Data centers: Portugal consolida-se como mercado emergente na Europa
A Inteligência Artificial (IA) está a impulsionar o setor global de data centers para a entrada numa fase de grande expansão, podendo mesmo quase duplicar a capacidade instalada, passando de 103 GW para cerca de 200 GW em 2030. Neste contexto, Portugal começa a consolidar-se como mercado emergente europeu.
Apoio estatal à compra de veículos elétricos esgotou em poucas horas
O programa público de apoio à compra de automóveis elétricos para pessoas singulares esgotou esta segunda-feira (30 de dezembro de 2025) ao fim de poucas horas, no dia em que o Fundo Ambiental abriu o prazo de candidaturas, confirmou à Lusa fonte do Ministério do Ambiente.
Compra de veículos elétricos: candidaturas ao apoio estatal já abriram
As candidaturas ao novo apoio estatal à compra de veículos elétricos, que tem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2025, podem ser apresentadas a partir de desta segunda-feira, dia 29 de dezembro, através do ‘site’ do Fundo Ambiental.O período de candidatura decorre até 12 de fevereiro de 2026 “ou
Arrefecer a casa? Portugal é dos países da UE que consome mais energia
Portugal, Espanha, Grécia e Itália podem chegar a consumir 71% do total de energia na União Europeia (UE) utilizada para arrefecimento de edifícios, por causa do aquecimento global, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira, dia 29 de setembro.De acordo com um relatório divulgado pela Agênci
Estações de energia portáteis: a alternativa aos geradores a gasolina?
Estás a pensar numa solução para ter energia portátil, silenciosa e amiga do ambiente?
Comunidades de energia: Coimbra quer pôr painéis solares em 15 prédios
A Câmara de Coimbra aprovou esta segunda-feira (dia 16 de junho) a delegação de competências à Comunidade Intermunicipal para avançar com projeto de autoconsumo com recurso a painéis solares em 15 edifícios municipais.O projeto é assegurado no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
O desenvolvimento sustentável é o foco destas iniciativas
A sustentabilidade e os projetos sustentáveis estão cada vez mais na ordem do dia e fazem parte do quotidiano das empresas e escolas em todo o mundo.
Energia sustentável: arquiteta portuguesa vence prémio europeu
Os vencedores do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024 já são conhecidos. E entre eles há uma portuguesa. A arquiteta Rita Gomes venceu o prémio europeu na categoria de “Mulheres na Energia” pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy, que se dedica à criação de soluções de energias renováveis integradas em peças de mobiliário.
Casas com garagem: só 37% pode ter carregador para carros elétricos
Perante o desafio atual da crise climática, a sustentabilidade ambiental está a ganhar cada vez maior importância cá dentro e lá fora, tocando todos os setores, desde o imobiliário à mobilidade. E cada vez mais pessoas compram carros elétricos. A questão é que a grande maioria das casas disponíveis no mercado em Portugal não está preparada para instalar carregadores para automóveis elétricos. Isto porque mais da metade da habitação (63%) não possui um lugar de estacionamento ou garagem, na qual há a possibilidade de instalar estes sistemas de carregamento, dificultando, assim, o acesso a veículos elétricos para uso diário, segundo conclui um estudo publicado pelo idealista, o editor desta newsletter.
A minicasa pré-fabricada dos EUA que gera mais energia do que consome
Construir objetos que sejam capazes de gerar pelo menos parte da energia que consomem é uma das linhas de trabalho e investigação que muitas empresas estão a desenvolver.
Mercadona já chegou ao distrito de Lisboa com nova loja em Oeiras
Depois de iniciar a sua rota de expansão em Portugal no verão de 2019, a Mercadona já conta com uma rede de 39 supermercados no país. E a última loja que abriu foi o supermercado em Oeiras, no Taguspark, que marca a entrada da rede espanhola no distrito de Lisboa. A inauguração deste novo supermercado ocorreu na passada quinta-feira, dia 15 de dezembro.
Futuro de Portugal é ser “exportador de energia verde”, avança Costa
A crise energética está instalada na Europa. Tudo começou quando eclodiu a guerra na Ucrânia, um conflito que travou o abastecimento de gás russo no espaço europeu. Desde então, os preços dos produtos energéticos estão a escalar. E a importância de apostar em energias renováveis voltou para a ribalta. Portugal está comprometido em atingir a neutralidade carbónica até 2050, tanto que poderá ser antecipada para 2024. E a intenção do primeiro-ministro sobre esta matéria ainda vai mais longe: “Temos a ambição [de ser] exportadores de energia verde”, declarou António Costa.
