Apoios ao arrendamento em Portugal

Apoio às rendas: o que fazer quando não há conta bancária – e outras dúvidas

As famílias economicamente mais vulneráveis, que tenham uma taxa de esforço acima de 35%, têm direito a receber um apoio extraordinário ao pagamento das rendas. Apoio esse que está, no entanto, a suscitar dúvidas a muitos inquilinos, nomeadamente a quem não tem conta bancária. A Deco revela que tem recebido muitos pedidos de ajuda de consumidores que se encontram “numa situação de fragilidade” e que têm “pouca capacidade para negociar”, exigindo “mais clareza e fiscalização eficaz do arrendamento”. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Apoio do Estado para pagar a renda da casa

Apoio ao pagamento da renda: como receber se não há conta bancária?

O apoio ao pagamento das rendas, uma medida que está incluída no programa do Governo Mais Habitação, já começou a chegar aos bolsos das famílias portuguesas. Mas nem todas estão a receber esta ajuda do Estado, havendo beneficiários que não têm o IBAN atualizado ou que não têm pura e simplesmente conta bancária. A Deco sugere, nesse sentido, que o pagamento desta comparticipação possa ser feito também por via postal. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Reembolso do IRS

Ainda não recebeste o reembolso do IRS? Confirma isto

Já submeteste o teu IRS há várias semanas, mas ainda não recebeste o reembolso? Poderá ser por teres dados em falta na tua declaração de IRS. Segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), há liquidações do IRS referente a 2022 que ainda não foram pagas ou porque falta registar o IBAN ou porque o IBAN não se encontra válido.
Quem recebe cheque de 125 euros

Cheque de 125 euros já está a ser pago: quem está excluído?

Como forma de mitigar o impacto da subida de preços, o Governo criou um pacote de ajudas às famílias que contempla o apoio extraordinário de 125 euros a trabalhadores e beneficiários de prestações sociais. Mas há exceções: um contribuinte que tenha recebido a primeira remuneração em 2022, por exemplo, não terá direito ao cheque de 125 euros. Com a ajuda dos esclarecimentos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), explicamos quem está elegível para receber este apoio de 125 euros e quem, por outro lado, está excluído de receber estas ajudas.
Pagamento de apoio de 125 euros

Cheque de 125 euros: como resolver problemas com o IBAN? Fisco explica

Já está a ser pago o apoio de 125 euros aos contribuintes desde a passada quinta-feira, dia 20 de outubro. Para que o pagamento do cheque de 125 euros ocorra sem problemas, há que verificar se o IBAN se encontra devidamente atualizado no Portal das Finanças. Mas, se houve qualquer falha na transferência, não te preocupes: o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Mendonça Mendes, garantiu que o Fisco tentará novamente fazer os pagamentos que não conseguiu numa primeira vez.
Pagamento de apoio de 125 euros

Cheque de 125 euros começa a ser pago hoje pela Segurança Social

O apoio de 125 euros vai ser pago na segunda-feira pela Segurança Social a quem recebe algumas prestações sociais, abrangendo 1,6 milhões de beneficiários, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. "A Segurança Social vai fazer o pagamento do apoio no dia 24, próxima segun
Atualizar IBAN nas finanças

Como atualizar o IBAN nas Finanças e Segurança Social?

O IBAN, ou seja, o número da tua conta bancária, deve estar sempre atualizado no site da Autoridade Tributária (AT), mas também na Segurança Social Direta. Apesar de estarem ambas ligadas ao Estado, é importante que a informação seja coincidente por se tratarem de assuntos diferentes.