Casas em Lisboa

Preço das casas duplicou em Portugal em 15 anos

Os preços das casas aumentaram 5,1% na zona euro e 5,4% na União Europeia, no segundo trimestre em comparação com o período homólogo, divulga hoje (dia 03 de outubro de 2025), o Eurostat, com Portugal a registar o maior avanço, de 17,2%.
Hasta pública da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Santa Casa de Lisboa leva nove imóveis a hasta pública por 3,09 milhões

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) está interessada em “desfazer-se” de património, tendo anunciado que vai levar a hasta pública nove imóveis, que estão localizados sobretudo em Lisboa: há um em Sintra e outro em Odivelas. A hasta pública realiza-se dia 19 de novembro de 2025 e o valor base global é de 3,09 milhões de euros.
IMT na compra de casas por estrangeiros

IMT vai subir para não residentes – pesam 5% na compra de casas

A compra de casa em Portugal por estrangeiros voltou a estar no centro do debate político e do setor imobiliário, depois de o Governo da AD  - no âmbito do "plano de choque" que lançou para tentar resolver a crise na habitação - ter anunciado o agravamento do IMT para estes compradores, no caso
Miguel Pinto Luz

Impacto da habitação no orçamento? "Contas vão continuar a ser certas"

O ministro das Infraestruturas e Habitação garantiu que o país vai continuar a ter contas certas com as medidas recentemente aprovadas para a habitação, que considerou "o maior choque fiscal" nesta área. "Posso dar já uma garantia: as contas vão continuar a ser certas, sei que há alguns que vão ficar tristes com esta informação mas os portugueses vão ficar contentes, […] continuaremos a ter contas certas em Portugal", avançou Miguel Pinto Luz esta quarta-feira (1 de outubro de 2025), em entrevista à RTP.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal: preço acelera 4,1% em setembro

O arrendamento habitacional continua a ser uma alternativa à compra de casa, sobretudo para quem procura flexibilidade nos contratos e não tem poupanças para dar de entrada no crédito habitação. Mas como a oferta de casas para arrendar continua a não responder às necessidades da procura, as rendas tendem a aumentar em todo o território nacional, embora com ritmos distintos entre regiões, distritos e grandes cidades. No último ano terminado em setembro, os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 4,1%, tendo mesmo acelerado o crescimento anual face ao apurado no mês anterior (3,3%). Assim, o custo mediano de arrendar casa fixou-se em 16,9 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de setembro, segundo o índice de preços do idealista, editor deste boletim.
Preço das casas em Portugal

Casas à venda em Portugal cada vez mais caras: preço sobe 7,6% num ano

A venda de casas em Portugal continua bem dinâmica, refletindo o atual contexto de baixos juros e elevada adesão dos jovens à garantia pública e isenção de IMT. Mas esta alta procura continua a contrastar com uma oferta residencial insuficiente, tornando a habitação ainda mais cara. Em setembro, os preços das casas para comprar no país subiram 7,6% face ao mesmo mês de 2024, colocando o custo mediano em 2.943 euros por metro quadrado (euros/m2), revela o índice de preços do idealista, editor desta newsletter. Já em relação à variação trimestral, os preços subiram 1,6%.
Imóveis do Estado concessionados a privados

Imóveis públicos com gestão privada serão arrendados a “preços moderados”

Para colocar o “património do Estado ao serviço da habitação”, o Governo anunciou duas medidas: a venda em hasta pública de nove imóveis em Lisboa, que serão vendidos a privados e poderão ser depois utilizados para fins não habitacionais, e a concessão de 14 imóveis mediante Parcerias Público-Privadas (PPP) – ou outras entidades públicas, como municípios. Sabe-se agora que estes ativos ,que serão geridos por privados sob a forma de concessão, serão arrendados a “preços moderados”, o novo conceito criado pelo Executivo. Ou seja, os valores de renda terão de ser inferiores a 2.300 euros por mês.
Casas em Lisboa

AML defende linha de apoio à reabilitação de imóveis públicos

Os imóveis públicos, nas esferas central e local, devem poder contar com uma linha de apoio à reabilitação, defende o primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), anunciando a criação de um observatório dedicado à habitação. Em entrevista à Lusa, a propósito da crise da habitação e no contexto das eleições autárquicas de 12 de outubro, Carlos Humberto, que lidera a comissão executiva da AML, adiantou que foi pedida, em 10 de setembro, uma reunião ao primeiro-ministro, ainda sem data para acontecer.

Governo mexe na habitação: tudo sobre as novas medidas

O Governo de Montenegro acaba de lançar um pacote de medidas para a habitação que promete “abalar o mercado” e resolver o problema da falta de casas, sobretudo, a preços acessíveis. Esta nova “política de choque” do Construir Portugal traz o tão aguardado IVA a 6% na construção e reabilitação (embora com limites) e novidades na simplificação dos licenciamentos. Introduz também o novo conceito de renda moderada, incentivos para inquilinos e proprietários, bem como penalizações fiscais para compradores não residentes.
Aquecer a casa

Como aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar?

O verão acabou e levou com ele o calor e o bom tempo, pelo menos em algumas zonas do país. É chegada a hora, portanto, de encarar o outono e lidar com o frio, que em muitas casas do país já se faz sentir. Importa saber o que se deve fazer para conseguir aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar, optando por soluções que sejam eficientes energeticamente. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.