Notícia do dia 20 de maio de 2014

Investidores estrangeiros “piscam o olho” a Vale do Lobo

Investidores estrangeiros “piscam o olho” a Vale do Lobo

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) quer vender o empreendimento turístico Vale do Lobo, negócio em que tem como parceiros investidores associados ao Grupo Espírito Santo, e já recebeu manifestações de interesse de investidores do setor europeus, asiáticos e norte-americanos.

Sonae Sierra constrói centro comercial em Marrocos por 100 milhões

A Sonae Sierra vai participar pela primeira vez num projeto de construção em Marrocos, país onde tem, desde 2011, oito contratos de prestação de serviços de desenvolvimento, gestão e/ou comercialização de sete centros comerciais, em Marraquexe, Rabat e Tânger. Desta vez, aposta na construção de um “shopping”.
Radiografia do dia: As cidades “mais inteligentes” do mundo

Radiografia do dia: As cidades “mais inteligentes” do mundo

Este gráfico indica quais são as 10 cidades “mais inteligentes” do mundo, segundo um estudo do IESE Business School (Instituto de Estudios Superiores de la Empresa) da Universidade de Navarra, Espanha. A liderar o ranking, que contempla 135 cidades de 55 países, está Tóquio (Japão). Londres (Reino Unido) e Nova Iorque (EUA) completam, por esta ordem, o pódio.
Construção em Portugal com as maiores quedas da Europa

Construção em Portugal com as maiores quedas da Europa

O setor da construção foi um dos mais afetados pela crise, embora os responsáveis da área de atividade comecem a antever agora sinais de mudança. Mas os dados revelados esta segunda-feira pelo Eurostat não são animadores. Portugal foi, em março, o país da UE com a maior descida homóloga na produção na construção (13.8%). Face ao mês anterior, fevereiro, verificou-se uma queda de 3%.
Crédito à habitação: Santander com spreads abaixo de 3%

Crédito à habitação: Santander com spreads abaixo de 3%

Nos últimos meses, e contrariando uma tendência que se verificava há já algum tempo, os bancos começaram a mostrar maior disponibilidade para o crédito à habitação. Uma das medidas passa por baixar os spreads e aumentar os prazos de financiamento. Isso mesmo fez o Santander Totta, que através da campanha “Soluções Casa” ofereceu soluções para comprar, trocar ou remodelar a casa.
Futebolistas pensam como investidores na bolsa… e por isso falham penalties

Futebolistas pensam como investidores na bolsa… e por isso falham penalties

Steven Levitt acredita que a economia pode explicar qualquer comportamento humano… incluindo o futebol. O economista da Universidade de Chicago assegura no seu novo livro “Think Like a Freak” que os futebolistas falham penalties porque decidem a marcação da grande penalidade da mesma forma que os investidores apostam num projeto: preferem apostar na glória individual em vez do bem comum.

IRS: Famílias portuguesas perdem 753 milhões de euros em saúde e habitação

As despesas com saúde ajudaram as famílias portuguesas a baixar a carga fiscal em sede de IRS, em 2012, num total de 57,9 euros. Em 2011, esta categoria de gastos tinha aliviado o imposto em 172,7 euros. O corte nas deduções fiscais foi também notada por quem tem casa arrendada ou empréstimo para habitação: o valor aceite pelo fisco baixou de 579 milhões para 230 milhões.
Rumores do dia

Rumores do dia

Governo vai privatizar CGD até final do ano: Os trabalhadores do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) acusam o Executivo de Passos Coelho de já ter deliberado sobre a privatização do banco estatal, tendo decidido realizar a operação até ao final de 2015. (Correio da Manhã).
Fisco atrás das casas de férias para turistas

Fisco atrás das casas de férias para turistas

O Governo está a preparar a criação de um novo Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL), no qual todas as casas arrendadas a turistas, por períodos de curta duração, possam estar inscritas. Uma solução que implicará um licenciamento junto do Turismo de Portugal e, antes, uma declaração de início de atividade nas Finanças, mediante o uso de um Código de Atividade Económica (CAE) específico para o efeito.