O IBAN serve para receber o reembolso IRS mas também qualquer outro subsídio do Estado. Sabes se o teu está atualizado?
Comentários: 1
Atualizar IBAN nas finanças
GTRES

O IBAN, ou seja, o número da tua conta bancária, deve estar sempre atualizado no site da Autoridade Tributária (AT), mas também na Segurança Social Direta. Apesar de estarem ambas ligadas ao Estado, é importante que a informação seja coincidente por se tratarem de assuntos diferentes. Pelas duas entidades é possível receber, por exemplo, o reembolso do IRS, subsídios e o agora tão esperado apoio do Estado, no valor de 125 euros, que foi atribuido devido à crise financeira atual.

O idealista/news preparou um guia passo a passo para saberes como ter o IBAN atualizado junto dos organismos do Estado.

Contar dinheiro
Unsplash

Atualizar o IBAN é obrigatório?

Ninguém te pode obrigar a atualizar o IBAN nas Finanças ou da Segurança Social Direta, contudo, esta é uma informação importante. Esta é a forma que o Governo tem, mais imediata, de conseguir fazer os pagamentos necessários aos contribuintes. Com o cruzamento de dados, a introdução correta do IBAN irá permitir que recebas qualquer montante de dinheiro que te é devido de uma forma mais rápida e prática.

Como atualizar o IBAN nas Finanças?

Mulher ao computador
Jenny Ueberberg/Unsplash

Deves, antes de mais nada, aceder ao Portal das Finanças através do site oficial. Após acederes e efetuares a tua autenticação deverás:

  • Pesquisar por "IBAN”;
  • Selecionar a opção "Alterar IBAN";
  • Confirmar o IBAN no Portal das Finanças: o IBAN só será considerado válido se estiver no estado "Confirmado";
  • Se quiseres alterar o IBAN é só clicar na opção "Alterar".

NOTA: A titularidade da conta do IBAN que introduzires na tua conta do Portal das Finanças será verificada no prazo de cinco dias úteis após a submissão da informação. O registo apenas é validado quando o nome do contribuinte corresponde ao titular da conta bancária.

Como atualizar o IBAN na Segurança Social Direta?

À semelhança do Portal das Finanças, deves aceder ao site oficial da Segurança Social Direta, onde deverás fazer a tua autenticação através do NISS. Após entrada na tua área pessoal, deves seguir os seguintes passos:

  • Aceder ao menu “Conta-Corrente”;
  • Selecionar a opção “Conta Bancária”;
  • Confirmar o IBAN existente ou introduzir novo.

Podes aproveitar ainda a viagem para confirmar todos os teus dados contactos (telefone e email) na Segurança Social Direta. Para o fazeres é só preciso seguir estes passos:

  • Aceder ao menu “Perfil”;
  • Escolher a opção “Dados Pessoais”;
  • Selecionar “Atualizar contactos”.

A atualização do IBAN só pode ser feita online?

Não. Caso não tenhas forma de aceder ao Portal das Finanças ou à Segurança Social Direta através dos sites oficiais, deverás fazê-lo presencialmente (e o quanto antes). O ideal é deslocares-te a um balcão das Finanças e da Segurança Social, pois serão eles os responsáveis por introduzir a nova informação no sistema.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

ze tolas
20 Outubro 2022, 23:59

Lá tá o Pinóquio Costa a fazer das dele...

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade