Já submeteste o teu IRS há várias semanas, mas ainda não recebeste o reembolso? Poderá ser por teres dados em falta na tua declaração de IRS. Segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), há liquidações do IRS referente a 2022 que ainda não foram pagas ou porque falta registar o IBAN ou porque o IBAN não se encontra válido.
“Foram disponibilizadas no Portal das Finanças as liquidações de IRS 2022 que estão 'em tratamento', dado não ter sido indicado IBAN na declaração de IRS ou porque o IBAN aí indicado não se encontra válido”, lê-se em comunicado divulgado pela AT.
O alerta é dado para que o Fisco possa agilizar o processamento do IRS e efetuar os pagamentos o quanto antes. Segundo o mesmo documento, a AT “está a desenvolver esforços para que o pagamento dos reembolsos de IRS seja efetuado em prazo substancialmente mais reduzido do que aquele que lhe é legalmente imposto (até 31 de agosto, se a declaração de rendimentos for entregue dentro do prazo legal)”.
Como atualizar o IBAN para receber o reembolso do IRS?
Portanto, para a análise do modelo 3 avançar, os contribuintes que tenham o estado do IRS “em tratamento” deverão verificar o seu IBAN para que seja possível efetuar o reembolso por transferência bancária, reduzindo, assim, o prazo de pagamento.
Para indicar ou alterar o IBAN nas Finanças basta seguir estes passos:
- Iniciar Sessão no Portal das Finanças;
- Cidadãos > Serviços;
- Situação Fiscal-Pagamentos;
- “Reembolsos e indicar/atualizar o seu IBAN”.
No caso de a “liquidação pertencer a um agregado, a autorização para a utilização do IBAN de cadastro, para o pagamento do reembolso de IRS/2022, é efetuada por ambos os titulares de rendimentos com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças”.
*Com Lusa
Para poder comentar deves entrar na tua conta