Setor da construção

Criação de empresas: imobiliário e construção com o maior crescimento

A criação de empresas em Portugal registou um aumento, desde início de 2025 até final do mês de julho, de mais 263 constituições, ou seja, +0.8% face a período homólogo do ano passado, o que em números totais de novas empresas se traduz em 32.422. Os setores do imobiliário e da construção impulsionaram este crescimento.
Empresas de Alojamento Local

Alojamento Local: criação de novas empresas cai 24% num ano

O Alojamento Local (AL) tem estado envolto de polémicas nos últimos tempos. O anterior Governo socialista criou várias medidas penalizadoras da atividade (como a contribuição extraordinária e a suspensão de licenças de AL, por exemplo), para que mais casas de alojamento de curta duração fossem colocadas no mercado de arrendamento tradicional. Mas o novo Executivo de Montenegro já está a colocar um ponto final nestas medidas sobre o AL que considera “erradas”. A verdade é que esta incerteza sobre a atividade do AL teve impacto no tecido empresarial: entre janeiro e julho desde ano registou-se um recuo de 24% no número de novas empresas de Alojamento Local.
Empresas na construção

Construção e imobiliário a crescer: há mais empresas novas em 2022

O setor da construção e imobiliário vive um bom momento em 2022, apesar dos vários constrangimentos que sente devido à subida dos preços dos materiais, da energia, dos custos com a mão de obra e das taxas de juro em alta. Até outubro deste ano, o número de empresas cresceu, quer no ramo da construção (+8,2%), quer nas atividades imobiliárias (+13%), face ao mesmo período do ano passado. Já as insolvências caíram na construção entre estes dois momentos.
Construção alimenta recorde de criação de novas empresas em Portugal

Construção alimenta recorde de criação de novas empresas em Portugal

O ano de 2019 bateu o recorde de criação de novas empresas no país, com um aumento de 6,4%, para 48.854 unidades, face a 2018. O perfil setorial do tecido empresarial português sofreu alterações, com os transportes e a construção a registarem os maiores crescimentos no ano passado, substituindo as atividades imobiliárias e o alojamento e restauração, de acordo com o barómetro Informa D&B.
OptimHome, a imobiliária sem lojas que está a crescer em Portugal

OptimHome, a imobiliária sem lojas que está a crescer em Portugal

O negócio da OptimHome, a primeira rede imobiliária a funcionar sem espaços físicos (sem lojas) em Portugal – opera no país desde 2014 –, “tem vindo a crescer”. Quem o diz é Luís Lopes, coordenador comercial da mediadora de origem francesa. “Temos cerca de 3.000 imoveis angariados em todo o país e cerca de 100 comerciais. Estamos com um bom crescimento. A meio deste ano conseguimos fazer o equivalente ao ano passado todo”, conta ao idealista/news.