Notícia do dia 26 de maio de 2023

Moradias de luxo no Porto

Condomínio Greenstone está a nascer na Foz do Porto – são 36 moradias

A Foz do Porto está a ver nascer o Greenstone, o novo condomínio de moradias amplas e de elevado nível, rodeadas de espaços verdes, junto à nova avenida de Nun’Alvares, que une a Praça do Império e a Avenida da Boavista. O fim da construção do projeto está previsto para o final do ano, sendo que 23 das 36 frações estão vendidas.
Como fazer o IRS pela primeira vez? E quando?

Como fazer o IRS pela primeira vez? E quando?

A entrega do teu primeiro IRS pode parecer um bicho de sete cabeças, com vários quadros, anexos e códigos a preencher é normal que vão surgindo algumas dúvidas. A verdade é que parece mais complicado do que efetivamente é.
estádio feito em madeira

Eco Park: assim será o primeiro estádio do mundo feito de madeira

Num mundo onde as alterações climáticas e a sustentabilidade são questões prioritárias, o estádio Eco Park surge como um baluarte da inovação ecológica. Prestes a tornar-se o estádio de futebol mais sustentável e ecológico do planeta, este projeto destaca-se pelo design vanguardista e pela forte aposta nas energias renováveis ​​e na preservação da biodiversidade.
investimento

Venda da carteira de imóveis da Parvalorem volta a falhar

A Parvalorem relançou, no ano passado, a venda da carteira de imóveis avaliada em 230 milhões e da respetiva sociedade gestora. Sabe-se agora que o negócio voltou a falhar, depois de não ter recebido propostas. O insucesso, diz a entidade, deve-se a regras menos flexíveis do concurso público.
BCE a subir juros

BCE quer juros restritivos o tempo necessário para descer inflação

O Banco Central Europeu (BCE) continua empenhado em trazer a inflação na Zona Euro de volta à meta dos 2%. “Isso significa elevar as taxas a níveis suficientemente restritivos e mantê-las nesse nível pelo tempo que for necessário", garante Isabel Schnabel, membro da Comissão Executiva do BCE.
Inteligência Virtual

Inteligência Artificial: lançada Assistente Virtual do cidadão

O Governo e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) lançam esta sexta-feira (26 de maio de 2023) a Assistente Virtual, solução de Inteligência Artificial (IA) que reconhece e reproduz texto e voz, para responder a questões dos cidadãos sobre a Chave Móvel Digital (CMD). Esta solução visa "apoiar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos, tirando partido de voz e de processamento de linguagem natural", de acordo com o gabinete do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
Construção de casas no Porto

Quantos edifícios há no Porto? São 39.303 e nascem cada vez menos

A falta de casas no mercado é um dos maiores problemas que assola o segmento residencial em Portugal, sobretudo tendo em conta a alta procura existente, quer para comprar quer para arrendar. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam esta tendência de escassez de habitações, sobretudo nas duas maiores cidades do país. No Porto, por exemplo, há 39.303 edifícios concluídos, sendo que nunca se construíram tão poucos como última década (entre 2011 e 2021): apenas 1.284. 
casas devolutas

Estado vai arrendar 120 casas devolutas da Segurança Social

O Estado vai arrendar 120 imóveis devolutos da Segurança Social a preços acessíveis. Casas estão sobretudo localizadas nos municípios de Lisboa, Porto e Gaia, e o arrendamento deverá seguir as regras do futuro programa Arrendar para Subarrendar, previsto no pacote Mais Habitação.
Venda de terrenos

Novo Banco quer vender terrenos em Lisboa e no Algarve por 365 milhões

O Novo Banco está a preparar a venda de um conjunto de terrenos para construção em Lisboa e no Algarve avaliados em 365 milhões de euros. Trata-se do projeto que já tem um nome – Eleanor – e que envolve um terreno junto às Amoreiras, na capital, com 133 mil metros quadrados (m2), onde deverão nascer 683 casas. Os quatro terrenos em causa têm uso misto, desde habitação a escritórios, passando também pelo comércio e turismo.
Fernando Medina

Câmara de Lisboa suspeita de favorecer Benfica com isenção urbanística

O Ministério Público (MP) está a investigar favorecimentos da Câmara de Lisboa ao Benfica, no âmbito da Operação ‘Tutti Frutti’. Ao que tudo indica, Fernando Medina, atual ministro das Finanças e ex-autarca de Lisboa, terá concedido ao clube lisboeta a isenção de uma taxa urbanística no valor de cerca de 1,7 milhões de euros.