Mau tempo em Portugal: o que são diques e para que servem?
A rotura de um dos diques do Rio Mondego junto a Coimbra provocou, na quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026, o colapso de um segmento da A1. Eis algumas perguntas e respostas sobre essas obras hidráulicas destinadas a regular cursos de rios, segundo especialistas ouvidos esta quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2026, pela agência Lusa:
Bruxelas debate com Portugal revisão de PRR mas desconhece plano nacional
A Comissão Europeia (CE) disse esta sexta-feira (13 de fevereiro de 2026) estar a debater com Portugal uma revisão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) devido às consequências do mau tempo, mas indicou desconhecer uma iniciativa com nome idêntico apenas com fundos portugueses.
Apoios simplificados limitados a concelhos em situação de calamidade
O Ministério da Agricultura esclareceu esta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026) que apenas os concelhos em calamidade são elegíveis aos apoios simplificados, pelo que, nos restantes não é possível converter uma declaração de prejuízos em candidatura.
Governo tem vários planos para recuperar o país, garante primeiro-ministro
Luís Montenegro afirmou esta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026) em Alcácer do Sal que o Governo está empenhado em recuperar o país e já tem vários planos de intervenção, alguns a 25 anos. As fontes de financiamento do novo Plano de Recuperação e Resiliência exclusivamente português, a que o primeiro-ministro chamou PTRR, são múltiplas: desde o Orçamento do Estado, ao Fundo Ambiental, ao Banco de Fomento, ao BEI, ao Fundo de Solidariedade e ao PT2030. As estimativas apontam para prejuízos (provocados pelo mau tempo) superiores a 4.600 milhões de euros.
Montenegro anuncia PRR nacional e mais apoios para estragos do mau tempo
O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026) que haverá um Plano de Recuperação e Resiliência exclusivamente português, a que chamou PTRR, para que o país possa recuperar economicamente das consequências do mau tempo e atuar nas infraestruturas mais críticas. Durante uma visita às zonas afetadas pelas cheias em Alcácer do Sal, Luís Montenegro anunciou também que o Conselho de Ministros aprovou o aumento do montante global da linha de crédito à tesouraria de 500 para mil milhões de euros para as empresas afetadas pelo mau tempo.
Mau tempo: apoios do Governo com "dificuldade" em chegar ao AL
A associação que representa o alojamento local em Portugal recebeu “alguns pedidos de informação de proprietários”, que manifestaram dificuldade em encaixar-se nas linhas de apoio criadas para responder ao impacto do mau tempo que se tem feito sentir. O presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) explicou que isso é, em parte, natural, desde logo porque muitos alojamentos locais não são residências primárias.
Coimbra: desabou troço da A1 onde ocorreu rompimento do dique
Um troço da Autoestrada 1 (A1) desabou na quarta-feira (dia 11 de fevereiro de 2026) à noite na sequência do rompimento do dique nos Casais, em Coimbra, adiantou à Lusa fonte da Brisa, indicando que o abatimento ocorreu na placa sobre o aterro que dá acesso ao viaduto naquela zona.
Tempestades: engenharia civil tem de participar mais nas decisões
O presidente do colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros defendeu esta terça-feira (10 de fevereiro de 2026) que a sociedade se deve preparar melhor para enfrentar os fenómenos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, chamando mais a engenharia civil a participar nas decisões.
Ministra da Administração Interna demite-se e Marcelo aceita
A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou esta terça‑feira (10 de fevereiro de 2026) a demissão, alegando já não dispor das condições pessoais e políticas necessárias para continuar no cargo, tendo o pedido de demissão sido aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Moratória Kristin: como pedir suspensão dos créditos e quais os riscos
A tempestade Kristin causou prejuízos significativos em várias zonas do país, afetando habitações, empresas e o rendimento de muitas famílias.
Tempestades: que prejuízos cobre o seguro da casa e como posso agir?
O mau tempo – chuvas intensas e ventos fortes – não está a dar tréguas em Portugal, estando o país a ser alvo de várias tempestades que estão a ter consequências graves no parque habitacional, e noutras infraestruturas, em várias regiões. Muitas pessoas, por causa das cheias, ficaram desalojadas e perderam os seus bens, tais como eletrodomésticos e artigos de mobiliário. Como devem agir nestas situações? Será que o seguro que têm da casa cobre estes danos/prejuízos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Mau tempo mobiliza construtoras – investimento climático deve dobrar
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, disse esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro de 2026, que empresas de construção civil vão concentrar na região Centro trabalhadores que estavam noutros pontos do país para a reconstrução das zonas afetadas pelo mau tempo, numa altura em que Portugal vai investir cerca de 171 milhões de euros anuais em medidas de adaptação às alterações climáticas, o que representa apenas 43% do valor necessário para se proteger contra fenómenos meteorológicos extremos, segundo o instituto McKinsey.
