
Os crianças adoram brinquedos e a os adultos gostam de oferecer. O resultado é, geralmente, uma casa cheia de brinquedos por todo o lado – com tendência a desarrumar à medida que o dia vai passando. De manhã a casa está em ordem, à tarde os miúdos vêm da escola e a bagunça aumenta a cada segundo. Na hora de dormir, há brinquedos por todo o lado.
Para evitar objetos acumulados e desarrumação constante, partilhamos contigo dicas para teres a casa sempre organizada e uma arrumação eficiente no que toca aos brinquedos das crianças.
Arrumar a casa: manter os brinquedos no seu lugar

Quem tem crianças em casa sabe como a arrumação se pode tornar uma tarefa (ainda mais) complicada. Principalmente quando os pequenos começam a ter vontade própria e a caminhar para todo o lado, estender a mãozinha até ao cesto dos brinquedos é quase automático e quando damos por nós, a sala tornou-se num mundo encantado dos brinquedos.
Separa os brinquedos por categorias
É a forma mais fácil de organizares os cinco mil brinquedos das crianças lá de casa: separá-los por categorias. Separa as bonecas, os carrinhos, os puzzles, jogos de tabuleiro, peluches… divide-os e guarda-os em lugares distintos para que seja mais fácil no momento da arrumação e para que haja mais ordem e organização.

Usa caixas, cestos, prateleiras, armários
Todos os recipientes são bons e práticos para guardar os brinquedos, em vez de estarem espalhados no chão ou pelos cantos da casa. Podes utilizar caixas, cestos, armários ou prateleiras para armazenar os brinquedos, e organizá-los por categoria, como já referimos. Caixas transparentes são ideais porque ajudam a identificar o conteúdo rapidamente e as crianças podem escolher mais facilmente o brinquedo com o qual querem brincar.
Coloca etiquetas de identificação
As etiquetas é dos truques que mais ajudam quando se fala de ordem e organização em casa. Coloca etiquetas em todas as caixas ou cestos onde tenhas os brinquedos, não só para ser mais fácil no momento de arrumação, mas para que possas ensinar as crianças a arrumar contigo. Desta forma, elas saberão identificar os brinquedos e onde cada um deve ser guardado, o que também as ajudará no desenvolvimento da capacidade de organização.

Tem um espaço de fácil acesso
É bom que os brinquedos estejam num local de fácil acesso para as crianças, especialmente aqueles que elas utilizam mais frequentemente. Se elas tiverem acesso ao que mais gostam, há menos probabilidade de desarrumarem todos os outros brinquedos à procura dos preferidos. Podes criar um sistema de arrumação com prateleiras baixas ou caixas de plástico no chão para que elas consigam lá chegar.
Cria uma rotina para arrumares
É aconselhável criares uma rotina diária ou semanal para quando chegar o momento de arrumar todos os brinquedos espalhados pela casa. Ensina as crianças a guardar os brinquedos depois de brincarem com eles, para se habituarem à rotina da arrumação e para sentirem o incentivo de fazer parte desse processo de organização. Explica a importância de cuidar dos brinquedos para os manter em bom estado, e ao fazerem esta ação em conjunto vais também ensinar responsabilidade, sendo uma oportunidade para fazer uma ação divertida em família.

Faz uma rotação de brinquedos
Se tiveres muitos brinquedos em casa, podes considerar a técnica de rotação: guarda certos brinquedos durante um dia (ou mais tempo) e deixa outros mais à mão para serem usados pelas crianças. Passado uns dias ou uma maior temporada, troca os brinquedos que estavam mais em uso pelos que estavam guardados. Desta forma, o interesse das crianças mantém-se ativo e faz-se menos desordem porque haverá menos brinquedos disponíveis para esse dia.
Prepara um espaço para a criatividade
A criatividade é uma qualidade essencial a ser desenvolvida nas crianças. E aplica-se não apenas na escola, mas também na hora de brincar. Se elas gostam de fazer trabalhos manuais, pintar, desenhar ou fazer certas atividades artísticas, reserva um espaço destinado para elas darem asas à imaginação e onde tens todos os materiais que elas podem utilizar organizados em caixas, gavetas ou prateleiras. Quando o momento criativo acabar, é só colocar todos os materiais novamente no seu lugar.

A organização dos brinquedos deve ser prática e funcional para que consigam estar facilmente à mão das crianças e para que seja fácil arrumá-los depois da hora da brincadeira. Esta arrumação pode parecer, por vezes, uma tarefa desafiante, especialmente se houver muitos brinquedos e muitas crianças em casa, mas ao aplicares estas dicas irás comprovar que a tua casa pode alcançar arrumação plena mesmo com milhares de brinquedos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta