Notícia do dia 6 de outubro de 2023

conforto térmico

Calor e frio impactam concentração: pensamos melhor a que temperatura?

Já alguma vez reparaste que consegues pensar com mais clareza, e ter um melhor desempenho em tarefas que exigem um maior esforço mental em determinados ambientes? A verdade é que a função cognitiva não é influenciada apenas por fatores como exercícios mentais, sono e dieta. Há uma variável muito importante no ambiente que nos rodeia que influencia muito a concentração, e que por regra subestimamos: a temperatura ambiente.
Inflação em Portugal

Banco de Portugal revê em alta inflação para 2023 e 2024

O Banco de Portugal (BdP) reviu esta quarta-feira (4 de outubro de 2023) em ligeira alta a inflação para este ano e para o próximo para 5,4% e 3,6%, respetivamente. Uma evolução que se deve sobretudo aos preços da energia. O supervisor espera, no entanto, que a taxa continue a reduzir-se.
carência habitacional

Há 86 mil famílias em situação de carência habitacional no país

Portugal está a viver uma grave crise habitacional, que se agudizou nos últimos anos. Numa entrevista recente, a ministra da Habitação veio dizer que foram identificadas 86.000 famílias com necessidades habitacionais no país, um número bastante superior àquele que foi registado em 2018 – altura em que o levantamento apontava para um universo de 26.000 agregados a precisar de ajuda.
Capital verde 2025

Cidade de Vílnius será Capital Verde Europeia 2025

A cidade de Vílnius, capital da Lituânia, venceu o Prémio Capital Verde Europeia 2025, à frente de Guimarães e de Graz, na Áustria, foi anunciado durante uma cerimónia que decorreu em Tallinn, capital da Estónia, esta quinta-feira, dia 5 de outubro de 2023.
cartel da banca

Cartel da banca: troca de dados sobre spreads “suficiente” para violar lei

O advogado-geral que está a acompanhar o processo do cartel da banca no Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considera que a troca de informação comercial durante mais de dez anos sobre os volumes de crédito concedidos e os spreads aplicados nos empréstimos à habitação, consumo e empresas, entre os principais bancos portugueses, é suficiente para violar a lei.
Terreiro do Paço

Turismo: fim do RNH é mais “uma decisão sem fundamentação factual”

O anúncio do fim do regime de residentes não habituais (RNH) continua a motivar reações de vários players de mercado. Agora é a vez da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts (APR), que considera a nova alteração legislativa proposta pelo Governo “mais uma decisão sem fundamentação factual com profundas consequências para Portugal”.