Notícia do dia 7 de novembro de 2022

Gestão de administração de condomínios com novas regras

Condomínios: “Regulação da atividade tarda em ser aprovada”

A gestão e administração de condomínios é um tema que tem estado na ordem do dia no setor imobiliário, tendo entrado em vigor este ano, em abril, uma nova legislação (Lei n.º 8/2022), que trouxe alterações no regime da propriedade horizontal. Mas há mais mudanças na calha, nomeadamente no que diz respeito à regulação da atividade. Regulação essa que “tarda em ser aprovada”, diz ao idealista/news Vítor Amaral, presidente da direção da Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC). Este será, de resto, um dos temas em discussão no V Congresso da associação, que se realizará nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, no Tagus Park, em Oeiras. 
Os desafios do setor da gestão e administração de condomínios

Nova lei dos condomínios entrou em vigor há seis meses: o balanço é…

A entrada em vigor da nova lei dos condomínios fez correr muita tinta. Falamos da Lei n.º 8/2022, de 10 de janeiro de 2022, que reviu o regime da propriedade horizontal e vigora desde dia 10 de abril de 2022. Foram várias as novidades que trouxe, conforme escrevemos, mas será que está a trazer resultados? Vítor Amaral, presidente da direção da Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), faz um balanço ao idealista/news.
Salários em Portugal recuam a partir dos 50 anos

Salários recuam com a experiência – baixam a partir dos 50 anos

Seria normal pensar que a antiguidade profissional, aliada à experiência adquirida com o passar dos anos, significaria um aumento salarial para os mais “velhos”. Mas será mesmo assim? Tendo por base o atual contexto do mercado laboral, as pessoas vão ganhando mais, ano após ano, até chegarem aos 50 anos de idade, mas depois os salários tendem a recuar. 
Renegociar crédito habitação

Novas regras do crédito habitação aprovadas: o que muda

É oficial: o Conselho de Ministros já aprovou o decreto-lei que vem apoiar as famílias que estão a pagar prestações da casa mais caras por via da subida de juros. O diploma que estabelece medidas de mitigação da subida da taxa de esforço no crédito habitação destinado à compra de uma casa própria permanente obteve luz verde esta quinta-feira, dia 3 de novembro. E permite que os empréstimos habitação com taxas de esforço acima de 36% possam ser renegociados sem penalizações. Explicamos tudo o que tens de saber antes de renegociar o crédito habitação.

Arrendar uma cabana na natureza para teletrabalhar? Sim, é possível

Os ritmos vertiginosos de trabalho em que todos nos encontramos por vezes envolvidos, podem acabar por gerar a necessidade de encontrar espaços que tragam tranquilidade. Isso tem levado muitas pessoas a tentarem encontrar formas de fugir da azáfama das cidades para espaços menos stressantes, onde os ritmos são diferentes. Foi exatamente o que aconteceu com Charlie Hammond, que depois de passar muitos anos a trabalhar com startups em Londres, decidiu “fugir” para uma área mais tranquila e longe do Reino Unido, para um espaço natural e relaxante não muito longe de Los Angeles (EUA).
Sede da Fidelidade à venda

Sede da Fidelidade em Lisboa está à venda por 120 milhões de euros

Os escritórios continuam a ser a jóia dos negócios imobiliários em Portugal. Com as empresas a voltarem ao trabalho presencial depois do período pandémico, há novos edifícios de escritórios a serem colocados no mercado. Um deles é a atual sede da Fidelidade em Lisboa. O seu proprietário Cerberus quer vender este edifício por 120 milhões de euros. E há já vários investidores interessados no imóvel.
Gás de botija em Portugal

Preços do gás de garrafa voltam a ser livres e sem limites

O gás de botija (ou de garrafa) deixou de ter preços máximos a partir do dia 1 de novembro de 2022, visto que o Governo não prolongou o regime de limites de preços máximos de venda ao público, cuja portaria produzia efeitos até 31 de outubro. Também a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) não o fez, o que significa que os revendedores de botijas de gás voltam a ser livres de praticar os preços que entenderem.
Cobertor quente