Depressão Kristin: quem paga os danos causados nos eletrodomésticos?
O mau tempo continua a não dar tréguas em Portugal, com períodos de chuva intensa e ventos fortes que estão a deixar marcas em muitas casas e famílias. As falhas de eletricidade estão também a fazer mossa, levando à avaria de eletrodomésticos e/ou outro tipo de equipamento. Como proceder nestas situações e quem é responsável pelos danos causados nos aparelhos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Mau tempo: reconstrução de casas terá apoio do Governo até 10 mil euros
O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros, “sem necessidade de documentação”, nos casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou este domingo, dia 1 de fevereiro de 2026, o primeiro-ministro.
Mau tempo: danos cobertos por seguro estão a ser identificados
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) está a recolher informação junto das empresas do setor para apurar dados sobre o impacto da depressão Kristin "relativamente aos danos cobertos por seguro", disse à Lusa fonte oficial da entidade.A mesma fonte da APS, associação que representa mais de 99%
Mau tempo: o que fazer para evitar danos em casa (e prejuízos)
Numa altura em que o país tem estado sob influência de tempestades, vários especialistas alertam para a ocorrência de prejuízos sérios em casa e que, muitas vezes, resultam de erros simples e evitáveis.
Tempestade Martinho: quem paga os estragos no carro ou em casa?
A tempestade Martinho deixou um rasto de destruição por todo o país, com ventos fortes, chuvas intensas e inundações a causarem danos significativos em habitações, veículos e infraestruturas públicas.
Mau tempo: depressão Martinho deixa rasto de destruição em Portugal
Nos últimos dias, a depressão Martinho varreu Portugal, deixando um rasto de destruição em várias regiões do país.
Tempestade Martinho levanta dúvida antiga: é IKEÁ ou IKEIA?
A depressão Martinho passou em Portugal na madrugada desta quinta-feira (dia 20 de março), com o vento forte a provocar milhares quedas de árvores e a danificar vários edifícios. E levou também parte do letreiro de uma das lojas da IKEA.
DANA: governo espanhol aprova 10.600 milhões de euros de ajudas
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou um plano de apoios estatais para as zonas afetadas pela tempestade DANA que está avaliado em 10,6 mil milhões de euros, e que será alargado à medida que surgirem necessidades. Revelamos em baixo algumas das medidas anunciadas pelo governo espanhol.
Alerta de mau tempo: guia sobre o que fazer em caso de temporal
Após os dias de tragédia vividos na Comunidade Valenciana, em Espanha, devido à tempestade DANA, e estando o nosso país sob a influência da tempestade Patty, aumentam as preocupações sobre chuvas torrenciais.
Tempestade de neve na Califórnia: a mais forte desde 1989
Vivem-se dias gelados na Califórnia, assolada por uma verdadeira tempestade de neve. O frio atingiu o estado dos EUA conhecido pela suas temperaturas amenas e há inúmeros inconvenientes e problemas a serem registados. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência devido a tempestades de inverno em 13 condados, incluindo o condado de Los Angeles. É a tempestade de neve mais forte desde 1989.



As fotos espetaculares tiradas por um "caçador de tempestades"
O mau tempo voltou a Portugal, desta vez provocado pela tempestade Celia. Se Mike Olbinski estivesse por perto, os efeitos dos fenómenos meteorológicos deste temporal de alto impacto ficariam com certeza registados em imagens.
Veneza resiste à ‘acqua alta’ graças ao Mose - um sistema criado para travar inundações na cidade
A cidade italiana de Veneza ativou, pela primeira vez, o Mose, um sistema criado para prevenir inundações e defender os habitantes da temida ‘acqua alta’. A barragem é composta por 78 comportas, preparadas para travar ventos de até 40 km por hora e impedir a subida do nível da água do mar até três metros.
EDP declara Estado de Emergência em Coimbra e pondera pedir ajuda internacional
A EDP Distribuição declarou este domingo (14 de outubro de 2018) o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.