SIL 2026 abre portas do imobiliário em Lisboa de 23 a 25 de abril
Aquela que é a 29.ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) regressa a Lisboa entre 23 e 25 de abril de 2026. A iniciativa volta a realizar-se na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, e promete reafirmar-se como o “maior evento do setor imobiliário em Portugal”.
Vender e arrendar casas? Imobiliário perde confiança no final de 2025
O custo da habitação continua a aumentar em Portugal, com os preços das casas à venda a atingir um crescimento recorde. Mas não se perspetiva uma subida salarial da mesma dimensão, os juros no crédito habitação tendem a estabilizar, os portugueses estão a perder poder de compra e o crescimento económico abrandou. E neste contexto os profissionais do setor estão a perder confiança no mercado de venda e arrendamento na reta final de 2025, face ao início do ano, tal como revela o mais recente Índice de Sensibilidade do Setor Imobiliário (ISSI) feito pelo idealista (editor deste boletim) a partir de um inquérito aos agentes imobiliários.
Imobiliário confiante que venda de casas ganhará fôlego
A venda de casas em Portugal continuará a ganhar fôlego até setembro. É isso mesmo que antecipam os agentes imobiliários inquiridos pelo idealista (editor desta newsletter), que acreditam ainda que vão angariar mais casas para pôr à venda mercado. Já no mercado de arrendamento continuam menos otimistas ao nível dos negócios e angariações. Apesar das diferentes dinâmicas esperadas, a maioria dos especialistas espera uma estabilização dos preços das casas para comprar e arrendar no terceiro trimestre de 2025.
5 erros comuns ao contratar uma agência imobiliária
No meu último artigo aqui no idealista/news, falei sobre alguns dos pontos mais relevantes sobre o contrato de mediação imobiliária, em específico, sobre questões legais a ter em conta.
Casas novas nas periferias? “Está sempre ligado à mobilidade”
Assim que assumiu funções de CEO da ERA Portugal, no início de 2020, em vésperas da pandemia, Rui Torgal decidiu cancelar a convenção anual da rede imobiliária. Uma decisão que “causou convulsão”, mas que considera ter sido “corajosa”. Passaram mais de cinco anos e muita coisa mudou no setor da mediação imobiliária, desde logo com a chegada em força da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA). “As pessoas estão e estarão sempre no centro daquilo que é a nossa visão para o negócio”, confidencia ao idealista/news, numa entrevista na qual aborda, entre outros temas, a necessidade de aumentar a oferta de casas no país, nomeadamente nas periferias de Lisboa e Porto. Uma solução de construção nova que só terá resultados melhorando a mobilidade: “Não podemos só olhar para uma sem olhar para a outra”.
Agentes imobiliários com licença de mediadoras? Assim funciona o mercado
Em vários países, como nos EUA, os agentes imobiliários têm de ter formação específica e uma licença individual para angariar, vender ou arrendar casas. Mas em Portugal não é obrigatório.
Agentes imobiliários esperam vender mais casas em Portugal até junho
A venda de casas em Portugal deverá seguir de vento em popa até junho. Esta é a convicção dos profissionais do setor imobiliário inquiridos pelo idealista, que continuam mais otimistas em relação ao mercado de compra e venda do que à evolução do arrendamento.
Imobiliário em alta: criação de empresas cresce 23% no 1º trimestre
O setor imobiliário e da construção está de boa saúde em 2025, pelo menos no que diz respeito à criação de empresas. Um cenário que é confirmado com os dados mais recentes do Barómetro Informa D&B: no primeiro trimestre de 2025, foram constituídas 1.742 empresas do setor das atividades imobiliárias, o que corresponde a um aumento homólogo de 23%, e 1.954 empresas da área da construção, mais 5,6% que nos primeiros três meses do ano passado.
Agentes imobiliários: para onde caminha a profissionalização do setor?
