interessados no ativo, que tem cerca de 10 mil metros quadrados (m2), podem realizar licitações até dia 22 de julho. Há várias modalidades de aquisição disponíveis.
Este armazém têxtil agora em leilão decorre da insolvência da empresa de têxtil-lar Be Stitch, bem como da sociedade imobiliária e promotora HCOR, proprietária do imóvel. “A venda será realizada em conjunto entre os dois processos”, explicam em comunicado enviado às redações.
Localizado no Parque industrial de Mide, em Lordelo, Guimarães, o armazém em leilão tem uma área bruta de construção de 9.792 m2 e está implantado num terreno com 17.550 m2. O imóvel possui uma secção de tinturaria e acabamentos composta por máquinas e outros equipamentos industriais e de escritório. Além disso, possui carregadores para veículos elétricos e mais de 2.230 painéis solares (completam 21% das suas necessidades energéticas). E tem ainda uma zona de estacionamento e logística para veículos pesados.
Já o segmento produtivo de tecelagem e confeção/logística, localiza-se em Gondar, Guimarães. Esta unidade de produção contempla 30 teares retos, máquinas e equipamentos de apoio à indústria têxtil, stock de matérias-primas, outros equipamentos industriais, equipamentos de escritório e carregadores de veículos elétricos, referem no documento.

Estes ativos são apresentados ao mercado em três combinações possíveis:
- Universalidade dos bens: esta combinação inclui o armazém, a unidade de produção de tinturaria e acabamentos e a unidade de produção de tecelagem e confeção/logística e os veículos. Os ativos têm um valor base de venda de 7.085.862 euros e um valor mínimo de venda de 6.022.983 euros.
- Unidade industrial completa: trata-se da venda conjunta do armazém e da unidade de produção de tinturaria e acabamentos, estando avaliada em 5.920.956 euros (valor base), com um valor mínimo de 5.032.813 euros.
- Totalidade dos equipamentos: a totalidade dos equipamentos para as unidades de produção de tinturaria e acabamentos e tecelagem e confeção/logística tem um valor base de 1.985.041 euros e um valor mínimo de 1.687.285 euros.
“Os interessados podem licitar no imóvel isolado, que tem um valor base de venda de 5.042.880 euros e um valor mínimo de venda de 4.286.448 euros. Por sua vez, é possível adquirir as duas unidades de produção individualmente. Os nove veículos ligeiros de mercadorias e de passageiros estão também disponíveis para receber licitações lote a lote”, explicam ainda.
O leilão deste imóvel industrial em Guimarães decorre até 22 de julho de 2025. E notar que ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), o imóvel beneficia de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta