
Rumores do dia
Desemprego continuará alto no pós-Troika: Apesar da ligeira retoma económica vivida em Portugal, as taxas de desemprego continuarão altas, devido, sobretudo, ao desemprego estrutural, já que a maioria dos desempregados não tem as qualificações necessárias aos novos empregos que se estão a criar. No pós-Troika, 90% do desemprego é para ficar, escrever o Jornal de Negócios, referindo que em 2014 haverá mais 103 mil pessoas classificadas como desempregados estruturais que em 2010. (Jornal de Negócios)
FMI diz que Portugal tem “boas razões” para sair com um programa cautelar
Um alto dirigente do Fundo Monetário Internacional (FMI) garantiu que a instituição se sente confortável com um cenário em que Portugal sai do programa de ajustamento com uma linha de crédito cautelar, uma opção que o Governo quis afastar durante muito tempo, mas que tem ganho força nas últimas semanas.
Nova lei das pensões apresentada até julho
O Ministério das Finanças assegurou que a medida que vai substituir a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) ainda não está finalizada e só será discutida com a troika na 12ª avaliação, com vista à entrega de um projeto-de-lei ao Parlamento até ao final de julho.

Quase 90% das famílias que pedem ajuda à Deco terminam em insolvência
A maioria das famílias que pede ajuda à Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor já se encontra numa situação financeira tão degradada que têm de ser reencaminhadas para insolvência. Em causa estão quase 90% dos agregados, que desta forma já não podem ser ajudados.

Governo ainda tem de “ganhar” 700 milhões para cumprir défice
No Conselho de Ministros desta quinta-feira (dia 10), o Governo não fechou as medidas necessárias para baixar o défice para 2,5% no próximo ano, tendo agendada uma nova reunião extraordinária para terça-feira (dia 15). Segundo o Diário Económico, até ontem, o Executivo identificou poupanças no valor de mil milhões de euros, estando ainda a ser trabalhada a solução final para conseguir os restantes 700 milhões.

Rumores
Portugal terá programa cautelar mesmo que tenha acesso aos mercados: Portugal deve recorrer a um programa cautelar no pós-troika independentemente de ter ou não acesso pleno aos mercados ou mesmo que disponha da opção de uma saída limpa, como fez a Irlanda.

Portugal não escapa a programa pós-resgate, diz BCE
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou esta segunda-feira que Portugal vai ter um programa para o período de transição após a conclusão do atual programa de resgate da troika, mas que ainda não está decidida a sua forma. "Sobre o período de transição, haverá um programa.

Radiografia do dia: As dez palavras do ano em Portugal
Qual destas será eleita a palavra do ano de 2013? As dez finalistas são “bombeiro”, “coadoção”, “corrida”, “grandolada”, “inconstitucional”, “irrevogável”, “Papa”, “piropo”, “pós-troika” e “swap”.

governo e troika já começaram a preparar o pós-troika
o apoio a portugal para lá do actual programa de resgate, no chamado pós-troika, já começou a ser trabalhado.

acordo de salvação nacional já está a ser discutido
pedro passos coelho e antónio josé seguro aceitaram esta quinta-feira tentar o acordo de salvação nacional que foi proposto na véspera pelo presidente.
conselho de estado pede equilíbrio, solidariedade e estímulo à economia
o conselho de estado terminou à meia-noite de ontem, ao fim de quase sete horas de reunião.
protesto acompanha reunião de conselho de estado
os conselheiros de estado reúnem-se esta segunda-feira com o presidente da república para falar sobre o pós-troika e o conselho europeu de junho.