Notícia do dia 14 de julho de 2022

Residência de estudante em Lisboa

Residência de estudantes no Marquês foi renovada e oferece 330 camas

Há uma residência universitária em Lisboa que tem uma nova cara. A Livensa Living concluiu a renovação da residência de estudantes do Marquês de Pombal, colocando no mercado mais 330 camas. Esta unidade irá receber estudantes já no próximo ano letivo. No total, a empresa já conta com 2.400 camas em Portugal, distribuídas por Lisboa, Coimbra e Porto.
Teletrabalho em Lisboa

Como atrair nómadas digitais para Lisboa? Airbnb tem novo projeto

A Airbnb está empenhada em tornar a vida dos nómadas digitais mais fácil. E, para que isso seja possível, está a estudar os destinos que oferecem as melhores condições para as pessoas que podem viver e trabalhar em qualquer lugar. Já há 20 destinos identificados em todo o mundo, como as ilhas Canárias, Bali ou as Caraíbas. E um deles é mesmo Lisboa. Vêm daí perceber como a Airbnb vai atrair nómadas digitais para a capital portuguesa.
Preços das casas a subir

Casas mais caras em 2022: preços disparam 17,2% no início do ano

O contexto económico atual está a pressionar o poder de compra dos portugueses. A inflação deu o salto de 8,7% em junho e as taxas de juro no crédito habitação estão a subir com a evolução a pique da Euribor. E também as casas continuam a ficar mais caras em Portugal. Nos primeiros três meses do ano, o preço das casas subiu 17,2% face ao mesmo período do ano passado. Contas feitas, comprar casa custou 1.454 euros por metro quadrado (euros/m2), em termos medianos, no início de 2022.
PIB de Portugal é o que mais cresce na UE

PIB português é o que mais cresce na UE em 2022 (6,5%)

A Comissão Europeia reviu em alta de 0,7 pontos percentuais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português para este ano, para 6,5%, colocando o país como o que regista a maior expansão, segundo as previsões macroeconómicas divulgadas esta quinta-feira (14 de julho de 2022). Bruxelas prevê que o PIB de Portugal cresça 6,5% em 2022, quando em maio esperava uma expansão de 5,8%.
Inflação a subir em Portugal

Inflação a subir em Portugal: Bruxelas prevê que dispare para 6,8%

A Comissão Europeia (CE) reviu em alta de 2,4 pontos percentuais (p.p.) a taxa de inflação para Portugal, para 6,8% este ano, ainda que abaixo dos 7,6% previstos para a Zona Euro, segundo as previsões divulgadas esta quinta-feira (14 de julho de 2022). De acordo com as previsões macroeconómicas intercalares, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) deverá subir em Portugal de 0,9% em 2021 para 6,8% em 2022, antes de cair para 3,6% em 2023.