Há (ou não) cada vez mais e melhores agentes imobiliários profissionais em Portugal? Tendencialmente, muitos players do setor respondem “sim” a esta pergunta, e isso é positivo. Mas será que podemos responder com base em dados e certezas?
Iscte lança pós-graduação online em mediação imobiliária
A mediação imobiliária é dinâmica e está cada vez mais exigente, perante a alta competitividade e novos desafios tecnológicos. Foi perante este cenário que o Iscte Executive Education decidiu criar uma pós-graduação em Mediação Imobiliária Profissional, que vai ser lançada em maio.
“Bola de cristal”: o que esperar do imobiliário em 2025?
No imobiliário, especialmente o nacional, é sempre um grande desafio prever o que vai acontecer - mesmo as pessoas mais sérias, rigorosas e especializadas têm cuidado nestas análises. Quer pela falta ou opacidade dos dados, quer pela lentidão que caracteriza o mercado, por exemplo.
Portuguesa Relive angaria 5,3 milhões para expandir operações nos EUA
A startup portuguesa Relive, empresa tecnológica de mediação imobiliária, captou uma nova ronda de investimento de 5,3 milhões de euros para impulsionar a sua expansão nos Estados Unidos. O financiamento Series A foi liderado pela Indico Capital Partners, com a participação da Shilling e da Bynd.
Agentes imobiliários admitem que preços das casas vão estabilizar
As expectativas dos agentes imobiliários estão moderadamente otimistas neste arranque de ano. Se por um lado esperam vender mais casas, por outro há quem admita que o número de casas arrendadas seguirá igual. E quanto aos preços?
Como definir o "preço certo" na venda de casas? Guia de um especialista
Vender casa pelo melhor valor. Este é o cenário ideal, mas num mercado imperfeito, como é o imobiliário, definir o "preço certo" para promover um imóvel e o profissional ideal para fazê-lo, pode ser por vezes uma tarefa mais complexa do que parece.
IA na mediação imobiliária: “Portugal começa a acompanhar a evolução”
A Inteligência Artificial (IA) é, cada vez mais, uma realidade e está a deixar marcas na sociedade e nos vários setores económicos. O imobiliário não é exceção, sendo esta uma tecnologia que “está a transformar a experiência do cliente, a otimizar processos e a criar oportunidades de negócio”, revela ao idealista/news Miguel Silva, Head of IT da mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s. “E Portugal já começa a acompanhar essa evolução”, avisa.
Diferenças e requisitos para ser agente imobiliário em Portugal, Espanha e Itália
No dinâmico mundo imobiliário, os agentes imobiliários desempenham um papel fundamental na intermediação de transações de compra, venda e arrendamento de imóveis. Em Espanha, Itália e Portugal, para ser agente imobiliário é necessário ser maior de idade (maior de 18 anos). E em Espanha, por exemplo, algumas Comunidades Autónomas exigem o registo no Registo de Agentes Imobiliários, como a Catalunha, as Ilhas Baleares ou a Comunidade Valenciana. Mas não é obrigatório ter formação específica. O mesmo acontece em Portugal, onde é necessário ter uma licença concedida pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC). Em Itália é também necessária a licença correspondente e o registo no registo da Câmara de Comércio. Além disso, neste país esta figura está regulada por lei, no artigo 1754.º do Código Civil, relativo à mediação empresarial.
Como abrir uma agência imobiliária em Portugal
A mediação imobiliária continua de boa saúde em Portugal, sendo um dos setores que melhor resposta tem dado às várias crises. Resiliência e inovação têm sido palavras de ordem e a digitalização e a tecnologia ganharam força nos últimos tempos, sem tirar o lugar à componente humana. A verdade é que o imobiliário, que contribui para o crescimento económico e financeiro do país, continua a oferecer inúmeras oportunidades, havendo, por isso, muitas pessoas tentadas a apostar e investir neste setor, nomeadamente no negócio da compra, venda e arrendamento de casas. Mas há passos a dar na hora de montar/abrir uma agência imobiliária em Portugal. Fica a saber quais são.
