Notícia do dia 16 de janeiro de 2024

Toalheiro elétrico

Aquecedor de toalhas: a nova tendência de casa de banho em 2024

Nestes dias frios de inverno, quando tanto te custa sair debaixo da água quentinha do chuveiro, o que mais te apetece ao saíres do poliban ou banheira? Vamos apostar: uma das coisas será, certamente, teres uma tolha quente à tua espera. Acertámos? Se sim, fica atento/a à nova tendência deste ano.
Arrendar casas pequenas

Arrendar minicasas: oferta com menos de 30 m2 continua escassa

Quem quer iniciar a vida junto aos grandes centros urbanos procura casas funcionais, eficientes, confortáveis e bem localizadas. E, apesar de os agregados em Portugal serem cada vez mais pequenos e de haver famílias dispostas a viver em casas mais pequenas (porque são, muitas vezes, mais baratas), a verdade é que a oferta de minicasas para arrendar em Portugal continua a ser escassa. Isto porque, segundo um estudo do idealista, só 1,6% dos apartamentos para arrendar têm uma área inferior a 30 metros quadrados (m2), uma percentagem semelhante à observada no início de 2023.
2023 foi o ano mais quente de sempre no planeta Terra

Ano de 2023 foi o mais quente de sempre

O ano de 2023 foi o mais quente desde que há registos, tendo a temperatura média global estado 1,49 graus acima dos valores antes da Revolução Industrial, segundo dados divulgados recentemente pelo serviço de observação da Terra da União Europeia (UE), Copérnico.
Atualização de rendas em novos contratos de arrendamento

Fixação de rendas para novos contratos: Deco alerta para dúvidas

Em 2023, a subida das rendas ficou limitada a 2%. Mas em 2024 as rendas das casas vão poder ser atualizadas até 6,94%, em linha com a inflação. Uma atualização, no entanto, que não abrange os novos contratos de arrendamento, que têm um limite de rendas inferior: podem subir até 2% face aos valores celebrados nos cinco anos anteriores. Esta é, de resto, uma medida que deixa dúvidas, tendo a Deco questionado a fixação de valores de rendas para novos contratos de arrendamento. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Residência de estudantes em Odivelas

Vai nascer no Mosteiro de Odivelas uma… residência universitária

O espaço histórico do Mosteiro de Odivelas, cidade localizada nos arredores de Lisboa, vai acolher uma residência de estudantes com 204 camas (52 quartos duplos e 100 individuais). As obras de requalificação estão a decorrer – começaram em novembro de 2023 – e a nova residência do Iscte – Instituto Universitário deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2025/2026.
BCE

"Quando chegar a hora, vamos discutir cortes de juros", diz Centeno

Tudo aponta para que as taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) comecem a descer este ano, ainda que paire uma nuvem de incerteza sobre o ‘timmig’ certo para dar esse passo. Mário Centeno, governador do Banco de Portugal (BdP), veio dizer que o BCE tem de estar preparado para discutir cortes nas taxas.
Casas novas em Setúbal

Casas novas em Setúbal: projeto do The Edge Group vai sair do papel

Chama-se Setúbal Center e vai finalmente sair do papel. Em causa esta um projeto residencial promovido pelo The Edge Group que terá 188 apartamentos, num total de sete edifícios, e que representa um investimento de 56 milhões de euros, conforme adiantou ao idealista/news, em 2019, o CEO do grupo, José Luís Pinto Basto. Vai nascer nas antigas instalações da Junta Autónoma das Estradas, na zona dos Quatro Caminhos, situada na Avenida do Alentejo, perto do novo edifício da junta de freguesia.