Notícia do dia 9 de outubro de 2023

casa con piscina

Como proteger a piscina da chuva e trovoadas: dicas úteis

Montar uma piscina em casa é, sem dúvida, uma adição estética notável, bem como um pretexto para convidar amigos ou parentes para dar um mergulho nos dias mais quentes de verão. As vantagens que a piscina oferece do ponto de vista decorativo (e funcional), contudo, pedem para ser acompanhadas, ao mesmo tempo, pela manutenção, de modo a garantir a sua durabilidade ao longo do tempo. Entre os fatores mais impactantes que determinam a sua deterioração estão os eventos atmosféricos, que são um dos maiores perigos.
Comprar casa para arrendar

Comprar casa e colocá-la a arrendar rendeu 7,4% no verão

Hoje, o mercado de arrendamento em Portugal está no centro do debate político. Ainda não se sabe como se vai poder fazer atualização das rendas em 2024 e, por outro lado, controlar os preços das rendas nos novos contratos, forçar o arrendamento de casas vazias e reduzir as taxas de IRS sobre os rendimentos prediais fazem parte do polémico Mais Habitação, aprovado no Parlamento e promulgado pelo Presidente da República. Será que, no meio de tanta instabilidade, continua a ser um bom negócio comprar casa para colocá-la a arrendar? Com os preços do arrendamento em alta e a falta de stock, a verdade é que a rentabilidade bruta da habitação em Portugal subiu no último ano, tendo-se fixado em 7,4% no terceiro trimestre de 2023, apontam os dados do idealista. Mas isto quer dizer que os riscos do negócio também são superiores.
património do Estado

Inventário dos imóveis do Estado é “pouco fiável” – SS tem 425 devolutos

A inventariação do património imobiliário do Estado continua a ser “muito limitada e pouco fiável”, diz o parecer do Tribunal de Contas (TdC) à Conta Geral do Estado de 2022. O tribunal alerta para a falta de progressos nesta matéria, apontando “fragilidades no controlo e contabilização dos bens imóveis”. Destaca, por exemplo, a existência de 425 imóveis devolutos na Segurança Social (SS), algo que "contraria uma utilização eficiente do capital existente".
Taxa de juro média dos novos depósitos a prazo em Portugal

Taxa de juro média dos novos depósitos a prazo em máximos de 2014

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou de 1,69% em julho para 1,81% em agosto, o valor mais alto desde abril de 2014, indicou esta quarta-feira (4 de outubro de 2023) o Banco de Portugal (BdP). Em causa está uma subida de 0,12 pontos percentuais (p.p) em termos mensais. 
acesso à habitação

Acesso à habitação pior que em 2008 – e juros agravam cenário

O acesso à habitação via crédito bancário em Portugal continua a degradar-se, e está pior que na última crise financeira em 2008, segundo o Banco de Portugal (BdP). Estudo do regulador mostra que o esforço financeiro para comprar uma casa, no final de 2022, “situava-se em valores elevados, cerca de 11% acima dos máximos observados em 2007-2008”.
Portugal confirma fim dos vistos gold

Mais Habitação em vigor – já não são admitidos novos vistos gold

Ponto final na concessão de novos vistos gold em Portugal. Com a entrada em vigor do polémico programa Mais Habitação – a Lei n.º 56/2023 foi publicada dia 6 de outubro de 2023 e o diploma entrou em vigor no dia seguinte –, deixam de ser admitidas novas autorizações de residência para atividade de investimento, os chamados vistos gold (Golden Visa). Trata-se de um programa que foi lançado em outubro de 2012, com o objetivo de atrair investimento estrangeiro para o país. 
orçamento do Estado

O que já se sabe do OE2024: habitação entre as prioridades 

A proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) será entregue esta terça-feira, 10 de outubro, no Parlamento, depois de o Governo ter apresentado as linhas gerais do documento aos partidos. Numa altura em que o país se debate com uma grave crise na habitação, as medidas de apoio neste âmbito estarão entre as prioridades, assim como a descida do IRS com atualização dos escalões, aumento das pensões e salários. Eis um resumo daquilo que já se sabe e irá impactar a vida das famílias e empresas.
Empresas ajudam trabalhadores com a casa

Empresas que cedam casas aos trabalhadores terão incentivos fiscais

As empresas que cedam casas aos trabalhadores terão incentivos fiscais, sendo esta uma medida que consta na revisão do Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, assinada este sábado (7 de outubro de 2023) pelo Governo e pelos parceiros sociais, com exceção da CIP e da CGTP.
Habitação acessível em Portugal

Habitação acessível: vem aí uma linha de financiamento de 250 milhões

O aumento da oferta de habitação acessível em Portugal, uma das bandeiras do programa Mais Habitação – a Lei n.º 56/2023 foi publicada dia 6 de outubro de 2023 e o diploma entrou em vigor no dia seguinte –, parece estar a sair do papel, tendo a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, 90 dias desde a entrada em vigor da referida lei para publicar a portaria que regulamenta os termos e condições da linha de financiamento de 250 milhões de euros.
Crédito malparado em queda em Portugal

Crédito malparado a diminuir – 6.400 milhões no primeiro trimestre

No primeiro trimestre deste ano, o volume de créditos não produtivos em Portugal – um cenário financeiro também conhecido como crédito malparado ou non-performing loan (NPL) – desceu para cerca de 6.400 milhões de euros, face aos 7.800 milhões de euros verificados no ano passado. Em causa estão dados da agência de rating DBRS.
Taxa de esforço no crédito da casa

Crédito habitação: alívio do teste de esforço em vigor a 16 de outubro

O Banco de Portugal (BdP) divulgou esta segunda-feira (9 de outubro de 2023) a instrução que alivia o teste de esforço exigido pelos bancos na concessão de crédito habitação, esclarecendo ainda que a maturidade média dos novos contratos não deve ultrapassar 30 anos. Em causa está a recomendação que alivia o teste de esforço exigido pelos bancos, simulando um aumento de 1,5% das taxas de juro em vez dos atuais 3%. As mudanças entram em vigor cinco dias úteis após a publicação da instrução, ou seja, dia 16 de outubro.
Construção de casas em Portugal

Quanto custa construir uma casa nova? Mais 2,5% que há um ano

Em agosto, os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,5% face ao mesmo mês do ano passado, segundo as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Trata-se de um valor homólogo superior ao verificado em julho (2,1%) e inferior ao de junho (2,9%). Há um ano, em agosto de 2022, a taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) era bem superior: 12,2%.