Composto por dois projetos híbridos, o Theia totaliza 295,45 MW distribuídos por produção solar, eólica e armazenamento.
Comentários: 0
Central Fotovoltaica da Cavaleira
Hyperion Renewables
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A Hyperion Renewables, empresa ibérica dedicada ao desenvolvimento, financiamento e operação de projetos de energia renovável, acaba de fechar o financiamento de 210 milhões de euros para o Projeto Theia, para suportar a construção, operação e refinanciamento de um portefólio de projetos de energia renovável em Portugal. 

O Theia é constituído por dois projetos híbridos, totalizando 295,45 MW, e por um conjunto de Unidades de Pequena Produção (UPPs), segundo é anunciado em comunicado. O projeto da Cavaleira é caso único no país, combinando solar, eólica e baterias ligadas a um único ponto de ligação à rede, enquanto o projeto de Vale de Moura integra solar e armazenamento em baterias.

Central Fotovoltaica de Vale de Moura
Hyperion Renewables

A maior parte da energia gerada será vendida através de Power Purchase Agreements (PPAs) de longo prazo, celebrados com entidades nacionais e internacionais, incluindo um PPA híbrido. Cerca de 70% da produção do portefólio encontra-se já assegurada por estes contratos, sendo a restante comercializada diretamente no mercado. Já os projetos de armazenamento em baterias beneficiam ainda de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reforçando, deste modo, a importância estratégica do armazenamento para a integração das renováveis e para a segurança do abastecimento.

Na nota, a Hyperion Renewables adianta que operação foi viabilizada através de um consórcio de bancos e de uma gestora de ativos, tanto portugueses como internacionais, combinando dívida a nível dos projetos e dívida a nível da holdco, numa solução que assume um caráter inovador no mercado português para projetos com uma importante componente de armazenamento de energia. 

Trata-se de uma operação que teve assessoria jurídica da CS Associados, em representação da Hyperion Renewables, da PLMJ, enquanto assessores legais do sindicato bancário da dívida ao nível dos projetos, e da Perez-Llorca, como assessora jurídica da Eiffel Investment Group S.A.S., no âmbito da dívida ao nível da holdco. 

Unidade de pequena produção de Vale de Moura
Hyperion Renewables

Do total de 210 milhões de euros financiados, cerca de 175 milhões correspondem a dívida ao nível dos projetos, concedido por um sindicato bancário composto pelo banco Santander Totta, Banco Português de Fomento, BCP e pela Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC). Os restantes 35 milhões dizem respeito a dívida na holdco, assegurada pela Eiffel Investment Group.

Os recursos obtidos destinam-se a suportar o investimento nos projetos (CAPEX) e a refinanciar ou reembolsar a dívida associada a ativos já operacionais.

Citada no documento, Aytea Amandi-Alvarez, CEO da Hyperion Renewables, afirma que, para a empresa, “esta operação representa um marco estratégico no seu percurso de crescimento e consolidação no mercado ibérico e europeu”, acrescentando que “o Projeto Theia demonstra que é possível estruturar, em Portugal, financiamentos bancários robustos para portefólios renováveis cada vez mais complexos, integrando produção e armazenamento de energia”. 

Este financiamento reforça a nossa ambição de desenvolver soluções que combinem escala, inovação e contributo real para a competitividade e para a transição energética”, conclui.

Aytea Amandi-Alvarez
Aytea Amandi-Alvarez, CEO da Hyperion Renewables Hyperion Renewables

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta