A mudança de paradigma nas famílias, a consciência ambiental, a necessidade ou até mesmo ambições pessoais deram lugar a novas formas de habitar. Às casas tradicionais juntaram-se alternativas para viver, fruto, também, do avanço da tecnologia e industrialização na construção. Nos tempos modernos, há muitas formas de viver, seja em casas modulares, pré-fabricadas, ou até mesmo caravanas/casas móveis. Mas, afinal, será possível ter a morada fiscal nestes tipos de habitação?
Concebida para sobreviver em territórios inóspitos, a Living Vehicle foi projetada para proporcionar uma vida o mais confortável e agradável possível com a casa às costas e, claro, mais económica em termos de energia.
Já te imaginaste a viver e teletrabalhar em qualquer lado? Com a caravana Quatro é possível. Esta pequena casa sobre rodas oferece um espaço compacto, mas com todo o conforto de um lar.
Tudo começou em 2013 quando dois amigos, um português e um austríaco, deram o pontapé de saída para aquela que viria a ser a maior empresa de aluguer de autocaravanas da Europa.
O estúdio de arquitetura francês Atelier JMCA transformou uma carrinha numa autocaravana. Trata-se de uma carrinha marca Pegeout Boxer que se converteu numa casa para duas pessoas.
Aigars Lauzis, o CEO da Zeltini, conseguiu criar o veículo perfeito para viajar pelo mar e pelas montanhas sem ter que apanhar um comboio ou barco.
Paciência, muito entusiasmo e uma rede social em expansão. Com todos esses ingredientes, Demi Skipper conseguiu uma casa de 750 metros quadrados (m2) avaliada em 80.000 euros após 18 longos meses de trocas. A californiana de 30 anos fez mais de 20 transações e tudo começou com um gancho de cabelo, segundo o Washington Post.
Para conhecer o hotel com encanto desta semana viajamos até à Califórnia.
A empresa Airstream Interstate, especializada em minicasas sobre rodas e reboques, apresenta a sua maior linha de luxo.
A moda das autocaravanas já se estava a instalar em Portugal, por influência internacional, e ganhou um novo impulso com a pandemia da Covid-19, que gerou um aumento da procura por este tipo de turismo.
Esta espécie de “tenda” portátil da marca Scout adapta-se a qualquer espaço traseiro dos jipes 4x4 – muito vendidos, e especialmente famosos, nos EUA.
Esta caravana foi convertida numa linda minicasa de apenas 8 metros de comprimento.
Todas as quartas-feiras abrimos as portas de um hotel com encanto. E desta vez mostramos-te exemplares bem diferentes do habitual: autocaravanas com muito estilo. A ideia tradicional de reboques feios tornou-se obsoleta com a chegada do ‘glamping’.
Dois cidadãos britânicos que vivem na Nova Zelândia transformaram uma ambulância antiga num pequeno veículo de luxo de quatro rodas chamado "Ivan".
Se tivesses um milhão de euros, com toda a certeza terias muitas opções para gastar o dinheiro: uma viagem, uma casa maior, um carro e muito (muito) mais.
A Timeless Travel Trailers, com sede no Colorado (EUA), tem uma vasta gama de projetos de caravanas convertidas em casas. Mas o design mais recente é, de longe, um dos melhores.
As autocaravanas são uma moda do momento, mas este tipo de turismo está a enfurecer os autarcas da Costa Alentejana. Alertam que estão a destruir as praias e o comércio local.
Viajar numa caravana é uma experiência e tanto. Desfrutar do momento sem as “amarras” dos hotéis e de outras formas de alojamento é algo altamente valorizado por quem decidir viajar desta maneira.
Para viver com a "casas às costas" não há melhor opção que uma caravana. Ainda assim elas têm limitações. Não será boa ideia colocar uma caravana tradicional num terreno íngreme, de montanhas ou lamacento. Mas isso mudou, com o EXP-6 Expedition Trailer...
O verão está à porta e com ele vem o calor. E nada melhor que ser criativo para aproveitar a onda de bom tempo que se avizinha. Como? Através, por exemplo, de uma piscina “portátil” que se encontra no cimo de uma caravana. Uma excelente forma de fazer inveja aos vizinhos do parque de campismo.
Viajar com a casa às costas é mais fácil que nunca. A moda das minicasas com rodas veio para ficar, de tal forma que há cada vez mais empresas a testar novos modelos. A empresa francesa Tipoon decidiu criar uma minicaravana leve e espaçosa cujo tamanho pode ser triplicado através de um simples carregar num botão.
O reboque tem acompanhado, ao longo dos anos, os amantes do turismo. Um veículo que oferece a liberdade de passear e correr mundo, livre das amarras de hotéis ou apartamentos. E a verdade é que os reboques não precisam de ser necessariamente feios. Curioso?
O carpinteiro Jim Toplin trabalhou obsessivamente na construção de uma pequena caravana de madeira. O resultado? Está à vista. A minicasa foi inspirada numa carruagem inglesa do século XIX e batizada como “Trillium Caravan”. Está à venda por 53.000 euros.
A empresa alemã Volkner Mobil lançou uma nova gama de autocaravanas. Há uma a destacar-se, a série de luxo “Performance S”. Trata-se de um verdadeiro passo à frente no mundo das casas sobre rodas: algo como um hotel de cinco estrelas em que podes viajar até onde quiseres. Tem uma cozinha equipada, uma espaçosa sala de estar e uma casa de banho com aquecimento. E, imagine-se, até traz garagem para o carro... Tudo por 1,4 milhões de euros.
Viajar para qualquer parte do mundo, levando a casa às costas. Um conceito que reúne muitos adeptos e que se tornou possível graças a uma célebre invenção: as caravanas. Mas esta minicasa (com rodas) - que se apresenta como sua concorrente- quer transformar esse modelo de viagem. Tem 42 metros quadrados (m2), capacidade para cinco pessoas e detalhes de luxo em cada recanto. Foi desenvolvida por Rocky Mountain Tiny Houses nos Estados Unidos (EUA).
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever