
A Casa da Espinhosa, projetada pelo famoso arquiteto do Porto, José Marques da Silva, está à venda. O imóvel integra-se numa quinta com cerca de 15.000 metros quadrados (m2) e é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Guimarães.
A propriedade, comercializada pela dipe imobiliária destaca-se pelos deslumbrantes jardins, fontes de água e percursos pedonais, e ainda um parque arborizado numa colina a norte da casa, com vistas deslumbrantes para o Centro Histórico e Montanha da Penha.

Esta icónica casa da grande burguesia industrial dos anos da República (1910-1926) foi projetada em 1921 por Marques da Silva (1869-1947), uma das figuras mais relevantes da história da arquitetura portuguesa, responsável por obras como o Teatro Nacional São João, Estação de São Bento, Palácio da Bolsa e Casa de Serralves, assim como alguns dos edifícios mais carismáticos da cidade de Guimarães: Santuário da Penha, Basílica de São Torcato e Sociedade Martins Sarmento.

A obra do arquiteto, funda-se na aprendizagem da arquitetura académica, primeiro no Porto na Academia de Belas Artes (1882-1889) e depois em Paris onde frequentou a École Nationale de Beaux-Arts (1889-1896), tal como se pode ler na página da Fundação Marques da Silva. Entre 1913 e 1939 assumiu a direção da Escola de Belas Artes do Porto, onde foi mestre de várias gerações de arquitetos.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta