Impacto da lei dos solos nos preços das casas

Lei dos solos vai ter impacto limitado na descida do preço das casas

As alterações à lei dos solos geraram discórdia e polémica à volta dos interesses imobiliários dos governantes, mas os especialistas ouvidos pela Lusa têm dúvidas relativamente ao impacto das medidas na redução de preços, admitindo até que alimente a especulação."A nova Lei dos Solos tem potencial p
Lei dos solos em Portugal

Lei dos solos já em vigor – cronologia de um diploma polémico

O diploma que altera o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), permitindo a reclassificação de solos rústicos em urbanos, para habitação, entra em vigor esta quarta-feira (29 de janeiro de 2025), apesar das críticas de especialistas e ambientalistas, e do parlamento preparar alterações.
Lei dos solos alterada

Lei dos solos gera dúvidas: arquitetos querem mudanças bem fundamentadas

A Ordem dos Arquitetos (OA) defendeu esta segunda-feira (6 de janeiro de 2025) que a reclassificação de solos em áreas protegidas pela Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN) “deve ser excecional e devidamente fundamentada”, o que não está salvaguardado. O Governo alterou a lei dos solos para permitir a construção em terrenos até agora interditos, incluindo na RAN e na REN, tendo o diploma sido já publicado em Diário da República, para entrar em vigor no final de janeiro.
Preço dos terrenos rústicos

Preço de solos rústicos vai subir com nova lei e afetar oferta de casas

O leque de terrenos disponíveis para construir casas acessíveis em Portugal deverá aumentar em breve, assim que as autarquias começarem a reclassificar terrenos rústicos em urbanos. Acontece que esta nova lei dos solos, embora controle o preço das habitações, nada diz sobre o custo dos solos rústicos. É por isso que os especialistas em imobiliário ouvidos pelo idealista/news temem que a reclassificação de terrenos rústicos em urbanos leve a uma escalada dos preços destes solos, comprometendo o objetivo de colocar mais casas a preços acessíveis no mercado residencial português.
Construir casas em terrenos rústicos

Casas acessíveis? Nova lei dos solos tem impacto limitado sem IVA a 6%

A construção de habitação acessível poderá ganhar um novo ânimo com a nova lei dos solos, que vem facilitar a conversão de terrenos rústicos em urbanos, permitindo que se construa onde antes não se podia. Apesar de ser considerada uma medida "positiva" para combater a crise da habitação em Portugal, os especialistas em imobiliário ouvidos pelo idealista/news dizem que o seu impacto pode ser limitado se não forem criados incentivos fiscais, como a redução do IVA para 6% na construção nova. E há ainda o risco de criar áreas urbanas isoladas. É por isso que deixam um alerta: esta nova lei dos solos só irá aumentar a oferta de habitação acessível se houver articulação com municípios, desburocratização de processos e incentivos fiscais para atrair promotores e investidores imobiliários.
Terrenos rústicos à venda em Portugal

Terrenos rústicos para construir casas? Rx à oferta e preços dos solos

Há milhares de solos em Portugal que hoje servem apenas para a agricultura, pecuária e atividades florestais. São os chamados terrenos rústicos, onde legalmente não é permitida a construção de casas. Mas a recente alteração à lei dos solos implementada pelo Governo de Montenegro veio mudar esta realidade, abrindo a porta à conversão destes terrenos rústicos em lotes urbanos desde que sirvam para a construção de casas a preços acessíveis. Esta mudança legislativa, que visa ajudar a resolver o problema da habitação em Portugal, tem potencial para aumentar a oferta de terrenos à venda no país, que hoje é escassa e cara nos municípios de Lisboa e do Porto, de acordo com os dados do idealista/data.
Terrenos em Portugal

O que se pode fazer num terreno não urbanizável?

Em Portugal, os terrenos classificados como não urbanizáveis estão sujeitos a restrições específicas que visam proteger o ambiente, a paisagem e a agricultura. No entanto, existem várias atividades permitidas e possíveis utilizações desses terrenos, conforme as normas e regulamentos em vigor.
Terreno da estação de comboios em hasta pública

Parcela do terreno da estação de comboios de Viseu em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou a alienação em hasta pública de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, conhecido por terreno dos circos, com novo valor e júri, depois de ter ficado deserto. “Precisamos de alienar este terreno e o primeiro concurso que se fez ficou deserto e agora temos um novo júri constituído”, anunciou na Assembleia Municipal de Viseu o presidente da Câmara, Fernando Ruas.
terrenos

Cidade sueca vende terrenos por menos de 1 euro

A pequena cidade sueca de Götene, situada a menos de 150 quilómetros a norte de Gotemburgo, foi notícia no setor imobiliário com uma oferta que interessou a milhares de pessoas. A Câmara Municipal desta cidade com menos de 10.000 habitantes pôs à venda cerca de 30 terrenos a um preço escandaloso: uma coroa por metro quadrado, ou seja, menos de 90 cêntimos por metro quadrado.