Como escolher um cobertor quente e barato para o inverno

Os dias mais frios da estação começam a bater à porta. Com o inverno a chegar e os preços da energia em alta, chegou a hora de procurar alternativas mais baratas e igualmente aconchegantes. Uma das soluções poderá passar mesmo por escolher o cobertor ideal para te aqueceres nos dias mais frios e que poderá também ser um ótimo acessório de decoração da casa. Vem daí descobrir dicas úteis para escolheres o melhor cobertor que te vai aquecer este inverno.
Nómadas digitais em Portugal

Nómadas digitais: a aposta do Governo para atrair "sangue fresco"

O Governo está interessado em atrair cada vez mais nómadas digitais para o país, estando a preparar, por exemplo, um programa com as escolas de turismo para acolher e orientar estes profissionais no território, anunciou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Segundo a governante, que falava durante uma conferência na Web Summit, são várias as vantagens do novo regime de entrada de nómadas digitais em Portugal, sendo importante “atrair jovens para Portugal”. “Temos um problema demográfico, precisamos de trazer pessoas novas, sangue fresco”, afirmou, acrescentando que são um grupo que “pode impulsionar a economia”.
Novos escritórios em Lisboa

Oriente Green Campus vai custar 140 milhões aos ingleses da Orion

Há um centro de escritórios que está a nascer na Grande Lisboa: chama-se Oriente Green Campus e vai colocar no mercado cerca de 41.100 metros quadrados (m2) de espaços de trabalho. Este novo edifício vai ser construído onde hoje está o esqueleto de betão do Multiusos Oriente, um projeto imobiliário iniciado há cerca de 12 anos, mas que caiu por terra. Sabe-se, agora, que este imóvel terá um custo total para os ingleses da Orion, os atuais proprietários, que ronda os 140 milhões de euros.
Renegociar crédito habitação

Renegociação do crédito habitação: BPI vai cumprir "responsabilidade"

O presidente executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, garantiu na sexta-feira, dia 4 de novembro, que o banco irá cumprir com “responsabilidade” a medida aprovada pelo Governo sobre a renegociação do crédito habitação, que, disse, irá abranger uma componente significativa da carteira de crédito da instituição. Até porque a carteira dos empréstimos habitação do banco está a crescer, tendo aumentando 10% entre setembro de 2021 e o mesmo mês deste ano para 14 milhões de euros.
Ministérios mudam-se para sede da CGD

Mudança de ministérios para CGD arranca no 1.º trimestre de 2023

O processo de mudança de alguns ministérios para o edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, vai arrancar no primeiro trimestre de 2023 e será gradual ao longo da legislatura, disse a ministra da Presidência. "Ao longo do primeiro trimestre do próximo ano iniciaremos um processo d
Renegociar crédito habitação

Renegociar crédito habitação é “prática normal”, diz CEO do Novo Banco

Dada a alta subida dos juros nos créditos habitação, o Conselho de Ministros deu luz verde ao diploma que vem definir um conjunto de medidas de apoio às famílias, permitindo, por exemplo, a renegociação dos empréstimos da casa para quem tenha uma taxa de esforço acima de 36%, desde que o financiamento bancário seja inferior a 300.000 euros. Sobre este ponto, o presidente executivo do Novo Banco garante que a instituição está a “operacionalizar o mais rápido possível” estas novas medidas. Mas Mark Bourke entende que a renegociação dos créditos da casa já é uma “prática bancária normal”.
Travão nas rendas

Travão nas rendas: BE quer que se aplique também a novos contratos

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse que vai propor que o limite de aumento das rendas se aplique não só aos contratos em vigor, mas também aos novos contratos porque as rendas “não podem” subir mais. “O BE, das várias propostas que terá sobre inflação e habitação neste Orçamento do Estad