Casas pré-fabricadas em Leiria

Leiria compra casas pré-fabricadas para instalar desalojados

O município de Leiria vai comprar 13 casas pré-fabricadas para instalar desalojados, com um custo de cerca de meio milhão de euros, afirmou o presidente, Gonçalo Lopes, na quarta-feira, dia 4 de fevereiro.“Neste momento, temos em processo de contratação 13 casas, num montante aproximado de meio milh
Breanna Banaciski

Agente imobiliária conquista o TikTok a vender casas com humor

Há agentes imobiliários que te mostram uma casa como se estivessem a narrar um documentário da National Geographic. E depois há Breanna Banaciski, mais conhecida como @tampa_bre, que entra numa casa, olha para a câmara e parece prestes a começar o monólogo de uma comédia… mas com uma chave na mão. O que diz não é o típico “esta sala de jantar é maravilhosa”. O seu estilo combina sarcasmo e teatralidade, com uma energia que passa entre o “estou a rir para não chorar”. Com esta abordagem, tornou-se numa das vozes mais virais do setor imobiliário no TikTok.
Nova Iorque

Baixa troca de casas trava congelamento das rendas em Nova Iorque

A proposta de congelamento das rendas em Nova Iorque, lançada pelo novo presidente da câmara, Zohran Mamdani, não é propriamente o “conto de fadas” que muitos inquilinos esperam, segundo Mark Ellwood, correspondente do Financial Times, que vive há quase três décadas no mesmo apartamento com renda estabilizada. Em primeira pessoa, Ellwood explica como a pouca rotatividade dos imóveis faz com que os controlos de preços beneficiem sobretudo quem já lá mora – e não os centenas de pessoas que procuram uma habitação acessível.
Sobrelotação habitacional

Sobrelotação habitacional afeta os mais novos (e não só) em Portugal

Quase 20% dos jovens até aos 17 anos vivem em casas sem espaço suficiente, tornando-os o grupo mais vulnerável à sobrelotação habitacional em Portugal. Em 2024, cerca de 1,2 milhões de pessoas (cerca de 11,2% da população) residiam em alojamentos com divisões insuficientes para garantir conforto e privacidade, num contexto em que o número de casas sobrelotadas cresceu mais de 17% na última década, apesar do fraco aumento do parque habitacional.
Casas pequenas

Falta de habitação acessível empurra famílias para casas mais pequenas

Com os preços das casas a aumentar e os salários a não conseguirem acompanhar esta subida, há cada vez mais famílias em Portugal a enfrentar dificuldades no acesso à habitação adequada ao seu rendimento. Por consequência, a dimensão das habitações que podem ser adquiridas ou arrendadas dentro da taxa de esforço recomendada de 33% tem vindo a diminuir de forma significativa, sobretudo nas grandes cidades e regiões do litoral.
Alojamento Local em Portugal

Crise da habitação: associação de AL alerta para “erro de diagnóstico” da UE

O arrendamento de casas de curta duração para turistas – o chamado Alojamento Local (AL) – volta a esta no centro das atenções. O comissário europeu da Habitação, Dan Jørgensen, afirma que o AL passou a ser um “problema” em muitas cidades europeias, sendo um dos fatores que levou à subida dos preços das casas para “níveis inaceitáveis”. Uma ideia que não é defendida pela Associação Alojamento Local Porto e Norte (ALPN), que considera que a Comissão Europeia (CE) está a fazer um “erro de diagnóstico” na crise da habitação.
Quartos para arrendar em Portugal

Quartos para arrendar: oferta cresce 79% e diminui pressão na procura

O mercado habitacional está caro tanto para comprar como para arrendar em Portugal, tornando-se difícil pagar uma casa sozinho. É por isso que arrendar um quarto continua a ser uma solução para estudantes e jovens deslocados, mas também para quem está a passar situações de separação, divórcio, desemprego ou aperto orçamental, incluíndo famílias, com filhos, que têm de optar por partilhar casa. Mas como está este mercado atualmente? Os dados mais recentes do idealista revelam que a oferta de quartos para arrendar no país cresceu 79% no quarto trimestre de 2025 face ao mesmo período de 2024. E, por conseguinte, a pressão da procura diminuiu na ordem dos 44% no último ano.
Fundos a investir em arrendamento acessível

Fundos a apostar em arrendamento acessível? Só com isenção fiscal

O presidente da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), João Pratas, propôs esta terça-feira, dia 3 de fevereiro, no Parlamento a criação de um veículo para isentar de tributação os fundos que coloquem os seus imóveis no arrendamento acessível.Declarando que
Coliving em Madrid

Madrid vai construir o primeiro ‘coliving’ municipal para jovens

A Câmara de Madrid vai iniciar este ano a construção do primeiro ‘coliving’ municipal de Espanha, um projeto pensado para ajudar os jovens a emanciparem-se através de uma nova fórmula de alojamento acessível. O edifício terá 49 estúdios individuais e várias zonas comuns, e ficará situado na rua Ofelia Nieto, no distrito de Moncloa-Aravaca. Segundo explicou Álvaro González, delegado da Área de Habitação, a primeira pedra será colocada antes do verão e o projeto terá um investimento de 6,5 milhões de euros.
Apoio para casas afetadas pelo ruído do aeroporto de Lisboa

Casas afetadas pelo ruído do aeroporto de Lisboa têm novo apoio

As autarquias de Lisboa e Loures são as que vão receber as maiores fatias dos 10 milhões de euros anunciados pelo Governo para melhorar o isolamento acústico das habitações afetadas pelo ruído do Aeroporto Humberto Delgado.A Lusa questionou as câmaras dos quatro municípios que assinaram protocolos c