Notícia do dia 13 de fevereiro de 2023

casas por 1 euro

Uma oportunidade única: 8 casas à venda por 1 euro em Molise

As iniciativas de casas por 1 euro multiplicaram-se um pouco por todo o território italiano. Sant'Elia a Pianisi, uma pequena comuna com 1.610 habitantes, na província de Campobasso, aderiu a esta "moda", mas com uma particularidade. Nesta localidade estiveram à venda durante alguns dias 8 casas pelo preço simbólico de um euro. O processo de aquisição de imóveis é simplificado,  e o preço muito vantajoso, mas também há encargos para quem compra. O idealista/news entrevistou o autarca da localidade, Biagio Faiella.
investimento imobiliário

Os ativos imobiliários mais atraentes em 2023, segundo os investidores

As infraestruturas energéticas, os ativos relacionados com a saúde e os centros de dados lideram o ranking, seguidos da habitação social e económica e das residências para idosos. Nem logística, nem hotéis, nem escritórios, nem centros comerciais. Grandes investidores internacionais estão a olhar para os "novos" ativos alternativos.
móveis rústicos

Móveis rústicos: 4 ideias de estilo para uma casa moderna

Na sala, na cozinha, no quarto e até na casa de banho: os móveis rústicos modernos ficam bem em qualquer divisão e em qualquer lugar, não apenas na típica cabana de montanha - desde que consigamos encontrar o equilíbrio certo entre tradição e inovação, claro. Como? Deixamos-te algumas ideias. 
Arrendamento de escritórios em Lisboa

Multinacional britânica arrenda escritório de 580 m2 em Lisboa

O mercado de escritório de Lisboa está ao rubro, tendo em 2022 registado um valor histórico de área arrendada. E em 2023 continuam a arrendar-se mais espaços de escritórios. Uma das operações mais recentes foi concluída em fevereiro e diz respeito ao arrendamento do escritório no Edifício Ramazzotti, em Lisboa, pela multinacional britânica de tabaco Imperial Brands.
ecossistema

Assim será o Camden Highline: o novo parque no “céu” de Londres

Está a nascer um novo parque no "céu" de Londres. Vai chamar-se Camden Highline. Parecido ao Highline em Nova Iorque, terá uma extensão de 1,2 km e procura conectar a vertente turística com a necessidade de transportes de King’s Cross, enquanto aproxima os bairros circundantes. Trará um novo espaço verde para aproximadamente 20.000 pessoas. A inauguração da fase inicial do Camden Highline está prevista para 2025.
filosofia wabi-sabi

Como aplicar a filosofia wabi-sabi em casa

Wabi-sabi é uma filosofia de origem oriental que confere "poder regenerativo a ambientes com vocação natural", A chave para uma casa wabi-sabi é o seu compromisso com o artesanato, em vez de peças de mobiliário produzidas em massa, em que se destaca o acabamento natural e materiais ecológicos. Como pode ser aplicada na decoração da casa? 
Comprar casa em Portugal

Guerra, juros e inflação: os efeitos no mercado residencial nacional

O ano de 2022 foi marcado pelo eclodir da guerra na Ucrânia, que estremeceu uma economia ainda fragilizada pela pandemia. A inflação e os juros no crédito habitação escalaram, enquanto o poder de compra caiu. E como é que este novo contexto impactou o mercado residencial em Portugal? O setor deu provas de resiliência. Mas no final de 2022 já se sentiu um abrandamento da procura de casas para comprar, bem como do montante total concedido em crédito habitação. Já o mercado de arrendamento esteve particularmente dinâmico ao longo do ano passado, mostra o relatório anual do idealista/data de 2022.
Poder de compra dos portugueses cai com a subida da inflação

Inflação rouba poder de compra – está no nível mais baixo desde 2018

A elevada taxa de inflação que se faz sentir em Portugal (8,4% em janeiro) está a deixar marcas na economia e, claro, no orçamento das famílias, que estão a ver o respetivo poder de compra ser esmagado. Em 2022, aquilo que os portugueses conseguiram, em média, comprar com os seus salários caiu praticamente tudo o que tinha aumentado nos três anos anteriores. É preciso recuar até 2018 para encontrar um poder de compra mais baixo. 
preços das casas em Portugal

Moody’s admite correção dos preços das casas em Portugal

O contexto macroeconómico mundial mudou, e os efeitos no mercado imobiliário começam a ser mais evidentes. E Portugal não deverá escapar à correção do preço das casas nos próximos tempos, segundo a Moody’s. A agência de notação financeira considera que os preços do imobiliário no país “ultrapassaram os valores intrínsecos” dos ativos, ou seja, estão sobrevalorizados.
Como aquecer a casa sem gastar muito dinheiro

Frio em casa: como ter um sistema de aquecimento adequado?

A pobreza energética severa é um problema que atinge entre 660 a 680 mil pessoas em Portugal. Há formas, no entanto, de aquecer a casa sem sentir um aumento astronómico da fatura da luz. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
PSD apresenta soluções para a habitação em Portugal

PSD apresenta pacote de medidas para a habitação antes do Governo

O presidente do PSD, Luís Montenegro, anunciou que o partido vai apresentar esta terça-feira (14 de fevereiro) um pacote de medidas para a habitação, ou seja, dois dias antes de um Conselho de Ministros exclusivamente dedicado a este setor. “Desejo que o Conselho de Ministros cumpra a sua tarefa, que é apresentar as suas ideias, mas nós no PSD não vamos esperar, antes mesmo do dia 16, no dia 14, apresentaremos um pacote de medidas muito concreto“, adiantou esta sexta-feira (10 de fevereiro) Luís Montenegro.