Taxa fixa no crédito habitação deve ter regra em nome da transparência
A Deco defende que, em Portugal, seja estabelecida uma regra para a oferta de taxa fixa no crédito à habitação, considerando que a falta de regulamentação não permite que as taxas sejam transparentes e, logo, não fomenta a concorrência entre bancos.
Segundo Nuno Rico, economista da associação de de
Taxa variável continua a dominar crédito habitação: porquê?
A maioria dos portugueses continua a preferir contratar empréstimos habitação de taxa variável, mesmo num momento em que a Euribor está a caminho dos 4%, um patamar atingido em 2008. Mas porque é que as famílias não optam mais pela taxa fixa ou pela taxa mista?
Oferta de taxa fixa passa a ser obrigatória: mas será atrativa?
Em Portugal, a maioria dos créditos habitação continuam a ser contratados a taxa variável, o que significa que a maioria das famílias está a sentir na carteira a rápida subida dos juros.
BCE sobe juros em 50 pontos: qual o impacto no crédito habitação?
O contexto económico mudou em 2022, com a inflação a disparar na Zona Euro. E, para travar esta subida, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu mudar o rumo da sua política monetária, iniciando a subida das taxas de juro diretoras em julho. De lá para cá, o regulador europeu já subiu os juros diretores em 250 pontos base, tendo o último aumento sido anunciado esta quinta-feira, de 50 pontos. Estas decisões estão a ter impacto nas carteiras das famílias, já que a subida dos juros diretores influencia a evolução da Euribor, agravando o custo dos créditos habitação de taxa variável.
Taxas fixas dos novos empréstimos da casa a subir ao ritmo da Euribor
Quem pretende comprar casa depara-se com uma questão estrutural num momento em que a Euribor está a encarecer os empréstimos da casa de taxa variável: valerá a pena fixar os juros no crédito habitação? Apostar na taxa fixa dará mais tranquilidade financeira às famílias, já que as prestações da casa não variam do início ao fim do contrato. Mas esta estabilidade tem um preço: as taxas fixas para os novos créditos habitação também estão a subir, tendo chegado, em média, aos 4,1% em outubro, mais 2 pontos percentuais (p.p) do que em dezembro de 2021, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP).
Crédito habitação: famílias apostam na Euribor a 6 meses e taxa fixa
Nos últimos anos, as famílias que contrataram crédito habitação de taxa variável para comprar casa optavam, sobretudo, pela Euribor a 12 meses. Mas com a atual subida das taxas Euribor para todos os prazos, esta tendência está a mudar.
fixa ou variável? que taxa escolher no crédito à habitação
taxa variável ou fixa? perguntam as famílias que pretendem escolher um crédito à habitação, preocupadas com a segurança das suas poupanças e com as surpresas desagradáveis das mudanças na prestação mensal. será então mais vantajoso optar por uma taxa fixa?