Parceria para construir 221 novas camas em Espanha conta com os portugueses da Heed Capital (antiga Dunas Capital).
Comentários: 0
residências de estudantes
Residências de estudantes Amro

Vai nascer uma nova residência de estudantes no país vizinho, em Valência, no valor de 30 milhões de euros. O projeto resulta de uma parceria ibérica entre as gestoras de ativos Heed Capital (antiga Dunas Capital) e IP Investment Management e a promotora imobiliária Amro Partners.

O projeto vai oferecer 221 novas camas para estudantes num terreno de cerca de 2.000 metros quadrados (m2) nos arredores do centro da cidade, na recém-recriada Avenida del Puerto, uma grande avenida a uma curta distância a pé de cinco universidades: Universidade Europea de Valência, Universidade de Valência, Universidade Politécnica de Valência, Universidade Católica de Valência e Universidade Internacional de Valência.

Com instalações amplas, modernas e partilhadas, incluindo piscina, ginásio, terraço, espaços verdes, cantina e salas de estudo, o empreendimento pretende obter as credenciais máximas ESG, incluindo as certificações Outstanding, Fitwel 3*, e WiredScore platinum da BREEAM, segundo o comunicado enviado às redações.

Será um dos novos edifícios mais sustentáveis em Espanha

Além disso, o projeto procurará obter o estatuto Passivhaus, tornando-o um dos novos edifícios mais sustentáveis em Espanha, e na Europa continental, após a sua conclusão no início de 2026. “A cidade de Valência é um mercado de primeira linha em Espanha, sendo o terceiro destino universitário mais popular do país com fortes fundamentos nos mercados subjacentes. Durante o ano letivo de 2021/22, a população total de estudantes foi superior a 103.000 estudantes, sendo os estudantes internacionais responsáveis por aproximadamente 12% do total”, lê-se ainda.

De acordo com o Relatório de Alojamento Estudantil da JLL publicado em novembro de 2022, Valência é a cidade com o menor número de residências de estudantes e com o maior desajuste entre oferta e procura em todo o mercado espanhol, com uma proporção estimada de 28:1 de estudantes com necessidade de alojamento, tornando-a no local ideal para o décimo primeiro projeto de residências de estudantes da Amro desde o seu lançamento na Península Ibérica em 2018. 

residências de estudantes
Foto de Stanley Morales no Pexels

Valência será o segundo projeto de residências estudantis Ibérico da IPIM desde que a empresa se expandiu para a Europa continental, após o lançamento bem sucedido do seu fundo Iberian Student Living em 2021, um fundo incorporado em Portugal gerido pela Heed Capital.

Projeto no Porto com abertura prevista para 2024

Além disso, em dezembro de 2022, Heed, Amro e IPIM fecharam um financiamento de 7,5 milhões de euros com a Alteralia Real Estate Debt, um fundo gerido pela Alantra, para financiar o desenvolvimento do seu projeto de residência de estudantes no Porto. Este projeto está previsto ser inaugurado em janeiro de 2024, a tempo do início do segundo semestre do ano letivo 2023/24.

"A atratividade do mercado valenciano, juntamente com as características do terreno recém-adquirido, permitiu-nos cumprir os nossos rigorosos critérios de investimento. A capacidade da nossa parceria que abrange dois continentes para completar esta aquisição e para impulsionar o desenvolvimento do Porto, faz-nos ter a confiança de poder alcançar resultados ainda melhores no futuro", refere Joaquim Luiz Gomes, Fundador e Diretor Geral da Heed Capital, citado no mesmo documento.,

Raj Kotecha, co-fundador e CEO da Amro Partners, salienta que “o mercado ibérico de residências de estudantes continua estruturalmente insuficiente e, apesar das condições desafiadoras do mercado, continuamos a ver oportunidades de investimento atraentes em cidades como Valência, onde a procura é forte e crescente”.

“Continuamos a ver oportunidades no setor tanto em Espanha como em Portugal e esperamos que esta seja a primeira de várias aquisições em 2023", acrescenta Selina Williams, Diretora Executiva da IPIM.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta