Reforma: 27% dos portugueses diz estar a poupar para o futuro
Há cada vez mais portugueses preocupados com a poupança para a reforma. De acordo com o estudo do Observador Cetelem Literacia Financeira, 27% dos inquiridos revelam tomar medidas para acautelar a reforma, principalmente através de contas a prazo e planos de poupança reforma.
Maioria dos portugueses vai passar a Páscoa em casa
A maioria dos portugueses (71%) passará a Páscoa no conforto da casa ou na dos seus familiares e amigos. Em causa está o estudo Observador Cetelem Páscoa 2018, que concluiu que os residentes em Portugal optam sobretudo por “‘ir para fora cá dentro’ e por fazer umas miniférias junto dos que lhes são mais próximos para recarregar baterias”.
Metade dos portugueses vão comprar uma prenda de Natal... para si próprios
Se eu não gostar de mim, quem gostará? Um lema saído da publicidade, é certo, mas que assenta que nem uma luva às intenções dos consumidores portugueses para este Natal. Porquê? Porque 50% dos portugueses tencionam comprar uma prenda de Natal para si mesmos. Uma tendência que se tem vindo a consolidar nos últimos anos, de acordo com um estudo do Observador Cetelem.
Natal: 30% das famílias portuguesas quer poupar mais este ano
O Natal está aí à porta e... as compras também. Ainda assim, a quantidade de prendas no sapatinho vai diminuir. Isto porque o número de portugueses que pretendem poupar no Natal cresceu. A intenção de poupança subiu de 25% em 2016 para 30% este ano. Os consumidores querem cortar nos presentes, restringindo-se às ofertas a crianças ou familiares mais próximos.
Mais de 80% dos portugueses preferem comprar produtos certificados e com selo de qualidade
Os portugueses são unânimes. Na dúvida, e perante uma situação de compra de um produto em detrimento de outro, preferem aqueles que apresentam rótulo ou certificação. Para 82 % dos portugueses estes são aspetos fundamentais para que possam confiar numa marca. Esta é uma das principais conclusões do estudo Observador Cetelem sobre “Consumo na Europa: Novos Caminhos para a Confiança”.
O fim da crise? Confiança dos portugueses em máximos de dez anos
Crise e austeridade foram palavras muito usadas e ouvidas pelos portugueses nos últimos anos, mas a nuvem negra parece ter passado. O cenário é agora mais animador, já que desde 2007 que os portugueses não estavam tão confiantes na situação do país. Numa avaliação de 1 a 10, o resultado é de 4,6 pontos, mais 1,1 pontos que no ano passado. Esta é uma das conclusões do estudo do Observador Cetelem Consumo 2017.
Portugueses só vão gastar 114 euros em prendas de Natal
Os portugueses pretendem gastar 114 euros em prendas neste Natal, menos 40% face a 2011, ano da chegada da troika. Em 2012 os gastos que se pensava ter com os presentes ascendiam aos 126 euros e em 2011 chegavam aos 192 euros.
famílias têm dificuldades para lidar com gastos extraordinários
a crise, as medidas de austeridade e o desemprego estão a deixar muitas marcas na sociedade, obrigando os portugueses a ajustar os respectivos orçamentos e a mudar bastante os hábitos de poupança.