
Autarquia de Cascais aprova isenção do IMI para habitação própria
A Câmara de Cascais aprovou no pacote fiscal municipal para 2024 a isenção da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em prédios urbanos construídos, recuperados ou adquiridos para habitação própria e permanente, e redução do imposto até 0,30%.

Rede Smart Studios vendida por 200 milhões à Round Hill Capital
Está consumado aquele que é um dos negócios imobiliários do ano. Trata-se da venda da rede Smart Studios ao grupo de investimento Round Hill Capital por 200 milhões de euros, tendo o acordo sido assinado no dia 9 de junho de 2022. Foi em dezembro de 2021 que se soube que a rede de espaços de coliving e residências de estudantes tinha colocado no mercado uma carteira de imóveis que estava, de resto, a despertar o interesse de várias instituições.

Alojamento Local está com falta de “oxigénio” devido à pandemia e pede mais apoios ao Governo
A Associação do Alojamento em Portugal (ALEP) pediu ao Governo, esta terça-feira (23 de fevereiro de 2021), um reforço “emergente” de apoios às micro e pequenas empresas, porque precisam de “oxigénio” para resistir à “reta final” de uma “maratona dificílima” devido à pandemia da Covid-19.

Ocupação no AL no Porto ronda os 10% este inverno
A ocupação no Alojamento Local (AL) no Porto ronda este inverno os 10% e os poucos clientes são pessoas que podem trabalhar remotamente e escolhem Portugal para o fazer, disse o presidente da Associação de Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda.

Guimarães terá uma residência universitária de “referência mundial” com 632 camas
Vai nascer em Guimarães “um projeto pioneiro em Portugal de residências universitárias, de iniciativa privada”. Trata-se de uma residência universitária “de referência mundial” que terá 632 camas, num investimento de 15 milhões de euros, anunciou o município, numa nota publicada na sua página de Facebook, adiantando que a residência ficará situada na freguesia de Azurém, a 650 metros da Universidade do Minho.

Prédio degradado em Braga ganha “segunda vida” como residência privada de estudantes
Um prédio degradado e que está há décadas votado ao abandono em Braga vai ganhar uma “segunda vida” como residência privada de estudantes, com 170 unidades de alojamento. A Câmara Municipal de Braga (CMB) aprovou, esta segunda-feira (28 de dezembro de 2020), em reunião do executivo, o interesse público da construção do imóvel, com a abstenção do PS e a CDU.

Viver numa residência universitária a estrear sem pagar? Há um passatempo com 4 vagas em aberto
A U.hub, operador de referência de residências universitárias, vai atribuir quatro bolsas de alojamento em residências U.hub, contribuindo para superar as dificuldades económicas originadas pela pandemia da Covid-19. Para esse efeito, está a promover um passatempo, sendo que aos vencedores será atribuída uma bolsa de alojamento nas novas residências de Lisboa e Porto – em Benfica e na Asprela, respetivamente – que irão abrir em setembro.




há menos 36% de edifícios muito degradados que em 2001 (gráficos)
em dez anos, entre 2001 e 2011, os edifícios muito degradados diminuíram 36% e os que têm de ter grandes reparações baixaram 40,4%.