Águas termais para aquecer edifícios? Em Chaves já é possível
Em Chaves utiliza-se o calor das águas termais para aquecer cinco edifícios públicos e privados, uma rede de geotermia que está a ser ampliada no âmbito de um projeto-piloto que vai ajudar a reduzir a fatura energética.
Casas eficientes: esta eólica sem pás produz energia doméstica
As energias verdes são hoje uma prioridade para enfrentar a crise energética que se vive na Europa. Ter casas mais eficientes em termos energéticos é o caminho.
Estas casas passivas na Suécia geram mais energia do que consomem
A Suécia, juntamente com os outros países escandinavos, está no topo de todos os rankings de sustentabilidade e inovação, dois conceitos que muitas vezes andam de mãos dadas.
Cortar energia em edifícios, comércio e em casa: Governo vai obrigar
Portugal vai seguir o exemplo de outros países europeus, como por exemplo Espanha, e limitar os níveis de consumo de energia nos edifícios públicos, empresas privadas, comércio, serviços, na indústria e também nas casas das famílias.
“Maior parque solar flutuante" da Europa nasce no Alqueva
Aquele que será “o maior parque solar flutuante” numa albufeira de barragem na Europa nasce em Portugal. Trata-se da Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, que vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 15 de julho de 2022. Esta infraestrutura conta com 12 mil painéis fotovoltaicos e vai gerar energia para abastecer as casas de cerca de 1.500 famílias.
OE2022: painéis solares têm IVA reduzido a 6%
Um dos grandes objetivos do Governo passa por acelerar a transição energética do edificado.
"É urgente que possamos viver em casas de baixo custo energético"
Há uma crise internacional instalada, que tem a energia como pano de fundo, e que tem vindo a servir de catapulta à inflação, muito por efeito da Guerra na Ucrânia. Os consumidores sentem os efeitos diretamente na fatura da energia, mas também de uma forma geral, nas contas do agregado familiar, desde o supermercado, ao custo direto com a habitação, até outras despesas. Por outro lado, Portugal tem um alto nível de casas com más condições térmicas e de conforto. Para combater tudo isto, há que reforçar o recurso a energias renováveis e investir em casas eficientes, defende José Almeida, CEO da Energia Unida, empresa do grupo GreenVolt, em entrevista ao idealista/news.
Ilhas de energia renovável: Dinamarca quer ser independente da Rússia
O Ministério do Ambiente da Dinamarca anunciou que vai reforçar o investimento na construção de duas ilhas artificiais, que vão albergar turbinas eólicas e centrais elétricas, para acelerar o desenvolvimento deste projeto. Trata-se de uma aposta firme do Estado dinamarquês para que as energias renováveis se tornem na principal fonte de abastecimento de energia do país. O custo estimado da obra é de cerca de 34.000 milhões de euros e só estava previsto estar operacional em 2030. Mas com a guerra na Ucrânia, o Executivo dinamarquês decidiu acelerar o projeto para reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis, que vêm sobretudo da Rússia.
Energia elétrica: 73% da produção tem origem renovável
A produção de energia elétrica está na agenda do dia por bons e maus motivos. Portugal deixou de incluir o carvão como fonte de energia em dezembro e, nesse mesmo mês, atingiu-se um novo marco no que diz respeito à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis – representou 73% do total. Mas, por outro, os preços da eletricidade têm estado a subir um pouco por toda a Europa e Portugal não é exceção.
A "casa do futuro" já abriu em Matosinhos – move-se e produz energia verde
A “casa do futuro” já abriu em Matosinhos, Porto, no dia 2 de julho de 2021. Possui uma tecnologia inspirada no girassol que a faz mover para otimizar a produção de energia verde.



Uma casa do século XXI: a primeira caravana que gira 360 graus para obter energia solar
A tecnologia de ponta chegou ao setor das caravanas. A empresa francesa Green Cat Technologies desenvolveu um modelo autosuficiente que consegue gerar a sua própria energia a partir do vento e do sol, sem necessidade de motor. Esta poderia ser a novidade, mas não é. A verdade é que esta caravana, que te pode levar até onde quiseres, consegue girar 360 graus para aproveitar o máximo de sol.
Deco Alerta: Bombas de calor para aquecer a água? São mais ecológicas e eficientes
Agora que o frio parece ter vindo para ficar, damos-te alguns conselhos para aqueceres a água. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, mostramos-te quais são os benefícios das bombas de água, que até são equipamentos mais amigos do ambiente.
Conhece o carro elétrico que está a viajar por seis países europeus
A ABB, um dos principais parceiros do avião movido a energia solar, o “Solar Impulse”, embarcou numa aventura idêntica mas... por terra: fazer uma viagem de carro elétrico de Espanha até à Alemanha.