
A lista de aldeias italianas que oferecem propriedades à venda a preços simbólicos continua a crescer. Na Sardenha, a iniciativa de casas por 1 euro chegou a Bonnanaro. O idealista/news tentou descobrir mais detalhes sobre este projeto lançado pelo município, que pretende promover a região e tentar combater o despovoamento e o abandono das pequenas povoações do interior do país.
A Câmara Municipal acaba de aprovar uma resolução que permite a compra de casas por 1 euro em Bonnanaro para incentivar a requalificação do centro histórico e atrair novos cidadãos para repovoar a aldeia. Além disso, as finalidades para as quais as casas podem ser usadas são também alojamento comercial e turístico, além de residencial.
A iniciativa de casas por 1 euro não é apenas uma oportunidade para os compradores, mas representa também uma ajuda para os proprietários dos imóveis do centro histórico que já estão em decadência, e que estão também sobrecarregados com encargos e deveres de reparação ou segurança.
O município está a acionar um procedimento, válido por três anos, que permite aos proprietários vender os imóveis a um preço simbólico a particulares, agências, empresas ou associações que pretendam investir no projeto de recuperação e valorização do centro histórico.
Os documentos estão disponíveis no site do município tanto para manifestação de interesse de quem queira vender como de quem queira comprar casas por 1 euro em Bonnanaro. Os compradores devem comprometer-se a iniciar as obras de renovação no prazo de dois meses a contar da emissão da licença de construção.
Para poder comentar deves entrar na tua conta