Como abrir uma agência imobiliária em Itália
Tal como em Portugal, abrir uma imobiliária em Itália pode representar uma excelente oportunidade de negócio, tendo em conta o entusiasmo que animou recentemente o mercado imobiliário. Mas quais são os requisitos legais que existem e o que é preciso para iniciar um negócio de sucesso?
Como abrir uma agência imobiliária em Espanha
O setor imobiliário oferece inúmeras oportunidades e, por isso, muitas pessoas ponderam trabalhar nele. Alguns empreendedores ambicionam até abrir uma agência imobiliária. Se este é o seu caso e vives em Espanha, continua a ler este artigo, no qual mostramos os passos que é preciso dar para abrir uma imobiliária no país vizinho.
O que é um agente imobiliário, o que faz e quais as suas funções?
No universo do setor imobiliário, no que diz respeito à mediação imobiliária, ou seja, ao processo de venda, compra e arrendamento de uma casa, há uma figura indispensável. O protagonista é o agente imobiliário, que desempenha um papel fundamental em todas as transações. Neste artigo, explicamos o que é um agente imobiliário, o que faz e quais as suas funções. Toma nota.
De ator da Globo a agente imobiliário: “As carreiras caminham lado a lado”
Construiu uma carreira de sucesso na televisão brasileira, tornando-se famoso pelos papéis marcantes na rede Globo, enquanto ator. Mudou-se para Portugal há seis anos, com a família, à procura de maior segurança e tranquilidade. E foi em terras lusas que decidiu abraçar uma nova profissão, a de consultor imobiliário, no segmento de luxo. Marcello Antony explicou em entrevista ao idealista/news o que é mais o apaixona no país que, segundo o próprio, transformou-se na nova Miami da Europa.
IA no setor imobiliário: "Não substitui mas colabora com os agentes"
O desafio da Inteligência Artificial (IA) deve ser assumido por todos os profissionais de todas as áreas, incluindo os que trabalham no setor imobiliário. Os agentes imobiliários podem aproveitar inúmeras oportunidades para aprofundar o seu profissionalismo, explorando o potencial do digital na gestão de uma enorme quantidade de dados, de forma a responder cada vez mais às necessidades dos clientes. Longe de substituir a componente humana, a IA pode multiplicar a sua eficácia, colaborando substancialmente na profissão de agente imobiliário. Esta é a convicção de Diego Caponigro, fundador e CEO da Regold - líder em Itália em serviços dedicados aos mediadores imobiliários -, que esteve à conversa com o idealista/news.
Imobiliário português atrai investidores: HomeLovers junta-se à IQI
É mais um sinal de que o mercado imobiliário português continua a ser atrativo para os investidores estrangeiros e a estar na moda. A agência imobiliária HomeLovers Portugal reforçou a presença no mercado asiático ao integrar-se na rede IQI, membro do líder asiático em proptech Juwai IQI, criando a IQI Portugal HomeLovers. A parceria permitirá à empresa que a oferta de imóveis seja apresentada a mercados como Tailândia, Malásia, China e Vietname, atraindo clientes asiáticos ao mercado imobiliário nacional.
Inovação e sustentabilidade na mediação imobiliária discutidas em Belém
O setor da mediação imobiliária volta a juntar-se em Lisboa para debater o presente e futuro do setor. Temas como a inovação, a sustentabilidade e a tecnologia estarão em foco na Convenção APEMIP Imocionate 2024, que pelo segundo ano consecutivo se realiza no grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCC). O evento é direcionado aos profissionais do setor e realiza-se esta quinta-feira (5 de julho de 2024).
Agentes imobiliários: antes da IA, há que fazer o “básico, bem-feito”
A adoção do uso de Inteligência Artificial (IA) no dia a dia dos negócios, como catalizador de produtividade, é cada vez mais uma realidade, e à semelhança das restantes áreas económicas também no setor imobiliário vai tornar-se indispensável, em articulação com a ação humana.