Dani Castillo

Sismos em Lisboa: Câmara quer obrigar proprietários a fazer novas vistorias a troco de descontos no IMI

Sismos em Lisboa: Câmara quer obrigar proprietários a fazer novas vistorias a troco de descontos no IMI

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) é o maior proprietário da capital e está preocupada com os riscos de um potencial sismo. Em parceria com o IST está a desenvolver um projeto que visa fazer o levantamento das condições de todo o edificado de Lisboa, através do cálculo quantitativo da resiliência sísmica de edifícios, frações e quarteirões. A ideia é "tornar obrigatória a realização de vistorias por parte dos proprietários a todos os imóveis e o devido registo no sistema da CML", conta a diretora municipal de habitação, Marta Sotto-Mayor, em entrevista ao idealista news (vídeo).
Helena Roseta, presidente da AML e deputada do PS (imagem de Bruno Martins).

Sismos em Portugal: “Temos de aproveitar onda da reabilitação para exigir reforço da resistência dos edifícios”

Para Helena Roseta não há dúvidas, a prevenção do risco sísmico é “uma matéria muito urgente”, porque um tremor de terra “pode acontecer não daqui a 100 anos, mas a qualquer dia e a qualquer um de nós”. Em entrevista ao idealista/news, a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) e deputada do PS diz que tem de se “pensar a longo prazo” e que o importante é “aproveitar o momento da reabilitação urbana para introduzir a exigência do reforço da resistência sísmica”. A solução pode passar pela criação de fichas de inspeção técnica de edifícios, adianta.
Sismos em Portugal: "Preparar a capital para reagir tornou-se prioritário para a Câmara de Lisboa"

Sismos em Portugal: "Preparar a capital para reagir tornou-se prioritário para a Câmara de Lisboa"

A prevenção do risco sísmico da capital portuguesa entrou no topo das prioridades da Câmara Municipal de Lisboa. Em entrevista ao idealista/news, o vereador com o pelouro da Proteção Civil revela como é que a autarquia está a preparar a cidade e a população para reagir a um desastre natural como o sismo de 1755, tal como antecipam os especialistas que vai acontecer. Carlos Manuel Castro deixa um aviso ao setor imobiliário: "Quando se compra um imóvel é preciso ter a noção se é resiliente, porque nada nem ninguém é imune a uma catrástrofe".
Palácio Quintela no Chiado: nos bastidores da reabilitação do novo espaço sensação de Lisboa

Palácio Quintela no Chiado: nos bastidores da reabilitação do novo espaço sensação de Lisboa

Reconstruída das ruínas após um incêndio provocado pelo terramoto de 1755 em Lisboa, a antiga residência do Barão Luís Rebelo de Quintela, no Chiado, está a poucos dias de voltar a renascer com uma nova vida e poder ser também "a tua casa". Este é um dos grandes objetivos dos promotores do Palácio Chiado (nº70 da Rua do Alecrim), em plena contagem decrescente para abrir as portas ao público. O idealista/news testemunhou os trabalhos de reabilitação deste espaço histórico, que vai agora oferecer sete diferentes conceitos gastronómicos e de entretenimento, distribuídos por cerca de mil metros quadrados.

Sismos em Lisboa: o que pensam e sabem (ou não) os alfacinhas

A comunidade cientifica está convencida de que Portugal vai voltar a sofrer um sismo de grande violência, semelhante ao que destruiu Lisboa em 1755. O idealista/news foi para a rua no centro da capital perguntar o que pensa e sabe quem vive ou trabalha por ali sobre o alto risco sísmico da cidade e a qualidade dos imóveis na capital.
João Appleton, engenheiro civil, é um dos maiores especialistas em sismos em Portugal

Sismos em Portugal: "Vai com certeza haver outro de grande magnitude e violência"

Engenheiro civil de formação, João Appleton é um dos maiores especialistas portugueses em prevenção sísmica do património arquitetónico, monumental e habitacional e tem sido uma das vozes mais ativas no alerta para o "sismo de grande magnitude que Portugal vai sofrer, com certeza". Em entrevista ao idealista/news, o cientista explica os riscos que o país enfrenta e como está (ou não) preparado para reagir a uma catástrofe natural, similar ao terramoto (e tsunami) que abalou Lisboa, em 1755.
"O turismo está a ser ótima oportunidade de negócio para muitas famílias portuguesas" (vídeo)

"O turismo está a ser ótima oportunidade de negócio para muitas famílias portuguesas" (vídeo)

Portugal está na crista da onda do turismo internacional. Os estrangeiros chegam ao país à procura do que "é genuíno e autêntico", sendo essa a imagem que o Turismo de Portugal quer passar lá fora para continuar a crescer. Numa grande entrevista ao idealista/news, o presidente do organismo público, João Cotrim de Figueiredo, revela a sua estratégia e diz que "evitar uma excessiva pressão que torne os turistas mais incómodos do que é benéficos" é um dos grandes desafios.
Portugal aposta em Espanha, Alemanha, EUA e China para crescer mais no turismo (vídeo)

Portugal aposta em Espanha, Alemanha, EUA e China para crescer mais no turismo (vídeo)

O turismo em Portugal representa hoje mais de 15% das exportações de bens e serviços e emprega cerca de 10% da população nacional. O objetivo do atual Governo é aumentar estes números já em 2016, tendo decidido que este é um setor estratégico para ajudar ao crescimento económico e ao desenvolvimento regional. Em entrevista ao idealista/news, a nova secretária de Estado do Turismo (SET) e o presidente do Turismo de Portugal revelam a estratégia para conseguí-lo.

Viver numa casa sem comprá-la ou arrendá-la? Em Espanha já é possível...

Nem tudo na vida é comprar ou arrendar. Há outras formas de aceder legalmente a uma casa, como através do ainda pouco conhecido "direito de uso". Trata-se de um modelo habitacional mais acessível que está amplamente desenvolvido nos países nórdicos e que em Espanha começa timidamente a desenvolver-se, tal como conta o idealista/news nesta reportagem feita em Barcelona e que está a ser viral nas redes sociais no país vizinho.