Notícia do dia 2 de julho de 2024

brinquedos

Arrumação de brinquedos: dicas para uma casa sempre organizada

Os crianças adoram brinquedos e a os adultos gostam de oferecer. O resultado é, geralmente, uma casa cheia de brinquedos por todo o lado – com tendência a desarrumar à medida que o dia vai passando. De manhã a casa está em ordem, à tarde os miúdos vêm da escola e a bagunça aumenta a cada segundo.
Novo retail park em Vizela

Antiga fábrica têxtil dá lugar a Retail Park em Vizela

No lugar onde um dia funcionou uma fábrica têxtil nasceu o Retail Park Vizela. Esta nova centralidade comercial a norte do país é o resultado de um investimento de cerca de 12 milhões de euros. Já abriu portas em Vizela, distrito de Braga, e vai criar 70 empregos.
Reabilitação de escolas

Escola Eugénio de Castro em Coimbra vai ser reabilitada com 10 milhões

A requalificação da escola básica Eugénio de Castro vai ter um apoio de 9,7 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, foi anunciado na sexta-feira (dia 14 de junho) pela vereadora da Câmara de Coimbra com a pasta da educação. A candidatura de requalificação foi aprovada no
Depósitos das famílias nos bancos

Famílias nunca tiveram tantas poupanças nos bancos como em maio

As famílias continuam a confiar as suas poupanças nos bancos residentes em Portugal, de tal forma que o valor total de depósitos dos particulares totalizou 184,3 mil milhões de euros em maio, o maior valor desde que há registos contabilizados pelo Banco de Portugal (BdP). “No final de maio de 2024,
Renda das casas em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 2,4% mais caro no 2º trimestre

Hoje, arrendar uma habitação no país é um verdadeiro desafio, perante a falta de oferta de casas e as elevadas rendas. E a verdade é que, com o atual dinamismo deste mercado, os preços das casas para arrendar em Portugal voltaram a subir 2,4% no segundo trimestre deste ano, face ao trimestre anterior. Assim, arrendar casa passou a ter um custo mediano de 16,2 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de junho, segundo revela o índice de preços do idealista, editor desta newsletter. Já em relação à variação mensal, as rendas subiram 0,6%.
Isenção de IMT e IS na compra de casa

Isenção de IMT e IS na compra de casa por jovens: quando entra em vigor?

É uma das medidas contempladas no programa “Construir Portugal”, do Governo de Luís Montenegro, e tem como objetivo ajudar a dar resposta a crise na habitação na qual se encontra o país. Falamos da isenção de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e de IS (Imposto de Selo) na compra da primeira habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos, cujo decreto-lei já foi aprovado pelo Executivo em Conselho de Ministros. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta, nomeadamente sobre a data da entrada em vigor da medida. 
Rendas antigas em Portugal

Senhorios já podem pedir compensação por rendas antigas

Os senhorios com rendas anteriores a 1990 – as chamadas rendas antigas – podem, a partir desta segunda-feira (1 de julho de 2024), pedir ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) a compensação de até “1/15 do Valor Patrimonial Tributário (VPT) do locado”, de acordo com o definido no programa Mais Habitação.
Prestações da casa em julho

Euribor volta a cair: prestações da casa ficam mais baratas em julho

As taxas Euribor voltaram a descer para todos os prazos em junho, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter iniciado o ciclo de cortes dos seus juros diretores. E, por conseguinte, as prestações da casa ficaram mais baratas para os novos créditos habitação a taxa variável no mês de julho, revelam as simulações do idealista/créditohabitação. Também há boas notícias para as famílias que estão a pagar empréstimo da casa e virem as prestações a serem revistas estes mês.
Ministérios mudam-se para a sede da CGD

Ministérios passam para a sede da CGD: qual será o futuro dos imóveis?

O Governo vai começar a mudar seis ministérios e duas secretarias de Estado para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na Avenida João XXI (Lisboa), esta segunda-feira, dia 1 de julho. Mas qual será o futuro dos imóveis que vão ficar vazios? Ao que se sabe até agora, há edifícios que vão regressar às mãos dos proprietários privados, outros que terão fins turísticos e só um tem potencial para ser destinado à habitação.
Piscina em Vila Real

Piscinas em Vila Real: construção do novo complexo vai arrancar

A construção do complexo de Codessais arranca esta semana, em Vila Real, representa um investimento de 13,7 milhões de euros, inclui duas piscinas, uma coberta e outra descoberta, e mais que triplica o número de utentes. “É uma obra absolutamente necessária”, afirmou esta segunda-feira (dia 1 de ju
contratos de arrendamento

Fisco sem plano para controlar arrendamentos ilegais

A Autoridade Tributária e Aduaneira não tem um plano abrangente de controlo do arrendamento ilegal que integre as denúncias e a informação sobre os contratos de água e energia que as empresas fornecedoras estão obrigadas a enviar-lhe. Esta é uma das conclusões de uma auditoria de desempenho ao cont
Residência de estudantes em Lisboa

Residência de estudantes com 380 camas em Lisboa vendida por 58 milhões

É mais um negócio que comprova que o setor das residências de estudantes (PBSA – Purpose Build Student Accomodation) em Portugal continua a atrair investidores. Trata-se da venda de um alojamento com 380 camas/quartos distribuídas por cinco pisos em cerca de 17.000 metros quadrados (m2) de área bruta de construção acima do solo que era detido pela TPG/Round Hill Capital e passou para as mãos da Xior, tendo sido vendida por 58 milhões de euros.
Correção nas escrituras da casa

Comprar casa: correção na escritura obriga a pagar IMT duas vezes

A escritura é um dos últimos passos a dar no processo de compra de casa. E há que ter muita atenção na informação que consta no documento. Isto porque quem tiver de avançar com correções nas escrituras da casa, que não sejam lapsos ou gralhas, terá de pagar novamente o IMT e o Imposto de Selo (IS), revela a Autoridade Tributária (AT).
Reabilitação de escolas

Escola vai ser requalificada em Montemor-o-Velho por 3,9 milhões

O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, vai investir mais de 3,9 milhões de euros na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Carapinheira, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A requalificação daquele estabelecimento de ensino "vai melhorar de forma profunda a e