Notícia do dia 4 de novembro de 2022

Assim será o Gaia Hills – natureza e arquitetura como um todo em Gaia

O projeto residencial Gaia Hills, promovido pelos grupos belgas Promiris e Thomas & Piron, está a poucos meses de sair do papel. Serão 251 apartamentos – a versão inicial previa a construção de 270 fogos – que prometem dar nova vida a Vila Nova de Gaia. Um empreendimento dividido em quatro lotes residenciais (Parque, Ágora, Douro e Gaia) que se encontram junto ao rio Douro e com vista para o Porto. A este lote soma-se um quinto, na zona norte da arriba, denominado Floresta, que será um parque. A sintonia com a natureza e com as vinhas típicas da região está bem presente em todo o projeto residencial, que tem a assinatura do atelier Saraiva + Associados.
Gastos com alimentação em Portugal

Portugal é o 7º país da UE com mais gastos familiares em alimentação

Portugal é o 7º país da União Europeia (UE) em que maior percentagem dos gastos das famílias são em alimentação, revelou esta quarta-feira (3 de novembro de 2022) a Pordata, numa publicação no Twitter. Segundo a base de dados, em 2021, as despesas de consumo final dos agregados domésticos em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representaram 17,9% do total dos gastos. Um número que tendera a aumentar, tendo em conta a alta inflação que se vive no país.
Fim dos vistos gold

Solução para os vistos gold? "Redesenhá-los para dar mais habitação"

Foi em 2012, em plena crise financeira, que se começou a escrever a história dos vistos gold em Portugal. Durante 10 anos, este programa ajudou a alavancar a economia e a dinamizar o imobiliário, atraindo investimento estrangeiro. Mas, esta semana, o primeiro-ministro admitiu que o Governo está a avaliar o fim dos vistos gold. Surpreendido e preocupado com este anúncio, o setor imobiliário recusa-se a colocar um ponto final na história dos golden visa, acreditando que há antes um novo capítulo para se escrever sobre os vistos dourados, que passa por colocar em prática um conjunto de soluções.
mindfulness

'Cleanfullness': como acalmar a nossa mente através da limpeza

Nos últimos anos, surgiram vários conceitos e formas de relaxar, que nos permitem acalmar a mente. Desde o 'mindfulness' até ao 'homefullness', passando pelo 'mindful eating', estas técnicas ajudam-nos a viver a vida com mais tranquilidade, mantendo o foco no presente.

Uma casa inglesa no campo que mistura design e sustentabilidade

Quando o novo e o tradicional se fundem num projeto, é possível obter resultados lindos e muito eficientes. Na arquitetura isso é comum, e temos um bom exemplo em Woodlands, uma casa familiar de 457 metros m2 localizada na cidade inglesa de Wadhurst, numa área de proteção natural chamada High Weald.
Subida dos juros pelo BCE

BCE cria recessão? Deixar inflação alta teria custo maior, diz Centeno

Tudo está a ser feito pelo BCE para baixar a inflação que se faz sentir na Europa. Na última reunião, o regulador voltou a subir as taxas de juro diretoras em 75 pontos, aumentando a taxa de refinanciamento para os 2%. Mas muitas foram as vozes que afirmaram que o caminho que a política monetária está a seguir poderá gerar uma recessão. Sobre este ponto, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal (BdP) sublinha que se o BCE nada fizesse, a “alternativa seria manter taxas de inflação elevadas, o que teria um custo recessivo maior do que aquele que o aumento das taxas de juro provoca”.
Amortização do crédito da casa

Penalização de 0,5% na amortização do crédito da casa suspensa

A comissão de amortização antecipada de 0,5% nos empréstimos habitação com taxas de juro variáveis está oficialmente suspensa, de forma temporária. A medida faz parte de um decreto-lei que o Governo aprovou esta quinta-feira (3 de novembro de 2022) para ajudar as famílias a atenuar o impacto do aumento da subida dos juros no crédito habitação, e da respetiva prestação da casa a pagar ao banco, num momento em que o custo de vida está a subir por via da alta inflação.