A comunidade cientifica está convencida de que Portugal vai voltar a sofrer um sismo de grande violência, semelhante ao que destruiu Lisboa em 1755. O idealista/news foi para a rua no centro da capital perguntar o que pensa e sabe quem vive ou trabalha por ali sobre o alto risco sísmico da cidade e a qualidade dos imóveis na capital.
Este vox pop faz parte de uma série de vídeos que o idealista/news está a publicar sobre os sismos em Portugal.
Sismos em Portugal: "Vai com certeza haver outro de grande magnitude e violência"
Engenheiro civil de formação, João Appleton é um dos maiores especialistas portugueses em prevenção sísmica do património arquitetónico, monumental e habitacional e tem sido uma das vozes mais ativas no alerta para o "sismo de grande magnitude que Portugal vai sofrer, com certeza". Em entrevista ao idealista/news, o cientista explica os riscos que o país enfrenta e como está (ou não) preparado para reagir a uma catástrofe natural, similar ao terramoto (e tsunami) que abalou Lisboa,
Sismos em Portugal: "É urgente criar um regulamento para a reabilitação urbana para evitar desastres maiores"
João Appleton é um dos 13 especialistas que subscreveu o alerta sobre as falhas de reforço anti-sísmico na reabilitação urbana feito ao ex-Presidente da República, Cavaco Silva. Em entrevista ao idealista/news, o engenheiro civil pede aos novos governantes do país para que"não percam nem mais um dia e adoptem uma política sistemática de abordagem do património construído". O objetivo é simples: minimizar os efeitos de um sismo como o de 1755 em Lisboa, que "com certeza vai voltar a
obras de reabilitação obrigadas a cumprir regras anti-sísmicas
as obras de reabilitação urbana vão ser obrigadas a cumprir regras específicas de reforço contra sismos, sendo que o governo está a preparar um conjunto de normas nesse sentido. de acordo com a ordem dos engenheiros (oe), tratam-se de medidas urgentes, já que há muitos prédios que correm o risco de ruir no caso de acontecer um grande terramoto: só na grande lisboa existem mais de 300 mil edifícios nesta situação
Estas casas pré-fabricadas são móveis e personalizáveis
Há quase vinte anos que a VPF, empresa de San Vito dei Normanni, em Itália, se dedica à produção e venda de casas móveis (ou casas sobre rodas) para parques de campismo e aldeamentos turísticos.
Assim será o Camden Highline: o novo parque no “céu” de Londres
Está a nascer um novo parque no "céu" de Londres. Vai chamar-se Camden Highline. Parecido ao Highline em Nova Iorque, terá uma extensão de 1,2 km e procura conectar a vertente turística com a necessidade de transportes de King’s Cross, enquanto aproxima os bairros circundantes. Trará um novo espaço verde para aproximadamente 20.000 pessoas. A inauguração da fase inicial do Camden Highline está prevista para 2025.
Uma viagem pelas Minas da Recheira
A Quinta das Minas da Recheira, uma antiga exploração mineira, é um empreendimento de caráter turístico mineiro, ambiental e rural. É um conceito inovador em Portugal e fica situado em Barco, na região da Covilhã.
Os segredos da Villa d'Este, uma obra-prima da arquitetura italiana
A Villa d'Este em Tivoli é um exemplo extraordinário do Renascimento italiano, incluído na lista do Património Mundial da UNESCO. O idealista/news visitou a propriedade e pediu a Davide Bertolini, responsável da Villa d’Este e Andrea Bruciati, diretor do Instituto Villa Adriana e Villa d’Este, que nos explicassem todos os segredos deste extraordinário exemplo da arquitetura renascentista.
Para poder comentar deves entrar na tua conta