Investimentos

Investimento imobiliário comercial no país deve superar volume de 2024

O mercado português continua a apresentar altos valores de atratividade no que respeita ao investimento imobiliário comercial. Só até ao final do terceiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 72% no volume de investimento, face a igual período do ano passado. Esta atratividade é sustentada pela estabilidade dos fundamentais económicos, pelo interesse de investidores internacionais e pela crescente sofisticação do produto nacional.
A transformação de uma antiga fábrica de massas em escola

De fábrica de massas a escola: um “projeto único” em Alcântara

Esta é a história de uma antiga fábrica de massas que foi transformada numa escola internacional. Localizada em Alcântara, uma zona de Lisboa que está a atrair cada vez mais empresas e promotores e investidores imobiliários, nomeadamente no segmento residencial, a Lisboan International School nasce nos icónicos edifícios da antiga fábrica de massas “A Napolitana”: instalações que foram adquiridas ao Grupo Auchan, que ali teve escritórios. “Visitei muitos projetos escolares ao longo dos anos e, para mim, este é um projeto absolutamente único”, começa por dizer ao idealista/news o islandês Gudmundur Jonsson, diretor da escola, que começou a funcionar no presente ano letivo.
Projeto imobiliário de luxo The Shore Residences

Projeto turístico de luxo The Shore Residences muda de mãos

O projeto turístico de luxo The Shore Residences, localizado junto à Quinta do Lago e em frente à Praia do Ancão, no Algarve, mudou de mãos: foi vendido pela promotora imobiliária Vanguard Properties (VP), que tem estado muito ativa em Portugal nos últimos anos, nomeadamente no segmento de luxo, a fundos geridos pela Arrow Global Portugal. O valor da transação não é divulgado.
1904 Benfica Hotel

Benfica transforma antiga sede em hotel que será inaugurado em 2026

O Sport Lisboa e Benfica prepara-se para abrir as portas do 1904 Benfica Hotel, localizado na Rua Jardim do Regedor, em Lisboa, no edifício que outrora acolheu a sede histórica do clube. Com 56 quartos e uma forte componente histórica, o empreendimento pretende homenagear a memória coletiva dos sócios e adeptos, integrando elementos do passado e do presente do Benfica. A inauguração oficial está prevista para janeiro de 2026, após a segunda volta das eleições do clube, marcada para 8 de novembro.
Onyria Quinta da Marinha Hotel

Mobiliário do Onyria Quinta da Marinha Hotel está à venda

A venda exclusiva do mobiliário do Onyria Quinta da Marinha Hotel, em Cascais, já arrancou, através da Second Serve, plataforma digital lançada em abril de 2025 e dedicada à venda de mobiliário e equipamentos de hotelaria em segunda mão. Isto apesar do encerramento do hotel estar previsto apenas para o final de novembro. Os compradores já podem, assim, adquirir o mobiliário do hotel a preços imbatíveis, recebendo as peças no momento do encerramento da unidade.
Kempinski Laje de Pedra

Hotel onde se assinou o Tratado Mercosul à "caça" de novo investimento

O mercado de hotelaria de luxo no Brasil prepara-se para receber um novo fundo imobiliário ligado ao Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences, em Canela, Rio Grande do Sul. Inaugurado no final dos anos 1970, o hotel tem relevância histórica, tendo sido palco de festivais de música, eventos políticos e a assinatura do Tratado do Mercosul. O empreendimento passou por um retrofit completo e renasce agora sob a gestão do grupo europeu Kempinski. Segundo os responsáveis, a operação combinará venda de unidades e gestão hoteleira.
Pestana Hotel

Pestana Group reforça presença na Europa com novo hotel em Bruxelas

O Pestana Hotel Group entrou no mercado belga, com a aquisição de um hotel em Bruxelas, com 150 quartos, adiantou, em comunicado divulgado esta quarta-feira, dia 22 de outubro de 2025. Questionado pela Lusa, o grupo não divulgou o valor do investimento. “O Pestana Hotel Group, maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa, anuncia a expansão da sua presença na Europa, com a aquisição de um novo hotel, em Bruxelas”, lê-se na mesma nota, na qual indicou tratar-se do Pestana Brussels Schuman, um hotel urbano com 150 quartos.
Aeroporto de Lisboa

Venda de terrenos da Portela podem financiar novo aeroporto de Lisboa

O financiamento do futuro aeroporto de Lisboa voltou a estar em cima da mesa após a divulgação do sumário executivo do relatório de consultas da ANA. A concessionária consultou mais de 100 entidades, incluindo companhias aéreas, operadores públicos e municípios, sobre a proposta de aumento progressivo das taxas no aeroporto Humberto Delgado para pré-financiar o novo projeto. Muitos stakeholders mostraram-se preocupados com o impacto económico dessa medida e sugeriram alternativas.

Edifício da Cooperativa Agrícola da Vidigueira à venda em leilão

Está a decorrer até dia 31 de outubro de 2025 o leilão eletrónico da insolvente Cooperativa Agrícola da Vidigueira CRL, organizado pela LEILOSOC Worldwide. O edifício que se encontra em leilão tem uma área total de 1.005,90 metros quadrados (m2), uma área bruta privativa de 941,17 m2 e uma área de implantação de 658,2 m2 e pode ser adquirido por um valor mínimo de 240.000 euros, tendo um valor base de 282.400 euros. O seu principal propósito são serviços, existindo 30 compartimentos para esse fim.

Hospitalidade: grupo espanhol Aspasios lança dois projetos no Porto

“Criamos alojamentos turísticos nos quais vai querer ficar, mas sobretudo aos quais vai querer voltar”, lê-se no site do Grupo Aspasios. O grupo espanhol, com presença em Barcelona, Madrid, Lisboa e Porto, está a apostar forte no segmento da hospitalidade em Portugal, tendo anunciado a expansão da sua operação a nível nacional com o lançamento de dois novos empreendimentos na cidade Invicta: o Casa Falcão Boutique Hotel e os Aspasios Formosa Apartments.
Pavilhão da Nersant

Pavilhão da Nersant em Torres Vedras desperta interesse de grandes marcas

Os novos proprietários do pavilhão da Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant estão a negociar a venda do espaço, que já desperta interesse de grandes marcas, como a cadeia espanhola Mercadona. O imóvel, adquirido recentemente pelas empresas Imohorizonte e Additional Parade por cerca de 1,9 milhões de euros, poderá passar por alterações significativas, já que os compradores pretendem desenvolver projetos próprios no local.
Eames Office | Catawiki

Eames Office e Catawiki lançam leilões digitais com peças de arquivo

O Eames Office, estúdio criativo fundado por Charles e Ray Eames em 1941 e atualmente liderado pela terceira geração da família, iniciou uma colaboração inédita com a Catawiki, o principal mercado europeu de objetos especiais, para lançar uma série de leilões digitais com peças de arquivo, edições limitadas e designs icónicos da dupla norte-americana.
Embaixada de Portugal em Luanda

Governo quer comprar a residência da embaixada de Portugal em Luanda

De forma a promover uma ligação estreita à diáspora portuguesa no mundo, o Governo prevê comprar alguns imóveis no estrangeiro, como por exemplo a residência da embaixada de Portugal em Luanda (Angola). Trata-se de uma medida que consta na proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), entregue esta quinta-feira (9 de outubro de 2025) no Parlamento pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
Terreno no Grande Porto em leilão

Grande Porto: terreno com mais de três hectares junto ao mar em leilão

É caso para dizer atenção investidores. Há um terreno com mais de três hectares no Grande Porto, em concreto em Canidelo (Vila Nova de Gaia), que vai a leilão por 12,5 milhões de euros. Os interessados podem apresentar as respetivas propostas até quarta-feira (15 de outubro de 2025). Na zona podem vir a nascer empreendimentos residenciais, projetos turísticos e/ou de Alojamento Local ou condomínios privados.
M-ODU

M-ODU: antigo Matadouro no Porto renasce com investimento de 40 milhões

O M-ODU abre no próximo verão no antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, com nove edifícios para escritórios e oito mil metros quadrados para galerias e equipamentos públicos, representando um investimento de 40 milhões de euros. As obras estruturais de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, no Porto, vão terminar ainda este ano e durante o mês de dezembro, todos os espaços serão entregues em regime de ‘core & shell’, onde as infraestruturas estão todas feitas, permitindo que os primeiros inquilinos possam avançar para os acabamentos finais.
Manuel Maria Gonçalves CEO APPII

APPII aposta em renovação executiva para fortalecer setor imobiliário

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) anunciou uma nova estrutura de liderança com o objetivo de reforçar a sua capacidade de resposta aos desafios que o setor enfrenta. Hugo Santos Ferreira mantém-se como presidente da associação, após ter sido reeleito em junho, e passa agora a contar com Manuel Maria Gonçalves como novo CEO, responsável pela condução executiva da organização.
MiM Hotel Ibiza

Lionel Messi aposta no grupo Meliá para gerir hotéis de luxo MiM

O grupo Meliá passará, a partir de 1 de novembro, a gerir os hotéis da marca MiM, propriedade do futebolista argentino Messi, após ambas as empresas terem fechado um acordo, anunciou o grupo. Segundo informou a Meliá num comunicado divulgado no dia 6 de outubro de 2025 e citado pela agência EFE, o grupo de hotéis boutique de luxo de Messi conta com seis estabelecimentos em destinos exclusivos, em locais privilegiados de Espanha, como Sitges, Sotogrande, Maiorca, Ibiza e Baqueira Beret.
AM do Porto aprova compra de parte da casa de Almeida Garrett

Câmara do Porto compra parte da casa de Almeida Garrett por um milhão

A Assembleia Municipal do Porto aprovou na semana passada, com os votos contra do BE, a compra de uma fração com três pisos da Casa Almeida Garrett, por um milhão de euros, para instalar um núcleo museológico de homenagem ao escritor. O imóvel pertence desde 2018 à sociedade Midfield - Imobiliária e Serviços, com sede na Avenida da Boavista, e que é detida pelos membros do conselho de administração da Teak Capital, um fundo de investimento da família Moreira da Silva.