Notícia do dia 15 de maio de 2023

Empreendimento "As Camélias": um paraíso no meio da cidade do Porto

Há um novo projeto imobiliário a nascer no Porto. Com a assinatura do gabinete de arquitetura OODA, o empreendimento "As Camélias" fica localizado numa das zonas nobres da cidade, Boavista, ocupando um terreno de 5.350 metros quadrados (m2), anteriormente residência dos Graham, proprietários da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos da Boavista, mais conhecida por Fábrica dos Ingleses.
Baía das Gatas em Cabo Verde

Viajar para Cabo-Verde e ficar num hotel flutuante vai ser possível

Um conjunto de investidores privados internacionais estão a instalar na Baía das Gatas, ilha cabo-verdiana de São Vicente, um hotel flutuante com 16 quartos e quatro suítes, no âmbito do projeto Baía Beach Club, avaliado em 1,3 milhões de euros. O projeto Baía Beach Club prevê a construção de u
Demas Nwoko

Arquiteto Demas Nwoko recebe Leão de Ouro na Bienal de Veneza

O arquiteto e artista nigeriano Demas Nwoko vai ser distinguido com o Leão de Ouro de carreira pela Bienal de Arquitetura de Veneza, que será entregue a 20 de maio, na abertura da exposição internacional, em Itália. Demas Nwoko nasceu em 1935 em Idumuje-Ugboko, no sul da Nigéria, filho de um Obi (g
Amendoeira Golf Resort

Amendoeira Golf Resort no Algarve vendido pela Kronos ao grupo Rolear

A Kronos Homes acaba de fechar a venda do resort residencial-turístico Amendoeira Golf Resort ao grupo Rolear, depois de cinco anos a gerir o projeto. Com esta alienação, a empresa conclui a venda do portefólio que adquiriu ao Grupo Oceânico em 2018, aquando da sua entrada em Portugal. O valor do negócio não foi revelado.
Entrevista da Mexto ao idealista/news

Fazer promoção imobiliária "no segmento de luxo faz todo o sentido"

“A Mexto está de pedra e cal em Portugal e vai continuar a investir no país”. Miguel Cabrita Matias, Board Member da Mexto Property Investment, revela ao idealista/news que a promotora imobiliária de origem suíça, especializada no segmento premium, está pronta para os desafios que o mercado imobiliário enfrenta. E nem a alta inflação, os elevados custos de construção e as constantes subidas das taxas de juro, a par dos sinais de instabilidade que o país deu para o exterior com o programa Mais Habitação do Governo, levam a que se possa pensar em baixar os braços: “No segmento de luxo faz todo o sentido [apostar na promoção imobiliária em Portugal], porque a procura continua, não parou, e cada vez é maior”. 
Granvinhos

Granvinhos compra quinta com 400 anos em Viana do Castelo

A Granvinhos – nova designação oficial do antigo grupo Gran Cruz – chegou à região dos Vinhos Verdes onde pretende expandir o negócio. Acaba de adquirir a Quinta de S. Salvador da Torre, no vale do Lima, em Viana do Castelo, com mais de 400 anos de existência. O negócio foi fechado com o Grupo Soja de Portugal, sem o valor do investimento ter sido revelado.
isolamento térmico

Isolamento térmico em casa: não basta usar capoto (sabe porquê)

Ter a casa quente no inverno e fresca no verão não depende apenas do isolamento exterior de paredes, mais conhecido por sistema capoto. Há outros fatores a ter em conta para evitar o desperdício energético e sentir a casa mais confortável. Explicamos-te as alternativas para conseguir um bom isolamento térmico.
crédito da casa

CGD já reestruturou 8.000 créditos habitação e estuda mais medidas

O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse que já foram reestruturados 8.000 créditos habitação e que o banco está a estudar medidas para que mais famílias que entrem em dificuldades consigam pagar os seus empréstimos. Em cima da mesa está, por exemplo, um apoio complementar à bonificação dos juros e fixação da prestação.
A liberdade de imprensa em Portugal e no mundo

Em que países há mais (e menos) liberdade de imprensa

A Organização não Governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou o seu mais recente Índice Mundial de Liberdade de Imprensa, um relatório anual que analisa a atividade jornalística em 180 países e territórios do mundo. Portugal desceu dois lugares no ranking de 2023: ocupa agora a 9ª posição, passando de uma “situação muito boa” para o grupo de países com “uma situação satisfatória”. 
habitação acessível

O plano de Grândola para promover habitação acessível no concelho

A Câmara Municipal de Grândola está a preparar um pacote de medidas para facilitar o acesso à habitação no concelho, e aumentar a oferta de casas a preços mais acessíveis. O plano inclui lotes municipais para autoconstrução; cedência de terrenos para construção cooperativa a custos controlados; e construção de habitação municipal para arrendamento acessível.
Novobanco leva Fisco ao tribunal europeu

IMI em offshore: Novobanco leva Fisco ao Tribunal de Justiça da UE

O Parlamento aprovou, em 2021, uma lei que penaliza as empresas com ligações a jurisdições offshore, que passam a ter de pagar Imposto Municipal de Imóveis (IMI) e Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) agravado. Uma decisão que não agradou ao Novobanco, que deverá contestar a decisão da Autoridade Tributária (AT) de agravar os impostos relacionados com ativos imobiliários junto (também) do tribunal europeu. 
Obras no metro de Lisboa

Metro de Lisboa e do Porto: obras vão derrapar 500 milhões de euros

O secretário de Estado da Mobilidade Urbana admite que as obras no metro de Lisboa e do Porto poderão ter uma derrapagem superior a 500 milhões de euros, mas assegura que os custos adicionais “vão ser cobertos”. “Neste conjunto de mil e 700 milhões de euros, nós estamos a falar de um número final q
Candidaturas ao Vale Eficiência

Melhorar conforto da casa? Vale Eficiência alarga prazo até 31 de maio

Quem beneficia da tarifa social de energia e está empenhado em melhorar a eficiência energética da sua casa tem mais tempo para se candidatar ao Vale Eficiência e receber um cheque de 1.300 euros. Isto porque o Fundo Ambiental anunciou que o prazo das candidaturas ao Vale Eficiência será prolongado até ao dia 31 de maio de 2023. Explicamos tudo.
inflação em Portugal

Bruxelas prevê inflação em Portugal de 5,1% este ano e 2,7% em 2024

A Comissão Europeia (CE) melhorou a projeção da taxa de inflação em Portugal para 5,1% este ano, esperando uma moderação para 2,7% em 2024, refletindo inicialmente os preços da energia e depois dos bens alimentares. Entretanto, o ministro das Finanças já reagiu às previsões da CE, saudando as “boas notícias”. De acordo com Fernando Medina, a economia portuguesa conseguirá “enfrentar o cenário adverso” de elevada inflação.
subida dos juros

Subida dos juros na zona euro transmitida à economia real com atraso

A subida das taxas de juro na zona euro desde julho do ano passado, para 3,75% atualmente, está a ser transmitida à economia real com atraso, segundo os economistas do Banco Central Europeu (BCE). Especialistas afirmam que, "embora a velocidade e a magnitude deste ajustamento sejam elevados de uma perspetiva histórica, a política monetária é transmitida à economia real com desfasamentos".