Os fundos de investimento registaram em 2025 o melhor desempenho desde o período da pandemia, com um crescimento de 23% face ao final de 2024, impulsionados pela forte valorização dos mercados financeiros. O montante de ativos sob gestão atingiu níveis que já não eram observados desde 2007, refletindo um renovado interesse dos aforradores por estes produtos num contexto de bolsas em máximos históricos.
Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), a 31 de dezembro, os fundos comercializados em Portugal geriam 25.528,9 milhões de euros. Trata-se de um aumento anual de 4.768 milhões de euros, face a 2024, quando o património sob gestão era de 20.760 milhões. Este crescimento “só encontra paralelo em 2021”, ano marcado pelo efeito de base após o choque da pandemia, lê-se na publicação.
A mesma fonte sublinha, ainda, que a valorização dos ativos teve um papel determinante, mas foi acompanhada por um saldo positivo de entradas de poupança. Até novembro, os fundos acumulavam subscrições líquidas de 3.935,4 milhões de euros. Apesar de um início de ano turbulento, marcado pela guerra comercial lançada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, fatores como “o crescimento económico acima do esperado, taxas de juro ainda elevadas e estímulos associados a megainvestimentos” acabaram por sustentar os mercados acionistas, com a bolsa de Lisboa a registar o melhor desempenho desde 2009.
Ao nível das categorias, os fundos de ações globais assumem maior relevância, com 2,66 mil milhões de euros sob gestão, enquanto os fundos poupança reforma continuam a liderar em termos de património, com 4,8 mil milhões de euros, apesar de terem perdido peso relativo em 2025. Entre as sociedades gestoras, destaca-se a Caixa Gestão de Ativos, que mantém a liderança com 7,78 mil milhões de euros, seguida da IMGA, Santander Asset Management e BPI Gestão de Ativos, refere o jornal.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta