Empreendimento no Porto construído sob o conceito de vida rural
No coração da cidade do Porto, mais precisamente na zona do Bolhão, está a ser construído um novo empreendimento residencial composto por 18 apartamentos, em mais de 1.500 metros quadrados (m2).
Aspirador de pó: com ou sem fios?
Na procura pela eficiência na limpeza doméstica, a escolha do aspirador de pó ideal pode tornar-se um verdadeiro dilema. Principalmente porque os aspiradores verticais sem fio estão cada vez mais populares e há quem pense em trocar.
Virar de página no imobiliário com novo Governo? Consultoras respondem
O ano de 2023 deixará saudades no setor imobiliário? E o que esperar de 2024, que ficará desde já marcado por um virar de página no Governo, com a realização de eleições legislativas no dia 10 de março? Cautela, esperar para ver, instabilidade política e turbulência económico-financeira – taxas de inflação altas, embora estejam a descer, e taxas de juro elevadas – são expressões usadas ao longo do ano passado para caracterizar o estado da nação do setor imobiliário. A tudo isto junta-se uma crise na habitação, sendo urgente aumentar a oferta de casas a preços “ajustados”. Haverá, ainda assim, motivos para estar otimista? O idealista/news tenta dar respostas a estas e outras perguntas com a ajuda das principais consultoras imobiliárias a operar em Portugal.
A nova tendência de decoração que faz parecer a casa maior
As paredes de uma casa são como uma tela em branco para ser personalizada como achares melhor. Uma das tendências mais populares no mundo do design de interiores é o uso de círculos coloridos para dar vitalidade e dinamismo a qualquer ambiente.
Este é um dos melhores hotéis históricos do mundo e fica em Lisboa
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez para conhecer o The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, em Lisboa, que acaba de ser integrado na 'Historic Hotels Worldwide', o programa oficial do 'National Trust for Historic Preservation' (nos EUA), que reconhece e celebra os melhores hotéis históricos em todo o mundo.
Alojamento Local gera polémica - mas dormidas atingem recorde em 2023
Ao longo de 2023, o Alojamento Local (AL) deu muito que falar. Com o Governo a alegar que este negócio de arrendamento de casas de curta duração contribui para a subida do preço da habitação no país, decidiu apertar o cerco à atividade com o Mais Habitação, pacote que entrou em vigor no dia 7 de outubro. Apesar das polémicas, os estabelecimentos de AL continuaram a atrair turistas portugueses e estrangeiros de tal forma que, a um mês de fechar o ano, já foi contabilizado um máximo histórico de 10,8 milhões de dormidas nestes alojamentos em 2023.
3 tendências do mercado imobiliário de luxo para 2024
O mercado imobiliário de luxo em Portugal está em constante evolução e em 2024 promete trazer consigo várias tendências que irão moldar o setor, segundo a análise da Engel & Völkers. De acordo com a mediadora, a localização, os espaços de lazer e bem-estar e a tecnologia de ponta são os aspetos mais importantes para os investidores de luxo.
Subida de rendas e apoios ao crédito: o que muda na habitação em 2024
O ano de 2024 arranca com o problema de falta de habitação por resolver, o polémico Mais Habitação em vigor e ainda eleições legislativas à espreita. O futuro da habitação em Portugal continua incerto, mas há várias linhas orientadoras traçadas em 2023, que vão continuar a mexer com a carteira dos portugueses. Do aumento das rendas aos apoios ao crédito habitação, passando pelo período transitório do regime de residentes não habituais (RNH) previsto no Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). São várias as heranças deixadas pelo Governo socialista de António Costa – que hoje está em gestão – e que vão continuar a mexer com a habitação no nosso país. Fica a conhecer quais são neste guia preparado pelo idealista/news.
Alojamento Local: cancelamento de licenças "não pode ser imediato"
O cancelamento dos alojamentos locais que não fizeram a prova de atividade dentro do prazo estabelecido pelo Governo “não tem sido, de forma alguma, imediato e nem pode ser”, realça a associação do setor.
VIZTA diz olá a Portugal e quer construir casas a preços “ajustados”
Há novidades no mundo da promoção imobiliária. Agora, há uma nova marca a operar em Portugal: a VIZTA Homes que vem substituir a Nexity Portugal, após a compra da promotora imobiliária pela Orion Capital Managers em setembro de 2023. E esta mudança traz novidades também na habitação: a VIZTA Homes quer crescer em Portugal, estando à procura de oportunidades para construir mais casas e a preços “mais ajustados”. O seu objetivo é entregar 1.500 casas que já estão em desenvolvimento e expandir-se ainda mais em 2024.
Novo código da construção vai reunir leis dispersas e traz celeridade
A legislação da construção em Portugal é anterior à década de 60, não estando hoje adaptada à evolução tecnológica e digital, além de ser “extensa, dispersa, complexa e fragmentada”. Por tudo isto, o Governo está a desenvolver, junto de outras entidades públicas, um novo Código da Construção, que vai ser elaborado nos próximos três anos. A ideia passa por harmonizar os cerca de 100 diplomas que hoje regem o setor da construção numa só legislação, para tornar a construção em Portugal mais "transparente, célere e segura".
Simplificação de licenciamentos aguarda aprovação de Marcelo
Para dar resposta ao difícil acesso à habitação em Portugal que afeta jovens e cada vez mais famílias de classe média, o Presidente da República deu luz verde em agosto ao pedido de autorização legislativa que permitiu ao Governo desenhar o decreto-lei que procede à reforma e simplificação de licenc
Retail parks em Portugal: 5 imóveis foram vendidos a fundo suíço
O imobiliário comercial retalhista volta a dar que falar em Portugal. Antes da pandemia, Mitiska REIM comprou cinco retail parks portugueses. E agora, cerca de cinco anos depois, a investidora belga decidiu vendê-los a um novo fundo detido pelos suíços da Partners Group, juntamente com outros cinco retail parks situados na Bélgica. O valor do negócio não foi revelado.
Imobiliário comercial: investimento recua pressionado pelos juros
O investimento em imobiliário comercial recuou 42% em 2023, para 1.730 milhões de euros, refletindo a subida das taxas de juro, segundo a Cushman & Wakefield (C&W), que antecipa uma recuperação para 2024.