Notícia do dia 14 de fevereiro de 2023

Pedir ou recuperar senha das finanças

Portal das Finanças: pedir senha ou recuperá-la? Eis como fazer

O Portal das Finanças é sem dúvida uma plataforma essencial para tratar de qualquer assunto fiscal online, como por exemplo, a entrega do IRS. Contudo, para conseguires iniciar sessão tens de ter, para além do teu número de contribuinte (NIF) uma senha de acesso ao Portal das Finanças.

Transformar escritórios e lojas em casas: já é tendência em Portugal?

Nos últimos anos, o setor terciário entrou numa fase de transformação e as mudanças de uso tornaram-se mais comuns, especialmente para converter imóveis afetos a serviços/comércio em habitações. A verdade é que converter lojas, armazéns e escritórios em casas virou “moda” em muitos países, nomeadamente para combater a falta de oferta. Ainda assim, o processo pode ser complexo, e comporta riscos (além de vantagens). Mas será que a “residencialização” deste tipo de imóveis já é uma prática comum/tendência em Portugal? Para compreender melhor o tema, o idealista/news ouviu vários profissionais do imobiliário de diferentes segmentos.
decoração de interiores

Ideias de decoração: como criar um escritório para teletrabalhar?

Com o aparecimento do teletrabalho, ter um escritório em casa pode ser uma boa ideia para criar um ambiente confortável e personalizado adequado ao desempenho das nossas funções. Mas como fazê-lo? Para começar, podes conhecer quais as vantagens de teletrabalhar em casa e de criar um área de trabalho para o efeito. Deixamos-te algumas dicas que te podem ajudar neste processo: 
Jardim

Decorar jardins: 7 ideias low cost para renovar o espaço

Pensas que decorar e desenhar o teu próprio jardim envolve um esforço financeiro significativo? Se quiseres dar um novo "look" ao teu jardim sem gastar todas as tuas poupanças, deixamos-te algumas sugestões: aproveita ao máximo o que já tens e recicla-o! Esta será a regra básica e mais importante para evitar gastar demasiado dinheiro.
Vantagens e desvantagens de transferir o crédito habitação

Transferir o crédito habitação: tudo o que é preciso saber

Os dados mais recentes do INE, baseados nos Censos 2021, indicam que cerca de 62% das habitações ocupadas pelos próprios proprietários não têm encargos com a aquisição de habitação. São muitas as pessoas, no entanto, que têm de pedir um crédito habitação para comprar casa. Atualmente, com as taxas Euribor a subir, a prestação disparou em flecha, sobretudo para quem tem os contratos indexados a taxas variáveis. A solução pode passar por transferir o empréstimo. Será que é uma opção a ter em conta? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.

Jantar romântico no Dia dos Namorados? Dicas para decorar a mesa

O Dia dos Namorados celebra-se esta terça-feira. Há quem goste da data e quem não lhe ache piada nenhuma. Mas quem leva o dia de São Valentim a sério, está sempre à procura de várias ideias para fazer diferente. No artigo de hoje deixamos-te algumas dicas para preparar um jantar romântico perfeito.
Antigo quartel do Estado será renovado e transformado em habitação

Antigo quartel do Estado vai ser transformado em habitação

O Estado vai transformar – através do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) – o antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço da Bola, em Lisboa, em habitação, sendo que as obras do projeto devem arrancar ainda este ano. Em causa está um investimento de cerca de 65 milhões de euros, sendo que o imóvel, que foi vendido no final de 2022 pela Estamo à Fundiestamo, está devoluto desde 2015, estando avaliado em 15,1 milhões de euros. Aumentar a oferta de habitação, nomeadamente a custos acessíveis, é um dos objetivos do Estado, conforme revelou recentemente o primeiro-ministro António Costa. 
PRIME @ Natália Correia

Ex-futebolista Pauleta comprou casa neste empreendimento nos Açores

Está a nascer um novo empreendimento residencial em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores. Trata-se do Edifício Prime @ Natália Correia, situado na avenida com o nome da escritora e que é uma das áreas mais nobres e de expansão da cidade. Condomínio terá 25 apartamentos e o açoriano Pedro Pauleta, internacional pela seleção de Portugal de futebol e que passou por vários clubes franceses e espanhóis, é um dos investidores.
BB Guimarães

Grupo Casais reforça aposta na construção de edifícios pré-fabricados

Três anos após ter-se tornado parceiro oficial da Cree Buildings - dedicada à construção sustentável e saudável utilizando componentes de madeira pré-fabricados – o Grupo Casais vai reforçar ainda mais a sua parceria estratégica tornando-se “acionista de referência” deste coletivo internacional. Em Portugal, de resto, foi construído o primeiro Hotel B&B com o sistema de construção sustentável Cree. Trata-se de dois edifícios de quatro andares em Guimarães.
Evolução da inflação em Portugal e na Europa

Bruxelas prevê inflação de 5,4% em 2023 – mais pessimista que Governo

A Comissão Europeia (CE) reviu em ligeira baixa a previsão de inflação para Portugal este ano, para 5,4%, acreditando que o pico foi atingido no último trimestre do ano passado. Continua, no entanto, mais pessimista que o Governo, que no relatório do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) prevê uma taxa de 4% este ano. Relativamente ao crescimento da economia portuguesa, Bruxelas antecipou uma desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 1% este ano, após uma expansão de 6,7% em 2022.
Casas novas mais caras em Portugal

O desafio de comprar casa nova: há poucas e são bem mais caras

O panorama do mercado residencial português não é animador para quem pretende comprar casa. A oferta de casas no mercado é insuficiente e o parque habitacional está envelhecido. Além disso, os preços das casas não pararam de aumentar ao longo de 2022, mesmo com a alta inflação e a subida dos juros. Neste contexto, comprar uma casa nova tornou-se num desafio, já que a construção não acompanha as necessidades da procura, levando a que as habitações novas custem mais 32% que as casas usadas, revela relatório anual do idealista/data. Há ainda 6 cidades onde esta diferença é superior a 50%.
Redução de IRS nas rendas de longa duração

Rendas longas têm redução de IRS: comunicação até 15 de fevereiro

Os proprietários de imóveis que têm casas a arrendar por dois ou mais anos podem usufruir de benefícios fiscais no IRS. Isto porque estes são considerados contratos de arrendamento de longa duração para os quais está previsto uma redução do IRS tanto maior quanto mais longo for o prazo do contrato. Mas beneficiar deste desagravamento fiscal os senhorios têm até esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, para comunicar os contratos às Finanças.